Pai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: "Paternidade" redireciona para este artigo. Para o filme com Steve Martin, veja Parenthood. Para outros significados, veja Pai (desambiguação).
Rudolf von Arthaber, com sua família. Pintura de Friedrich von Amerling, 1885[1]

Pai (do latim patre;[2] também chamado de genitor, progenitor, ou ainda gerador[3]) é a figura masculina de uma família que tenha um ou mais filhos e assume o primeiro grau de uma linha ascendente de parentesco.[2][3][4] A paternidade dá-se pela ancestralidade biológica (isto é, a partir da fertilização), proveniente do casamento, da união estável e/ou da relação monoparental como estado de parentesco.[5] Ainda há também a possibilidade legal de paternidade a partir da adoção ou técnicas de reprodução assistida.[5]

Comumente, o termo assume um cunho religioso, proveniente da igreja cristã[6] e da judaica,[7] sendo um dos epítetos de Deus. Também é a primeira pessoa da Santíssima Trindade[8] e é usado para se referir a padres, a partir da origem da palavra. 'Pai' também é uma forma de chamar o cacique de uma tribo indígena.[2]

Todos os anos, em pelo menos treze países é celebrado o Dia dos Pais.[9] A comemoração se originou nos Estados Unidos, em 1910, partida da ideia de Sonora Louise Smart Dodd,[10] entretanto, apenas foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972,[11] como sendo no terceiro domingo de junho. Porém, a data varia de país para país, tendo a maioria adotado no mês de junho.[9]

Em uma família típica, o pai torna-se responsável pela educação e criação dos filhos e o sustento da família. Esta responsabilidade provém do século XIX, onde assumia inteiramente o poder econômico, à posição pública do homem e à posição de autoridade masculina,[12] sendo visto como o chamado "pai-professor-patrão".[12] No século XX, já o cenário familiar se alterara, dando espaço para as mães assumirem parte do controle financeiro, baseado em um modelo capitalista, individualista.[13]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Na língua portuguesa, a palavra pai é proveniente do latim pater / patris.[2] Tem a mesma a origem que a palavra padre[14][15].

Referências

  1. The Yorck Project: 10.000 Meisterwerke der Malerei. DVD-ROM, 2002. ISBN 3-936122-20-2. Distribuido por DIRECTMEDIA Publishing GmbH.
  2. a b c d Dicionário Michaelis, edição online, por Universo Online. «Definição de "Pai" - UOL Michaelis» (em português). Consultado em 24 de julho de 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  3. a b Dicionário Priberam de Língua Portuguesa. «Definição de "Pai" - Priberam» (em português). Consultado em 24 de julho de 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  4. Dicionário de Português. «O que é pai. Dicionário de Português - Seu Dicionário Online» (em português). Consultado em 24 de julho de 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  5. a b Revista Âmbito Jurídico. «Revista Âmbito Jurdíco® - Direito à ancestralidade genômica» (PDF) (em português). Consultado em 24 de julho de 2009. A legislação brasileira acolhe a filiação biológica, oriunda do casamento, da união estável e da relação monoparental como estado de parentesco; e ainda a filiação não biológica, derivada da adoção ou de técnicas de reprodução assistida.  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  6. ACI Digital. «Catecismo :: ACI Digital» (em português). Consultado em 26 de julho de 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  7. Relações Judaicas-Cristãs. «Relacionamentos Judaicos-Cristãos» (em português). Consultado em 26 de julho de 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  8. ACI Digital. «Santíssima Trindade :: ACI Digital» (em português). Consultado em 26 de julho de 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  9. a b Itu.com.br. «O Dia dos Pais em outros países» (em português). Consultado em 27 de julho de 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  10. Portaldafamília.org.br. «A origem do Dia dos Pais» (em português). Consultado em 27 de julho de 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  11. Brasilescola.com. «Dia dos Pais» (em português). Consultado em 27 de julho de 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  12. a b Abrapso.org.br. «Família e paternidade: o papel do pai na criação dos filhos» (PDF) (em português). Consultado em 28 de julho de 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  13. Scielo. «Psicologia: Teoria e Pesquisa - Continuidades e Rupturas no Papel da Mulher Brasileira no Século XX» (em português). Consultado em 28 de julho de 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  14. Artigo padre no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
  15. Dicionário Michaelis, edição online, por Universo Online. «Definição de "Padre" - UOL Michaelis» (em português). Consultado em 31 de julho de 2009  Verifique data em: |access-date= (ajuda)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Pai
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete pai.
Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.