Portal:Sexualidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
 ver·editar Portal da Sexualidade
Sexualidade
A sexualidade abrange os fenômenos da reprodução biológica dos organismos, os comportamentos sexuais que permitem essa reprodução e, finalmente, os muitos fenômenos culturais relacionados a esses comportamentos sexuais. A divisão de gênero de genes sexuais complementares permite a mistura genética (por meiose e fertilização) que promove a diversidade genética e a adaptação de organismos ao seu meio ambiente. Na maioria dos animais, o comportamento sexual corresponde ao comportamento reprodutivo: através da coordenação de hormônios, feromônios e reflexos sexuais, a fertilização é o objetivo funcional desse comportamento.

A sexualidade humana varia de acordo com o tempo e a cultura. Diferenças são observadas na diversidade das práticas eróticas, mas especialmente na grande diversidade de morais, crenças, valores e representações sexuais. Essas observações etnológicas mostram a maior importância da cultura no desenvolvimento sexual e na expressão da sexualidade humana.

 ver·editar Artigo selecionado
Beleza Americana

American Beauty (Beleza Americana, no Brasil e em Portugal) é um filme norte-americano de 1999 dirigido por Sam Mendes e escrito por Alan Ball. Kevin Spacey é o protagonista do filme no papel de Lester Burnham, um homem que enfrenta uma crise da meia-idade ao se apaixonar por Angela, a melhor amiga de sua filha adolescente. O elenco é composto por Annette Bening no papel da esposa materialista de Lester, Carolyn, e Thora Birch que interpreta a filha insegura do casal, Jane; Mena Suvari, Wes Bentley, Chris Cooper e Allison Janney completam o elenco. O filme foi descrito por acadêmicos como uma sátira das noções sobre beleza e satisfação pessoal da classe média norte-americana; a análise se focou na exploração dos temas de amor romântico e paterno, sexualidade, beleza, materialismo, alienação, libertação pessoal e redenção.

Ball começou a trabalhar no argumento de American Beauty no início da década de 1990 com o intuito de escrever uma peça de teatro, inspirado em parte pela cobertura do julgamento de Amy Fisher em 1992. O argumento foi arquivado após perceber que a história não funcionaria no teatro. Depois de alguns anos como roteirista de televisão, Ball retomou a ideia em 1997 quando tentava entrar na indústria do cinema. O roteiro, modificado, possuía uma visão cínica inspirada na frustração de Ball com os prazos para escrever várias comédias de situação. Os produtores Bruce Cohen e Dan Jinks levaram American Beauty até a DreamWorks SKG; o estúdio comprou o roteiro de Ball por 250 000 dólares. A DreamWorks financiou o filme com quinze milhões de dólares e serviu como a distribuidora norte-americana. American Beauty marcou a estreia no cinema do aclamado diretor de teatro Mendes, cortejado depois de suas produções bem sucedidas dos musicais Oliver! e Cabaret. Mesmo assim, Mendes recebeu o trabalho depois de vinte outros terem sido considerados e vários diretores "A" terem recusado.

Leia mais...
 ver·editar Imagem selecionada
 ver·editar Biografia selecionada
Calígula

Caio Júlio César Augusto Germânico (em latim Gaius Julius Caesar Augustus Germanicus; 31 de agosto de 12 d.C. - 24 de janeiro de 41), também conhecido como Caio César ou Calígula (Caligula), foi imperador romano de 16 de março de 37 até o seu assassinato, em 24 de janeiro de 41. Foi o terceiro imperador romano e membro da dinastia júlio-claudiana, instituída por Augusto. Ficou conhecido pela sua natureza extravagante e cruel. Foi assassinado pela guarda pretoriana, em 41, aos 28 anos. A sua alcunha Calígula, a qual significa "botinhas" em português, foi posta pelos soldados das legiões comandadas pelo pai, que achavam graça em vê-lo mascarado de legionário, com pequenas cáligas (sandálias militares) nos pés.

Era o filho mais novo de Germânico que, por sua vez, era sobrinho do imperador Tibério. Germânico é considerado um dos maiores generais da história de Roma. Já a mãe de Calígula era Agripina. O futuro imperador cresceu com a numerosa família (tinha dois irmãos e três irmãs) nos acampamentos militares da Germânia Inferior, onde o pai comandava o exército imperial (1416). Após a celebração em Roma do triunfo do seu progenitor, marchou com ele para o Oriente. Germânico viria a falecer durante a sua estadia em Antioquia, em 19. Após enterrar o seu pai, Calígula regressou com mãe e os irmãos para Roma, onde a incomodidade que a sua presença gerava no imperador degenerou em inimizade, causadora provável das estranhas mortes de uma série de parentes do futuro imperador, entre os quais dois dos seus tios. As suas relações com Tibério pareceram melhorar quando este se mudou para Capri e foi designado pontífice máximo (pontifex maximus). À sua morte, a 16 de março de 37, Tibério ordenou que o império devia ser governado conjuntamente por Calígula e Tibério Gêmelo.

Leia mais...
 ver·editar Você sabia?
Úlcera de Lipschütz
 ver·editar Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com à sexualidade na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver·editar Categorias
 ver·editar Sexualidade por tópicos
Comportamento sexual Saúde sexual Sistema reprodutor
Comportamento sexual
Saúde sexual
Aparelho reprodutor femininoAparelho reprodutor masculino

Clítoris • Hímen • Lábios genitais • Ovário • Tubas uterinas  • Útero • Vagina • Vulva

Duto ejaculatório • Epidídimo • Escroto • Glande • Pênis • Próstata • Testículo • Vesícula seminal

Gênero Orientação sexual Erotismo
FemininoTransgêneroMasculino
Orientação sexual
Erotismo
Indústria do sexo Crimes sexuais Relacionamentos íntimos
Indústria do sexo
Crimes sexuais
Relacionamentos íntimos
Sexualidade e sociedade Sexualidade e religião Filosofia da sexualidade
Sexualidade e sociedade
Sexualidade e religião
Filosofia da sexualidade
Filosofia do amor Fertilidade Sexualidade animal
Filosofia do amor
Fertilidade
Sexualidade animal
 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Wikimedia
Sexualidade no Wikinotícias     Sexualidade no Wikiquote     Sexualidade no Wikilivros     Sexualidade no Wikisource     Sexualidade no Wikcionário     Sexualidade na Wikiversidade     Sexualidade no Wikivoyage     Sexualidade no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:SexualidadeCommons-logo.svg