Portal:Sexualidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
 ver·editar Portal da Sexualidade
Sexualidade
A sexualidade abrange os fenômenos da reprodução biológica dos organismos, os comportamentos sexuais que permitem essa reprodução e, finalmente, os muitos fenômenos culturais relacionados a esses comportamentos sexuais. A divisão de gênero de genes sexuais complementares permite a mistura genética (por meiose e fertilização) que promove a diversidade genética e a adaptação de organismos ao seu meio ambiente. Na maioria dos animais, o comportamento sexual corresponde ao comportamento reprodutivo: através da coordenação de hormônios, feromônios e reflexos sexuais, a fertilização é o objetivo funcional desse comportamento.

A sexualidade humana varia de acordo com o tempo e a cultura. Diferenças são observadas na diversidade das práticas eróticas, mas especialmente na grande diversidade de morais, crenças, valores e representações sexuais. Essas observações etnológicas mostram a maior importância da cultura no desenvolvimento sexual e na expressão da sexualidade humana.

 ver·editar Artigo selecionado
Afrodite

Afrodite (em grego: Αφροδίτη, transl.: Aphrodítē) é a deusa do amor, da beleza e da sexualidade na antiga religião grega. Responsável pela perpetuação da vida, prazer e alegria. Historicamente, seu culto na Grécia Antiga foi importado da Ásia, influenciado pelo culto de Astarte, na Fenícia, e de sua cognata, a deusa Ishtar dos acádios. Ambas eram deusas do amor, e seus atributos e rituais foram incorporados no culto grego a Afrodite. Na era romana, seria a vez de Afrodite ser a influência, dando origem à sua equivalente romana, a deusa Vênus.

Na mitologia grega, a versão mais famosa do seu nascimento contada por Hesíodo, ela nasceu quando Cronos cortou os órgãos genitais de Urano e arremessou-os no mar; da espuma (aphros) surgida ergueu-se Afrodite. No entanto para Homero, anterior a Hesíodo, ela era filha de Zeus e Dione. Durante o período de Platão, os gregos haviam solucionado este conflito afirmando que Afrodite tem dois aspectos diferentes, sem individualizar o culto: a primeira Afrodite Urânia, seria a Afrodite celeste, do amor divino e homossexual. A filha de Zeus seria a Afrodite do amor comum, do povo, denominada Afrodite Pandemos de onde emanava o amor físico e desejos lascivos. Os principais mitos envolvendo a deusa são a saga da Guerra de Troia, onde ela protegeu a cidade de Troia e os amantes Helena e Páris; sua perseguição a mortais que a ofenderam, como Psiquê e Hipólito; as bênçãos dadas a fiéis como Pigmaleão para viverem com suas amadas; e seus diversos casos amorosos, como Ares e Adônis.

Leia mais...
 ver·editar Imagem selecionada
 ver·editar Biografia selecionada
Alfred Kinsey

Alfred Charles Kinsey (Hoboken, 23 de junho de 1894Bloomington, 25 de agosto de 1956) foi um biólogo americano, professor de entomologia e zoologia e sexólogo que em 1947 fundou o Instituto de Pesquisa do Sexo na Universidade de Indiana agora conhecido como o Instituto Kinsey para Pesquisa do Sexo, Gênero e Reprodução. Ele é mais conhecido por escrever Comportamento Sexual no Homem Humano (1948) e Comportamento Sexual no Homem Humano (1953), também conhecido como o Estudos de Kinsey, bem como a Escala de Kinsey. A pesquisa de Kinsey sobre a sexualidade humana, fundamental para o campo da sexologia, provocou controvérsia nos anos 40 e 50. Seu trabalho tem influenciado os valores sociais e culturais nos Estados Unidos, bem como internacionalmente.

Leia mais...
 ver·editar Você sabia?
Constantino Nikolaevich
  • ... geralmente 200 a 500 milhões de espermatozóides (ou espermas) são depositados na parte posterior da vagina, e apenas 300 a 500 conseguem alcançar o local da fecundação?
  • ... o símbolo do sexo feminino () representa a deusa Vênus? É uma representação simbólica do espelho na mão da deusa ou um símbolo abstrato para ela.
 ver·editar Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com à sexualidade na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver·editar Categorias
 ver·editar Sexualidade por tópicos
Comportamento sexual Saúde sexual Sistema reprodutor
Comportamento sexual
Saúde sexual
Aparelho reprodutor femininoAparelho reprodutor masculino

Clítoris • Hímen • Lábios genitais • Ovário • Tubas uterinas  • Útero • Vagina • Vulva

Duto ejaculatório • Epidídimo • Escroto • Glande • Pênis • Próstata • Testículo • Vesícula seminal

Gênero Orientação sexual Erotismo
FemininoTransgêneroMasculino
Orientação sexual
Erotismo
Indústria do sexo Crimes sexuais Relacionamentos íntimos
Indústria do sexo
Crimes sexuais
Relacionamentos íntimos
Sexualidade e sociedade Sexualidade e religião Filosofia da sexualidade
Sexualidade e sociedade
Sexualidade e religião
Filosofia da sexualidade
Filosofia do amor Fertilidade Sexualidade animal
Filosofia do amor
Fertilidade
Sexualidade animal
 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Wikimedia
Sexualidade no Wikinotícias     Sexualidade no Wikiquote     Sexualidade no Wikilivros     Sexualidade no Wikisource     Sexualidade no Wikcionário     Sexualidade na Wikiversidade     Sexualidade no Wikivoyage     Sexualidade no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:SexualidadeCommons-logo.svg