Dia dos Pais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dia do Pai
BritaAndI Selfportrait.jpg
Auto-retrato com Britta, por Carl Larsson (Suécia)
Celebrado por Mundial
Tipo Comemorativo
Comercial
Data 19 de Março (Portugal), Segundo domingo de Agosto (Brasil), Terceiro domingo de Junho (Macau)

[1]Dia dos Pais (Brasil) ou Dia do Pai (Portugal) é uma data comemorativa que homenageia anualmente os pais. A data varia de acordo com os países. No Brasil é celebrado no segundo domingo de agosto, em Portugal é no dia 19 de março, nos Estados Unidos e Inglaterra é celebrado no terceiro domingo de junho, nos países ocidentais geralmente coincide com o dia cristão em que se comemora dia de São José, pai adotivo de Jesus Cristo.

História[editar | editar código-fonte]

Evoca-se também, tem como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Comemoração[editar | editar código-fonte]

No Brasil, é comemorado no segundo domingo do mês de agosto. No país a implementação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, Diretor do Jornal O Globo e da Rádio Globo, com o propósito de atrair anúncios de produtos que poderiam ser dados de presente. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.[2]

Países que celebram no terceiro domingo de junho[editar | editar código-fonte]

Países que celebram em outras datas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Mayara, Lyla (18 de agosto de 2018). [www.trabalhodiadospais.com.br «Trabalho dia dos pais»] Verifique valor |url= (ajuda). Wikipedia. Consultado em 15 de agosto de 2018 
  2. Propaganda de lá para cá, pág. 76. Volume 50 de Biblioteca "Sociologia e política". Marilia G. Graf. Ed. IBRASA. ISBN 9788534802253 (2005)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Dia dos Pais

Dia dos Pais 2015