Portal:LGBT

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
LGBT
PORTAL LGBT
Lésbica • Gay • Bissexual • Transgênero
Lésbica Gay Bissexual Transgénero

LGBT é o acrónimo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros. Embora se refira apenas a seis, é utilizado para identificar todas as orientações sexuais minoritárias e manifestações de identidades de gênero diferentes daquelas expressas pela maioria das pessoas.

Mais sobre LGBT...

 ver · editar Portal LGBT.svg Artigo selecionado
Homosexual behavior of dogs.jpg

O comportamento homossexual em animais refere-se à evidência documentada de comportamento homossexual e bissexual em várias espécies não-humanas. Tais comportamentos incluem sexo, namoro, afeição e parentalidade entre animais do mesmo sexo. Uma pesquisa de 1999, feita pelo pesquisador Bruce Bagemihl, mostra que o comportamento homossexual já foi observado em cerca de 1.500 espécies animais, variando de primatas a vermes intestinais, e é bem documentado em 500 delas. O comportamento animal sexual toma muitas formas diferentes, mesmo dentro da mesma espécie. As motivações e implicações de tais comportamentos têm ainda de ser totalmente compreendidas, uma vez que a maioria das espécies ainda não foram totalmente estudadas. De acordo com Bagemihl, "o reino animal [faz] isso com muito maior diversidade sexual - inclusive homossexual, bissexual e sexo não-reprodutivo - do que a comunidade científica e a sociedade em geral estão previamente dispostas a aceitar." A pesquisa atual indica que várias formas de comportamento sexual homossexual são encontradas em todo o reino animal. Uma nova revisão feita em 2009 das pesquisas já existentes mostrou que o comportamento homossexual é um fenômeno quase universal no reino animal, comum em várias espécies.

A observação do comportamento homossexual em animais pode ser visto como um argumento a favor e contra a aceitação da homossexualidade em humanos e tem sido usada especialmente contra a alegação de que é um peccatum contra naturam ("pecado contra a natureza"). Por exemplo, a homossexualidade em animais foi citada na decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos no julgamento Lawrence versus Texas, que derrubou as leis contra a sodomia de 14 estados daquele país.

Ler mais...


 ver · editar Portal LGBT.svg Imagens
GayPride 2015, Toulouse cvg 2-0158.jpg
Crédito: Gyrostat

Cartaz com os dizeres "Trans et Fier" (em português: Trans e Orgulho), na Parada LGBT de Toulouse, na França. Em 16 de maio de 2009, a ministra francesa da Saúde, Roselyne Bachelot, assinou um decreto, na Alta Autoridade de Saúde, ordenando a retirada da transexualidade da lista das patologias psiquiátricas. Assim, a França tornou-se o primeiro país do mundo a ter tal consideração sobre a transexualidade.

 ver · editar Portal LGBT.svg Citações
Porque não defender? Eles são piores do que a gente? Eles escolheram ser assim? São seres humanos iguais a gente. Eles têm pai, têm mãe, irmãos. Trabalham, pagam seus impostos.
 
Hebe Camargo sobre os homossexuais. - Fonte: Programa Roda Viva edição de 17 de agosto de 1987.
 ver · editar Portal LGBT.svg Conteúdo destacado

Artigos destacados

Artigos bons

 ver · editar Portal LGBT.svg Categorias
 ver · editar Portal LGBT.svg Wikiprojectos
 ver · editar Portal LGBT.svg Como participar

Nuvola apps klipper.png Artigos regularmente vandalizados

Artigos controversos que são regularmente vandalizados, sujeitos a guerras de edição e precisam ser regularmente "vigiados":

| LGBT | Lésbica vandalismo frequente | Gay vandalismo frequente | Bissexualidade controverso, vandalismo | Transgénero | Transexualidade vandalismo frequente | Homossexualidade vandalismo frequente | Homofobia | Androginia | Direitos dos homossexuais pelo mundo | Casamento entre pessoas do mesmo sexo | Ex-gay vandalismo, controverso | Ex-ex-gay controverso | Orgulho gay vandalismo | Pederastia vandalismo, controverso | Sodomia vandalismo, controverso | Freddie Mercury | Rosie O'Donnell | Andy Warhol | Ted Haggard | Elton John | Lindsay Lohan |

Nuvola apps klipper.png Predefinições

Predefinição Colocar nas
{{LGBT Navegação}} páginas próprias do projecto
{{LGBT Convite}} páginas de discussão de editores (convite)
 ver · editar Portal LGBT.svg Biografias
Francesco Melzi - Portrait of Leonardo.png

Leonardo di Ser Piero da Vinci (Loudspeaker.svg? pron.), ou simplesmente Leonardo da Vinci (Anchiano, 15 de abril de 1452 — Amboise, 2 de maio de 1519), foi um polímata nascido na atual Itália, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o percursor da aviação e da balística. Leonardo era, como até hoje, conhecido principalmente como pintor. Duas de suas obras, a Mona Lisa e A Última Ceia, estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas e mais parodiadas de todos os tempos. Como cientista, foi responsável por grande avanço do conhecimento nos campos da anatomia, da engenharia civil, da óptica e da hidrodinâmica. Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido a sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Num estudo realizado em 1926 seu QI foi estimado em cerca de 180.

Em 1476, Leonardo da Vinci, juntamente com mais três alunos do ateliê de Verrocchio, foram acusados de sodomia; segundo a acusação referente a Leonardo, ele teria tido relações homossexuais com Jacopo Saltarelli, um jovem de 17 anos muito popular à época em Florença como prostituto. Sua sexualidade foi alvo frequente de estudos, análises e especulações. Esta tendência já se tinha iniciado no meio do século XV, e tomou novo ímpeto nos séculos XIX e XX, especialmente a partir de Sigmund Freud, que afirmou que Leonardo era homossexual. Elizabeth Abbott, na sua History of Celibacy ("História do Celibato"), argumenta que embora Leonardo fosse, provavelmente, homossexual, o trauma do caso da acusação de sodomia condenou-o ao celibato para o resto da sua vida.

Ler mais...

 ver · editar Portal LGBT.svg Sabia que...
Coral inset.jpg


 ver · editar Portal LGBT.svg Neste mês

Janeiro:

Sal Mineo


LGBTs nascidos em janeiro:


 ver · editar Portal LGBT.svg Cultura LGBT

Nuvola apps klipper.png Artes

Nuvola apps klipper.png Simbologia LGBT

Regionais


 ver · editar Portal LGBT.svg LGBT na Wikimedia
 ver · editar Portal LGBT.svg Portais relacionados