Mãe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: "Maternidade" redireciona para este artigo. Para a pintura, veja Maternidade (Joan Miró). Para outros significados de "mãe", veja Mãe (desambiguação).
Uma mãe Canguru portando um filho em sua bolsa.

Mãe (também chamada de nai,[1] genitora, progenitora, ou ainda geradora) é o ser do gênero feminino que gera uma vida em seu útero como consequência de fertilização ou que adota uma criança ou filhote, que por alguma razão não pôde ficar com seus pais. É também o equivalente feminino do pai. A fertilização de óvulos humanos femininos ocorrida in vitro, em laboratórios ou hospitais, na modernidade, estendeu as considerações milenares sobre a maternidade.

Mãe também é, para todos os efeitos, aquela pessoa do gênero feminino que adota, cria, e cuida de uma criança gerada por outro. Encontra-se com frequência casos em que uma mãe desempenha o papel de mãe e de pai em simultâneo, e outros casos (mais raros) em que o pai cumpre o papel de pai e de mãe. Em certos casos a comunidade, o Estado, ou até mesmo outras crianças procuram fazer o papel de mãe na vida de certas crianças ou adolescentes.

Em sua homenagem, todos os anos, no segundo domingo do mês de maio (no Brasil) ou no primeiro domingo de Maio (em Portugal), é celebrada uma homenagem às mães, conhecida por Dia das mães.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Verbete "nai" no dicionário Estraviz e no Wikcionário. "Nai" é um regionalismo de certas regiões da Galiza, mas nos últimos tempos vem ganhando uso em todo o território galego em detrimento da forma "mãe".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Mãe
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete mãe.
Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.