Portal:Sexualidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Atualizar Conteúdos)
 ver·editar Portal da Sexualidade
Sexualidade
A sexualidade abrange os fenômenos da reprodução biológica dos organismos, os comportamentos sexuais que permitem essa reprodução e, finalmente, os muitos fenômenos culturais relacionados a esses comportamentos sexuais. A divisão de gênero de genes sexuais complementares permite a mistura genética (por meiose e fertilização) que promove a diversidade genética e a adaptação de organismos ao seu meio ambiente. Na maioria dos animais, o comportamento sexual corresponde ao comportamento reprodutivo: através da coordenação de hormônios, feromônios e reflexos sexuais, a fertilização é o objetivo funcional desse comportamento.

A sexualidade humana varia de acordo com o tempo e a cultura. Diferenças são observadas na diversidade das práticas eróticas, mas especialmente na grande diversidade de morais, crenças, valores e representações sexuais. Essas observações etnológicas mostram a maior importância da cultura no desenvolvimento sexual e na expressão da sexualidade humana.

 ver·editar Artigo selecionado
Gravidez

Gravidez é o período de cerca de nove meses de gestação nos seres humanos, contado a partir da fecundação e implantação de um óvulo no útero até ao nascimento. Durante a gravidez, o organismo materno passa por diversas alterações fisiológicas que sustentam o bebé em crescimento e preparam o parto. A fecundação pode dar-se através de relações sexuais ou ser medicamente assistida. Após a fecundação, o óvulo fecundado desloca-se ao longo de uma das trompas de Falópio e implanta-se na parede do útero, onde forma o embrião e a placenta que o alimentará. O desenvolvimento do embrião tem início com a divisão do óvulo em múltiplas células e é nesta fase que se começam a formar a maior parte dos órgãos, muitos deles funcionais. A partir das oito semanas de idade gestacional, o embrião passa a ser designado feto e apresenta já a forma humana que se desenvolverá continuamente até ao nascimento. O parto ocorre em média cerca de 38 semanas após a fecundação, o que corresponde a aproximadamente 40 semanas após o início do último período menstrual. Uma gravidez múltipla é a gravidez em que existe mais do que um embrião ou feto, como é o caso dos gémeos.

Leia mais...
 ver·editar Imagem selecionada
 ver·editar Biografia selecionada
Havelock Ellis

Henry Havelock Ellis, conhecido como Havelock Ellis (2 de fevereiro de 1859 - 8 de Julho de 1939), foi um médico e psicólogo britânico, escritor e reformador social que estudou a sexualidade humana. Foi co-autor, em 1897, do primeiro livro médico em Inglês sobre a homossexualidade e também publicou trabalhos sobre uma variedade de práticas e inclinações sexuais, incluindo a psicologia dos transgéneros. É-lhe creditada a introdução das noções de narcisismo e auto-erotismo, mais tarde adotada pelos psicanalistas. Como pensador contemporâneo progressiva, apoiou a eugenia e foi presidente do Instituto de Galton.

Leia mais...
 ver·editar Você sabia?
Constantino Nikolaevich
  • ... geralmente 200 a 500 milhões de espermatozóides (ou espermas) são depositados na parte posterior da vagina, e apenas 300 a 500 conseguem alcançar o local da fecundação?
  • ... o símbolo do sexo feminino () representa a deusa Vênus? É uma representação simbólica do espelho na mão da deusa ou um símbolo abstrato para ela.
 ver·editar Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com à sexualidade na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver·editar Categorias
 ver·editar Sexualidade por tópicos
Comportamento sexual Saúde sexual Sistema reprodutor
Comportamento sexual
Saúde sexual
Aparelho reprodutor femininoAparelho reprodutor masculino

Clítoris • Hímen • Lábios genitais • Ovário • Tubas uterinas  • Útero • Vagina • Vulva

Duto ejaculatório • Epidídimo • Escroto • Glande • Pênis • Próstata • Testículo • Vesícula seminal

Gênero Orientação sexual Erotismo
FemininoTransgêneroMasculino
Orientação sexual
Erotismo
Indústria do sexo Crimes sexuais Relacionamentos íntimos
Indústria do sexo
Crimes sexuais
Relacionamentos íntimos
Sexualidade e sociedade Sexualidade e religião Filosofia da sexualidade
Sexualidade e sociedade
Sexualidade e religião
Filosofia da sexualidade
Filosofia do amor Fertilidade Sexualidade animal
Filosofia do amor
Fertilidade
Sexualidade animal
 ver·editar Portais relacionados
Darlingtonia californica.jpg
Gatunek leczniczy darkgreen on 102 255 0 6C transparent.svg
Psi2.png
Portal LGBT.svg
Icon-not-under18.svg
Biologia Saúde Psicologia LGBT Pornografia
 ver·editar Wikimedia
Sexualidade no Wikinotícias     Sexualidade no Wikiquote     Sexualidade no Wikilivros     Sexualidade no Wikisource     Sexualidade no Wikcionário     Sexualidade na Wikiversidade     Sexualidade no Wikivoyage     Sexualidade no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/SexualidadeWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:SexualidadeCommons-logo.svg