Sedução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sedução é o ato de seduzir ou de ser seduzido

1 conjunto de qualidades e características que despertam em outrem simpatia, desejo, amor, interesse etc.; magnetismo, fascínio

2.1 capacidade ou processo de atrair alguém de modo capcioso ou através do estímulo à sua esperança ou desejo

2.2 capacidade ou processo de corromper, de perverter [1]


A sedução pode estar no terreno interpessoal ou no terreno dos objetos. Assim como as pessoas procuram do seu dia a dia seduzir seus interlocutores em busca de melhor vivência e de melhor qualidade de vida, também a propaganda utiliza-se muito desta arma para induzir ao consumo.

No discurso informal, o termo geralmente está relacionado a casos amorosos, envolvendo atitudes específicas para o estabelecimento de relacionamentos interpessoais, através do uso de linguagem corporal.[2] É um processo proveniente de duas (ou mais) partes envolvidas que pode ocasionar respostas comportamentais e emotivas inesperadas, analogamente ao processo químico.

Sigmund Freud na sua "teoria da sedução" afirmava que toda neurose surgiria a partir de um trauma sexual ocorrido na infância. Ao mesmo tempo, começou a formular o "complexo de édipo", onde defendia que toda pessoa buscaria o prazer (representado, simbolicamente, pela figura materna), mas seria contida pelas leis e pela moral (representados simbolicamente pela figura paterna)[3] .


Carisma - é o poder de sedução e integração da pessoa sobre outras pessoas.Cada nível de Carisma ,aumenta +1 permanente em Carisma . Níveis : 1-Carismático 2-Muito Carismático 3-Magnético .


A ciência tem feito muitas descobertas no campo da sedução, como por exemplo:

1. andar com um cachorro facilita o contato com pessoas desconhecidas, pois o cachorro estimula o afeto das pessoas; 2. música romântica aumenta as probabilidades de conquista;

Mulher ouvindo música romântica

3. homens são mais atraídos por mulheres com os pés pequenos; 4. pesquisas confirmam que a riqueza e o alto status social tornam as pessoas sexualmente mais atraentes; 5. homens que se vestem de vermelho são mais atraentes que os que se vestem de outras cores.

6.A riqueza e o alto status social estão logicamente relacionados a uma maior probabilidade de manutenção confortável da prole resultante da relação. E a cor vermelha, em diferentes culturas, está relacionada à riqueza.7. Estudos indicam que a presença de uma certa quantidade de "genes gays" aumentaria a atração sexual de um indivíduo, pois o homem com genes homossexuais tenderia a ser mais atencioso (característica feminina) com a mulher e a prole, enquanto que a mulher com genes homossexuais tenderia a ter um maior impulso sexual (característica masculina) do que a mulher sem esses genes. Em relação ao homossexualismo, é interessante citar a opinião de Sigmund Freud, o criador da psicanálise. Ao contrário da opinião científica corrente, que advoga uma causa genética para o homossexualismo, Freud defendia que o homossexualismo era fruto de uma incapacidade do indivíduo de conseguir ter um bom relacionamento com o genitor do mesmo sexo, o que geraria uma busca pelo genitor do mesmo sexo na figura de um relacionamento homossexual. Caso a incapacidade fosse a de se relacionar satisfatoriamente com o genitor do sexo oposto, isto geraria uma ninfomania.8. Homens preferem mulheres com o rosto bonito que mulheres com o corpo bonito na hora de escolher uma parceira para casar e ter filhos. A beleza do rosto está relacionada à fertilidade da mulher.

Mulher cheirando rosa

9. As mulheres, especialmente em seus períodos férteis, têm maior atração por homens criativos. 10. As mulheres sentem-se mais atraídas por homens com barba rala e bem-cuidada, pois denota virilidade. 11. As pessoas tendem a sentir-se mais atraídas por pessoas que têm o mesmo estilo de linguagem que o seu.


  • Uma outra forma de seduzir é o "flerte",nesta não há comprometimento (destituída de sentimentos profundos) ,envolve técnicas de persuasão e encantamento com o intuito de levar o sexo oposto a ter paixão ou grande desejo pelo flertador. Tais técnicas podem ser um olhar de consentimento até sinais corporais (não-verbais) que significam diversos estados emocionais. Há obras no mercado que auxiliam principalmente pessoas tímidas a sentirem-se bem em flertar e desinibirem-se com mais facilidade. Há pessoas que acham que o flerte é algo inútil, falta de criatividade. O flerte antecede o namoro, o qual é um compromisso maior que o flerte. O flerte pode ser uma prévia da sedução.

Desde a publicação do livro “The Game” de Neil Strauss, a comunidade da sedução tem atraído publicidade maciça, bem como ceticismo, em vários lugares do mundo.[4]

Referências

  1. {{Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa}}
  2. Livro A Arte Da Sedução. Acessado em 09 de outubro de 2014.
  3. Teoria Freudiana
  4. PUA - O Guia Completo do Pickup Artist PUA Sedução. Visitado em 2015-08-06.
Ícone de esboço Este artigo sobre sexo ou sexualidade é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Seduçao