Alicia Vikander

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alicia Vikander
Alicia Vikander, no Festival Guldbagge de 2013
Nome completo Alicia Amanda Vikander
Nascimento 3 de outubro de 1988 (27 anos)
Gotemburgo, Västra Götaland
Nacionalidade  sueca
Ocupação Atriz
Atividade 2002 - presente
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema
2016 - The Danish Girl
Outros prêmios
Critics Choice de Melhor Atriz Coadjuvante em cinema
2016 - The Danish Girl
IMDb: (inglês)

Alicia Amanda Vikander (Gotemburgo, Västra Götaland, 3 de outubro de 1988, Suécia) é uma atriz e dançarina sueca. Começou atuando na televisão no filme Min balsamerade mor em 2001, mas só ganhou fama internacional ao participar dos filmes O Amante da Rainha (Um Caso Real) e Anna Karenina. Em 2015, participou em vários filmes de relevo que incluiram O Sétimo Filho, Ex Machina e The Danish Girl. [1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Alicia nasceu em Gutemburgo[2] e é filha de Maria Fahl Vikander, uma atriz de teatro e de Svante Vikander, um psiquiatra. Os seus pais são de pequenas vilas do norte e do sul da Suécia respetivamente.[3] Eles separaram-se quando Alicia tinha cinco meses de idade e ela foi criada maioritariamente pela mãe solteira.[4] Ela tem cinco irmãos do lado do pai.[5] Enquanto crescia, Alicia afirma ter tido o melhor de dois mundos por ser filha única do lado da mãe e por estar rodeada por uma família grande quando visitava o pai.[6]

Ela aprendeu ballet na Escola do Ballet Real Sueco a partir dos 9 anos em Gotemburgo. Aos 15 anos, Alicia mudou-se para Estocolmo para treinar na escola superior de ballet. Lá viveu sozinha e tinha como obejtivo tornar-se bailarina principal.

Vikander participou em vários musicais na Ópera de Gotemburgo incluindo The Sound of Music e Les Misérables[6] e participou em vários cursos de verão um pouco por todo o mundo incluindo na Escola de Ballet Americano.[7] Com 16 anos Alicia esteve quase a desistir da escola para se dedicar a tempo inteiro a uma série de televisão realizada por Tomas Alfredson.[7] No final da adolescência, Alicia deixou a dança de parte devido a várias lesões[8] e acabou por se dedicar a candidatar-se a escolas de teatro, porém foi rejeitada por duas vezes.[9] A certa altura, Alicia considerou estudar Direito na universidade, mas não chegou a frequentar nenhuma aula uma vez que começou a ter algum sucesso como atriz.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Vikander começou a carreira com papéis em curtas-metragens e séries de televisão na Suécia. Começou a ser reconhecida internacionalmente na série sueca Andra Avenyn (2008–2011). O seu primeiro papel no cinema surgiu em 2010 quando protagonizou o filme sueco Till det som är vackert. Alicia interpreta o papel de Katarina, uma secretária que tenta desesperadamente escapar da sua vida. O filme valeu-lhe o prémio de Estrela em Ascensão no Festival de Cinema de Estocolmo, o prémio Shooting Star do Festival Internacional de Cinema de Berlim e o Guldbagge Award de Melhor Atriz. Em 2011, protagonizou o filme Kronjuvelerna com Bill Skarsgård. No filme, interpreta o papel de Fragancia Fernandez, uma mulher presa por uma tentativa de homicídio.

Em 2012, participou no seu primeiro filme em língua inglesa: a adaptação ao cinema de Anna Karenina do realizador Joe Wright e protagonizada por Keira Knightley e Aaron Taylor-Johnson. O filme estreou no Festival de Cinema de Toronto e recebeu críticas positivas. Ela interpreta o papel de Kitty, o interesse amoroso da personagem de Domhnall Gleeson. Ainda nesse ano, Alicia protagonizou o filme dinamarquês O Amante da Rainha, onde interpreta o papel de rainha Carolina Matilda da Dinamarca e contracena com Mads Mikkelsen. O filme estreou no Festival de Berlim e recebeu críticas bastante positivas. No ano seguinte foi nomeado para os Óscares na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira. Já Alicia foi nomeada para o BAFTA Rising Star Award.

Alicia a promover o filme The Man from U.N.C.L.E. na Comic Con de 2015 em San Diego com Henry Cavill.

Em 2013, Alicia interpretou Anke Domscheit-Berg, um membro do Partido Pirata no filme The Fifth Estate, uma dramatização da história do site Wikileaks e do seu fundador, Julian Assange (Benedict Cumberbatch). O filme, que estreou no Festival de Cinema de Toronto, recebeu críticas mistas. Ainda nesse ano, protagonizou o filme sueco Hotell. O seu desempenho valeu-lhe o prémio de Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de Marraquexe cujo júri foi presidido pelo realizador Martin Scorsese.

Em 2014, a atriz participou em Son of a Gun, um thriller australiano protagonizado por Ewan McGregor e Brenton Thwaites. Protagonizou ainda o filme britânico Testament of Youth com Kit Harington. O filme segue a história de Vera Brittain (Alicia), uma mulher britânica que recorda o seu amadurecimento durante a Primeira Guerra Mundial. Este papel valeu-lhe uma nomeação para o prémio BIFA na categoria de Melhor Atriz.

2015 foi o ano de maior sucesso da atriz até agora. Entre papéis de protagonista e secundários, estrearam seis filmes que contaram com a sua participação. O primeiro, The Seventh Son estreou em janeiro e Alicia interpreta o papel de Alice Deane uma mulher meia humana e meia bruxa. Em Ex Machina, interpreta o papel de Ava, um robot com inteligência artificial. O papel valeu-lhe uma segunda nomeação com o prémio BIFA e conta ainda com Domhnall Gleeson e Oscar Isaac nos principais papéis. Também foi protagonista, com Henry Cavill e Armie Hammer, do filme de ação The Man from U.N.C.L.E., baseado na série de televisão homónima de 1964. O filme estreou em agosto nos Estados Unidos e Vikander tem o papel de Gaby, a filha de um alegado cientista nazi. A atriz teve um papel secundário no filme Burnt, protagonizado por Bradley Cooper e Sienna Miller.

Em novembro estreou The Danish Girl, um filme realizado por Tom Hooper No filme, interpreta o papel de Gerda Wegener, a esposa de Einar Wegner (Eddie Redmayne), mais tarde, Lili Elbe, a primeira pessoa a submeter-se a uma cirurgia de redesignação sexual.

Os projetos futuros de Vikander incluem Tulip Fever com realização de Justin Chadwick e que protagoniza com Dane DeHaan e Christoph Waltz; a adaptação ao cinema do romance The Light Between Oceans, onde contracena com Michael Fassbender e Rachel Weisz; e o quinto filme da saga Bourne realizado por Paul Greengrass.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filme
Ano Título Personagem Notas
2007 Darkness of Truth Sandra Svensson
The Rain Dancer
2008 My Name Is Love Fredrika
2009 Susans längtan Girl in Apartament
2010 Till det som är vackert (Pure) Katarina Sweden's Guldbagge Award for Best ActressShooting Star - Festival de Berlim

Estrela em Ascenção - Festival de Cinema de Estocolmo

2011 Kronjuvelerna Fragancia Fernandez
2012 O Amante da Rainha Carolina Matilde Prémio Revelação - Hamptons International Film Festival
Anna Karenina Kitty
2013 The Seventh Son Alice Deane
Hotell Erika Melhor Atriz - Festival Internacional de Cinema de Marraquexe
The Fifth Estate Anke
2014 Testament of Youth Vera Brittain
2015 The Man from U.N.C.L.E. Gaby Teller
Ex Machina Ava Prémio Revelação - Festival de Cinema de Ísquia
The Danish Girl Gerda Wegener Prémio Revelação - Hollywood Film Awards

Critics Choice Award de Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema

Screen Actors Guild Award de Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema

2016 Tulip Fever Sophia
The Light Between Oceans Isabel Sherbourne
Televisão
Ano Título Personagem
2001 Min balsamerade mor Ebba Du Rietz
2002 En Ö I Havet Susi
2005 En decemberdröm Toni/Tony
2007 Levande föda Linda
2007–2008 Andra Avenyn Jossan Tegebrandt Björn
2008 Höök Katarina

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Vikander namora o ator Michael Fassbender com quem contracenou no filme The Light Between the Oceans.[10] [11] O casal foi visto saindo juntos de uma festa que aconteceu após o Globo De Ouro 2016, sendo a primeira vez que surgem oficialmente em um evento como esse. Todas as outras vezes haviam sido registrados por paparazzi [12] [13] Atualmente a atriz vive em Londres.[14]

Referências

  1. Variety 'Seventh Son' finds young leads
  2. "Alicia Vikander". W Magazine (em inglês). 2011-12-01. Consult. 2015-12-03. 
  3. "Alicia Vikander @ TeamCoco.com". teamcoco.com. https://plus.google.com/105163107119743094340. Consult. 2015-12-03.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  4. "Alicia Vikander - Make room for a new Swedish sensation". The Independent (em inglês). Consult. 2015-12-03. 
  5. "Alicia Vikander". HUNGER TV (em inglês). Consult. 2015-12-03. 
  6. a b "Why Alicia Vikander is the actress to watch in 2015". The Telegraph (em inglês). Consult. 2015-12-03. 
  7. a b "Alicia Vikander". SoundCloud. Consult. 2015-12-03. 
  8. "Why Alicia Vikander is the actress to watch in 2015". Telegraph.co.uk. Consult. 2015-12-03. 
  9. Shattuck, Kathryn. (2015-05-29). "Alicia Vikander, Who Portrayed Denmark’s Queen, Is Screen Royalty". The New York Times. ISSN 0362-4331.
  10. "Michael Fassbender gushes about girlfriend Alicia Vikander: 'She gives great performances' - Independent.ie". Independent.ie. Consult. 2015-12-03. 
  11. "Michael Fassbender, Girlfriend Alicia Vikander Split - Us Weekly". Us Weekly. https://plus.google.com/+UsWeekly. Consult. 2015-12-03. 
  12. "Michael Fassbender and Alicia Vikander show some PDA". Mail Online. Consult. 2016-02-08. 
  13. "Michael Fassbender & Alicia Vikander Hold Hands at Golden Globes After Party! | michael fassbender alicia vikander hold hands at golden globes after party 03 - Photo". Just Jared. Consult. 2016-02-08. 
  14. "Actress Alicia Vikander Stars in Six New Films in 2015". W Magazine (em inglês). 2015-03-16. Consult. 2015-12-03. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alicia Vikander


Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.