Lili Elbe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Lili Elbe (Vejle, Dinamarca, 1882Dresden, Alemanha, 1931) nascida Einar Mogens Wegener, é conhecida por ser provavelmente a primeira mulher transexual a submeter-se a uma cirurgia genital.

Embora lhe tenha sido atribuído o sexo masculino ao nascimento, Elbe era intersexual, e tinha características tanto masculinas como femininas. Chegou a ser casada com outra mulher, (Gerda Wegener), sendo o casamento anulado depois da transição de gênero, e reconhecida legalmente a sua identidade como mulher. Morreu em consequência de complicações pós-operatórias que surgiram da tentativa de transplantação de um útero.

Encontra-se em produção um filme sobre a sua vida, cujo título em inglês é: "The Danish Girl", que vai contar com Nicole Kidman como Elbe e Uma Thurman como a sua esposa.

Charlize Theron foi a primeira escolha para o papel de Gerda, mas desistiu. Gwyneth Paltrow também foi cogitada.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.