Union List of Artist Names

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A União, Lista de Nomes de artistas (ULAN) é um banco de dados online usando um vocabulário controlado atualmente com cerca de 293.000 nomes e outras informações sobre os artistas. Nomes em ULAN podem incluir nomes, pseudônimos, grafias diferentes, nomes em vários idiomas, e os nomes que foram alterados ao longo do tempo (por exemplo, nomes de casado). Entre esses nomes, é sinalizado como o nome preferido.

Embora ele seja exibido como uma lista, ULAN é estruturada de um thesaurus, em conformidade com a ISO e NISO padrões para a construção de dicionário de sinônimos; ele contém hierárquicas e de equivalência e relações associativas.

O foco de cada ULAN registro é um artista. Atualmente, existem cerca de 120.000 artistas da ULAN. No banco de dados, cada artista registro (também chamado de um assunto, neste manual) é identificado por um ID numérico exclusivo. Vinculados a cada artista de registro são nomes de artistas relacionados, fontes de dados e anotações. A cobertura temporal da ULAN varia desde a Antiguidade até o presente e o escopo é global.

A ULAN inclui nomes próprios associados e informações sobre os artistas. Os artistas podem ser indivíduos (pessoas) ou grupos de indivíduos trabalhando juntos (órgãos sociais). Artistas da ULAN, geralmente, representam os criadores envolvidos na concepção ou produção de artes visuais e arquitetura. Alguns artistas de performance estão inclusos (mas geralmente não são atores, bailarinos, ou de outros artistas). Repositórios e alguns doadores estão incluídos. Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido

História[editar | editar código-fonte]

Trabalho na ULAN começou em 1984, quando o Getty decidiu fundir e coordenar o vocabulário controlado de recursos para uso do J. Paul Getty Trust muitos automatizado de documentação de projetos. A Arte e a Arquitetura Thesaurus (AAT), já estava a ser gerido pelo Getty neste momento, e o Getty tentativa de responder aos pedidos da Getty projetos para obter mais vocabulários controlados para os nomes dos artistas (ULAN) e nomes geográficos (TGN). Em 1987, a Getty criou um departamento dedicado a compilar e distribuir terminologia. A ULAN cresce e muda através de contribuições da comunidade de usuários e trabalho editorial da Getty Vocabulário Programa.

Embora originalmente destinado apenas para uso pelo Getty projetos, o mais amplo de arte de informações da comunidade fora da Getty expressa a necessidade de usar ULAN para a catalogação e recuperação. A Getty assim distribuídos ULAN para o uso mais amplo de acordo com princípios previamente estabelecidos para a construção e manutenção de Arte e Arquitetura de dicionário de Sinônimos: o Seu âmbito inclui nomes necessários para catalogar e recuperar informações sobre as artes visuais e a arquitetura; ele é baseado na terminologia atual, garantido pelo uso autoritário por fontes literárias, e validado pelo uso da acadêmica de arte e história da arquitetura comunidade; e ele é compilado e editado em resposta às necessidades da comunidade de usuários. Originalmente construído como uma simples ordem alfabética "lista da união" de cluster nomes de artistas e de biografias, a fim de torná-la consistente com a AAT e o Getty Thesaurus of Geographic Names, no final da década de 1990 ULAN foi levado em conformidade com a legislação nacional e internacional de padrões para a construção de dicionário de sinônimos. O seu âmbito foi alargado para incluir os órgãos da sociedade, tais como empresas de arquitetura e repositórios de arte, que podem ter níveis hierárquicos.

A ULAN foi fundada sob a gestão de Eleanor Fink (cabeça do que era então chamado o Vocabulário do Grupo de Coordenação, e, mais tarde, Diretor da História da Arte de Informações de Programa, mais tarde chamado o Getty Informações do Instituto). A ULAN foi construído ao longo dos anos por vários membros da comunidade de usuários e um exército dedicado editores, sob a supervisão de vários gestores. A ULAN foi publicado em 1994, em versão impressa (União, Lista de Nomes de artistas. Gerente de projeto, James M. Bower; editor sênior, Murtha Baca. New York: G. K. Hall, 1994) legíveis por máquina e arquivos. Dado o crescente tamanho e a frequência de mudanças e adições para a ULAN, em 1997, tornou-se evidente que a publicação em papel era impraticável. É agora publicado em automatizada apenas formatos, tanto no pesquisáveis on-line interface Web e em arquivos de dados, disponível para licenciamento. Os dados para ULAN é compilado e editado em um sistema editorial que foi personalizado por Getty pessoal técnico para atender aos requisitos exclusivos da compilação de dados de vários colaboradores, fusão, movendo-se, e com publicações em vários formatos. Editorial Final de controle da ULAN é mantida pelo Getty Vocabulário Programa, usando bem estabelecidas regras editoriais. Os atuais gestores da ULAN são Patricia Harpring, Editor-executivo e Murtha Baca, a Cabeça, o Vocabulário Programa Digital e Gestão de Recursos.

Termos[editar | editar código-fonte]

A ULAN é um vocabulário estruturado, com cerca de 120.000 registos, incluindo 293,000 nomes e biográficas e bibliográficas informações sobre os artistas e arquitectos, incluindo uma riqueza de vários nomes, pseudônimos, e variantes de idiomas.

Design[editar | editar código-fonte]

Mesmo que a estrutura é relativamente plana, o ULAN é construído como um banco de dados hierárquico; suas árvores ramo de uma raiz chamada Topo da ULAN hierarquias (Subject_ID: 500000001); atualmente, tem publicadas duas facetas: a Pessoa e Órgão. Entidades em que a Pessoa faceta geralmente não têm filhos. Entidades do Órgão faceta podem ramificar-se em árvores. Pode haver vários contextos mais amplos, tornando a ULAN estrutura polyhierarchical. Além das relações hierárquicas, o ULAN também tem equivalente e relações associativas.

Ficheiro:Sample ULAN term2.jpg
Exemplo de ULAN Registro

Notas de rodapé[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

  • Arte e Arquitetura Thesaurus (AAT)
  • O Getty Thesaurus of Geographic Names (TGN)
  • Os Objetos culturais Nome de Autoridade (CONA)
  • Categorias para a Descrição de Obras de Arte (CDWA)
  • Catalogação de Objetos Culturais (CCO)
  • Getty Vocabulário Programa

Ligações externas[editar | editar código-fonte]