Saltar para o conteúdo

Alicia Vikander

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alicia Vikander
Alicia Vikander
Vikander em 2019
Nome completo Alicia Amanda Vikander
Nascimento 3 de outubro de 1988 (36 anos)
Gotemburgo,  Suécia
Nacionalidade sueca
Ocupação Atriz
Atividade 2002-presente
Cônjuge Michael Fassbender (c. 2017)
Filho(a)(s) 1
Oscares da Academia
Melhor Atriz Coadjuvante
2016 – The Danish Girl
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Atriz Coadjuvante
2016 – The Danish Girl
Festival de Berlim
Shooting Star Award
2011 – Atriz Europeia em Ascensão[1]
Prémios Critics' Choice
Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema
2016 – The Danish Girl

Alicia Amanda Vikander (Gotemburgo, 3 de outubro de 1988) é uma atriz e dançarina sueca, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme The Danish Girl.[2][3]

Vikander fez sua estreia no cinema com o filme Pure (2010), pelo qual ganhou o prêmio sueco Guldbagge de Melhor Atriz, mas só ganhou reconhecimento internacional em 2012 ao interpretar a rainha Carolina Matilde no aclamado filme dinamarquês O Amante da Rainha, estrelado por Mads Mikkelsen e indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e ao Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira. Em 2015, participou em vários filmes de relevo que incluíram The Man From U.N.C.L.E., Ex Machina e The Danish Girl.[4]

Alicia nasceu em Gutemburgo[5] e é filha de Maria Fahl Vikander, uma atriz de teatro e de Svante Vikander, um psiquiatra. Os seus pais são de pequenas vilas do norte e do sul da Suécia respectivamente.[6] Eles separaram-se quando Alicia tinha cinco meses de idade e ela foi criada maioritariamente pela mãe solteira.[7] Ela tem cinco irmãos do lado do pai.[8] Enquanto crescia, Alicia afirma ter tido o melhor de dois mundos por ser filha única do lado da mãe e por estar rodeada por uma família grande quando visitava o pai.[9]

Ela aprendeu ballet na Escola do Ballet Real Sueco a partir dos 9 anos em Gotemburgo. Aos 15 anos, Alicia mudou-se para Estocolmo para treinar na escola superior de ballet. Lá viveu sozinha e tinha como obejtivo tornar-se bailarina principal.

Vikander participou em vários musicais na Ópera de Gotemburgo incluindo The Sound of Music e Les Misérables[9] e participou em vários cursos de verão um pouco por todo o mundo incluindo na Escola de Ballet Americano.[10] Com 16 anos Alicia esteve quase a desistir da escola para se dedicar a tempo inteiro a uma série de televisão realizada por Tomas Alfredson.[10] No final da adolescência, Alicia deixou a dança de parte devido a várias lesões[11] e acabou por se dedicar a candidatar-se a escolas de teatro, porém foi rejeitada por duas vezes.[12] A certa altura, Vikander considerou estudar Direito na universidade, mas não chegou a frequentar nenhuma aula uma vez que começou a ter algum sucesso como atriz.

Vikander começou a carreira com papéis em curtas-metragens e séries de televisão na Suécia. Começou a ser reconhecida internacionalmente na série sueca Andra Avenyn (2008-2011). O seu primeiro papel no cinema surgiu em 2010 quando protagonizou o filme sueco Till det som är vackert. Alicia interpreta o papel de Katarina, uma secretária que tenta desesperadamente escapar da sua vida. O filme valeu-lhe o prémio de Estrela em Ascensão no Festival de Cinema de Estocolmo, o prémio Shooting Star do Festival Internacional de Cinema de Berlim e o Guldbagge Award de Melhor Atriz. Em 2011, protagonizou o filme Kronjuvelerna com Bill Skarsgård. No filme, interpreta o papel de Fragancia Fernandez, uma mulher presa por uma tentativa de homicídio.

Em 2012, participou no seu primeiro filme em língua inglesa: a adaptação ao cinema de Anna Karenina do realizador Joe Wright e protagonizada por Keira Knightley e Aaron Taylor-Johnson. O filme estreou no Festival de Cinema de Toronto e recebeu críticas positivas. Ela interpreta o papel de Kitty, o interesse amoroso da personagem de Domhnall Gleeson. Ainda nesse ano, Alicia protagonizou o filme dinamarquês O Amante da Rainha, onde interpreta o papel de rainha Carolina Matilda da Dinamarca e contracena com Mads Mikkelsen. O filme estreou no Festival de Berlim e recebeu críticas bastante positivas. No ano seguinte foi nomeado para os Óscares na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira. Já Alicia foi nomeada para o BAFTA Rising Star Award.

Alicia a promover o filme The Man from U.N.C.L.E. na Comic Con de 2015 em San Diego com Henry Cavill.

Em 2013, Alicia interpretou Anke Domscheit-Berg, um membro do Partido Pirata no filme The Fifth Estate, uma dramatização da história do site Wikileaks e do seu fundador, Julian Assange (Benedict Cumberbatch). O filme, que estreou no Festival de Cinema de Toronto, recebeu críticas mistas. Ainda nesse ano, protagonizou o filme sueco Hotell. O seu desempenho valeu-lhe o prémio de Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de Marraquexe cujo júri foi presidido pelo realizador Martin Scorsese.

Em 2014, a atriz participou em Son of a Gun, um thriller australiano protagonizado por Ewan McGregor e Brenton Thwaites.

O ano de 2015 foi um ano de sucesso. Entre papéis de protagonista e secundários, estreou sete filmes. O primeiro, The Seventh Son estreou em janeiro e Alicia interpreta o papel de Alice Deane uma mulher meia humana e meia bruxa. Protagonizou o filme britânico Testament of Youth com Kit Harington. O filme segue a história de Vera Brittain (Alicia), uma mulher britânica que recorda o seu amadurecimento durante a Primeira Guerra Mundial. Este papel valeu-lhe uma nomeação para os British Independent Film Awards na categoria de Melhor Atriz.[13] Alicia foi ainda a protagonista, com Henry Cavill e Armie Hammer, do filme de ação The Man from U.N.C.L.E., baseado na série de televisão homónima de 1964. O filme estreou em agosto nos Estados Unidos e Vikander tem o papel de Gaby, a filha de um alegado cientista nazi. A atriz teve um papel secundário no filme Burnt, protagonizado por Bradley Cooper e Sienna Miller.

Os seus papéis com mais destaque foram o de Ava em Ex Machina e de Gerda Wegener em The Danish Girl. No primeiro, Alicia interpreta o papel de Ava, um robô com inteligência artificial criado pelo CEO recluso (Oscar Isaac) de uma empresa de alta tecnologia que se submete ao Teste Turing, feito por um programador (Domhnall Gleeson) que vence um concurso. O papel valeu-lhe nomeações para os Globos de Ouro[14], BAFTA's[15] e British Independent Awards[13] na categoria de Melhor Atriz Secundária.

Em The Danish Girl, um filme realizado por Tom Hooper, interpreta o papel da esposa de Einar Wegner (Eddie Redmayne), mais tarde, Lili Elbe, a primeira pessoa a submeter-se a uma cirurgia de redesignação sexual. Este papel valeu-lhe o Óscar de Melhor Atriz Coadjuvante[16], o SAG Award[17] e o Critic's Choice Movie Award.[18] e ainda nomeações para os Globos de Ouro[14] de melhor atriz em drama, BAFTA's[15] de melhor atriz principal e Satellite Awards[19] de melhor atriz coadjuvante. Por seu evidente protagonismo em A Garota Dinamarquesa, foi inscrita como melhor atriz (principal) em muitas premiações.

Outros projetos de Vikander incluem Tulip Fever com realização de Justin Chadwick e que protagoniza com Dane DeHaan e Christoph Waltz; a adaptação ao cinema do romance The Light Between Oceans, onde contracena com Michael Fassbender e Rachel Weisz; e o quinto filme da saga Bourne realizado por Paul Greengrass.

Vikander namora, desde 2014, o ator Michael Fassbender com quem contracenou no filme The Light Between the Oceans[20][21]. Em outubro de 2017, segundo a imprensa internacional, a atriz e o ator subiram ao altar em uma cerimônia privada, em Ibiza, na Espanha[22]. O casal atualmente vive em Lisboa, em Portugal, conforme ela revelou em um evento para divulgar o filme Tomb Raider[23].

Filme
Ano Título Personagem
2007 Darkness of Truth Sandra Svensson
The Rain Dancer
2008 My Name Is Love Fredrika
2009 Susans längtan Girl in Apartament
2010 Till det som är vackert (Pure) Katarina
2011 Kronjuvelerna Fragancia Fernandez
2012 O Amante da Rainha Carolina Matilde
Anna Karenina Kitty
2013 The Seventh Son Alice Deane
Hotell Erika
The Fifth Estate Anke
2014 Testament of Youth Vera Brittain
2014 Son of a gun Tasha
2015 The Man from U.N.C.L.E. Gaby Teller
Burnt Anne Marie
Ex Machina Ava
The Danish Girl Gerda Wegener
2016 Tulip Fever Sophia
The Light Between Oceans Isabel Sherbourne
Jason Bourne Heather Lee
2017 Submergence Danny Flinders
2018 Tomb Raider Lara Croft
2019 Pássaro do Oriente Lucy Fly
I Am Easy to Find
2020 The Glorias Gloria Steinem (idade 20-40)
Oscar
Ano Categoria Filme Notas
2016 Melhor atriz coadjuvante A Garota Dinamarquesa Venceu
Televisão
Ano Título Personagem
2001 Min balsamerade mor Ebba Du Rietz
2002 En Ö I Havet Susi
2005 En decemberdröm Toni/Tony
2007 Levande föda Linda
2007-2008 Andra Avenyn Jossan Tegebrandt Björn
2008 Höök Katarina

Prémios e Nomeações

[editar | editar código-fonte]
Ano Trabalho nomeado Prémio Categoria Resultado
2010 Till det som är vackert Prémios Guldbagge Melhor Atriz Principal Venceu
Festival Internacional de Cinema de Mannheim-Heidelberg Menção Especial Venceu
Festival Internacional de Cinema de Estocolmo Estrela em Ascensão Venceu
2011 Festival Internacional de Cinema de Molodist Melhor Jovem Ator Venceu
2012 O Amante da Rainha Festival Internacional de Cinema de Berlim Shooting Star Venceu
Festival Internacional de Cinema de Hamptons Prémio Revelação Venceu
Robert Awards Melhor Atriz Principal Indicado
Alliance of Women Film Journalists Awards Prémio Revelação Indicado
2013 N/I BAFTA Prémio Estrela em Ascensão Indicado
Hotell Festival Internacional de Cinema de Marraquexe Melhor Atriz Venceu
2014 Testament of Youth British Independent Film Awards Indicado
2016 Ex Machina BAFTA Melhor Atriz Secundária Indicado
Indicado
London Film Critics' Circle Indicado
Los Angeles Film Critics Association Venceu
Alliance of Women Film Journalists Awards Indicado
Chicago Film Critics Association Venceu
Dallas–Fort Worth Film Critics Association Runner-up
Detroit Film Critics Society Indicado
Florida Film Critics Circle Indicado
Houston Film Critics Society Indicado
Kansas City Film Critics Circle Venceu
San Diego Film Critics Society Indicado
San Francisco Film Critics Circle Indicado
Southeastern Film Critics Association Indicado
St. Louis Gateway Film Critics Association Venceu
Toronto Film Critics Association Venceu
Vancouver Film Critics Circle Venceu
Washington D.C. Area Film Critics Association Venceu
The Danish Girl Óscares (melhor atriz coadjuvante) Melhor Atriz Secundária Venceu
BAFTA Indicado
Screen Actor's Guild Awards Venceu
Satellite Awards Indicado
British Independent Film Awards Indicado
Australian Academy Awards Indicado
Critics' Choice Movie Awards Venceu
Dallas–Fort Worth Film Critics Association 4º lugar
Detroit Film Critics Society Venceu
Houston Film Critics Society Indicado
Online Film Critics Society Indicado
San Diego Film Critics Society Indicado
San Francisco Film Critics Circle Indicado
St. Louis Gateway Film Critics Association Indicado
Vancouver Film Critics Circle Indicado
Washington D.C. Area Film Critics Association Indicado
Women Film Critics Circle Venceu

Referências

  1. «SHOOTING STARS DATABASE» (em inglês). European Shooting Stars. Consultado em 13 de outubro de 2017 
  2. «Oscar 2016: Alicia Vikander vence na categoria de atriz coadjuvante». Folha da Região. 28 de fevereiro de 2016. Consultado em 23 de março de 2018. Arquivado do original em 5 de março de 2016 
  3. «Alicia Vikander fatura o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante». ofuxico.com.br. 28 de fevereiro de 2016. Consultado em 23 de março de 2018 
  4. «Variety»  'Seventh Son' finds young leads
  5. «Alicia Vikander». W Magazine (em inglês). 1 de dezembro de 2011. Consultado em 3 de dezembro de 2015. Arquivado do original em 1 de abril de 2016 
  6. «Alicia Vikander @ TeamCoco.com». teamcoco.com. plus.google.com/105163107119743094340. Consultado em 3 de dezembro de 2015 
  7. «Alicia Vikander - Make room for a new Swedish sensation». The Independent (em inglês). Consultado em 3 de dezembro de 2015 
  8. «Alicia Vikander». HUNGER TV (em inglês). Consultado em 3 de dezembro de 2015 
  9. a b «Why Alicia Vikander is the actress to watch in 2015». The Telegraph (em inglês). Consultado em 3 de dezembro de 2015 
  10. a b «Alicia Vikander». SoundCloud. Consultado em 3 de dezembro de 2015 
  11. «Why Alicia Vikander is the actress to watch in 2015». Telegraph.co.uk. Consultado em 3 de dezembro de 2015 
  12. Shattuck, Kathryn (29 de maio de 2015). «Alicia Vikander, Who Portrayed Denmark's Queen, Is Screen Royalty». The New York Times. ISSN 0362-4331 
  13. a b «Alicia Vikander - BIFA - The British Independent Film Awards». www.bifa.film. Consultado em 15 de fevereiro de 2016 
  14. a b «Alicia Vikander | Golden Globes». www.goldenglobes.com. Consultado em 15 de fevereiro de 2016 
  15. a b «BAFTA Nominations: 'Bridge Of Spies', 'Carol' Lead; 'Spectre' Snubbed; Little 'Room' - Full List». Deadline (em inglês). Consultado em 15 de fevereiro de 2016 
  16. «Óscar para Melhor Actriz Secundária é de Alicia Vikander». PÚBLICO. Consultado em 29 de fevereiro de 2016 
  17. «Alicia Vikander Wins Outstanding Supporting Actress In A Movie At 2016 SAG Awards». Hollywood Life. Consultado em 15 de fevereiro de 2016 
  18. «Alicia Vikander Wins Critics' Choice Best Supporting Actress For 'The Danish GIrl'». Hollywood Life. Consultado em 15 de fevereiro de 2016 
  19. «Alicia Vikander | Recipients | International Press Academy». www.pressacademy.com. Consultado em 15 de fevereiro de 2016 
  20. «Michael Fassbender gushes about girlfriend Alicia Vikander: 'She gives great performances' - Independent.ie». Independent.ie. Consultado em 3 de dezembro de 2015 
  21. «Michael Fassbender, Girlfriend Alicia Vikander Split - Us Weekly». Us Weekly. plus.google.com/+UsWeekly. Consultado em 3 de dezembro de 2015 
  22. «Alicia Vikander se casa com Michael Fassbender, de acordo com revista». Marie Claire 
  23. «Como Madonna, Alicia Vikander e Fassbender se mudam para Portugal | VEJA Gente». VEJA.com 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Alicia Vikander