Dia dos Pais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Dia do Pai
BritaAndI Selfportrait.jpg
Seguido por Mundial
Tipo Comemorativo
Comercial
Data 19 de Março (Portugal), Segundo domingo de Agosto (Brasil), Terceiro domingo de Junho (Macau)

Dia dos Pais, segundo domingo de agosto (no Brasil), Dia do Pai, 19 de março (em Portugal),nos Estados Unidos e Inglaterra no terceiro domingo de junho, nos países ocidentais geralmente coincide com o dia cristão em que se comemora dia de São José, Pai de Jesus Cristo. É a data comemorativa em que se homenageiam as figuras paternas na família (incluindo avós, bisavós ...).

História[editar | editar código-fonte]

Evoca-se também, como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai, um rei babilônico famoso Nabucodonosor. .

Comemoração[editar | editar código-fonte]

No Brasil, é comemorado no segundo domingo do mês de agosto. No país a implementação da data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.[1]

Países que celebram no terceiro domingo de junho[editar | editar código-fonte]

Países que celebram em outras datas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Propaganda de lá para cá, pág. 76. Volume 50 de Biblioteca "Sociologia e política". Marilia G. Graf. Ed. IBRASA. ISBN 9788534802253 (2005)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Dia dos Pais

Dia dos Pais 2015