Portal:Mulheres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mulheres na Wikipédia Boas-vindas ao
Portal das Mulheres

WomenFrauenMujeresFemmes
женщины女性たちنساءDonne

Mulheres a Vermelho
Esforços colaborativos
Esforços colaborativos
Wikiprojeto Mulheres
 ver · editar 


Dia Internacional das Mulheres: 8 de março

Mulher (do latim mulier) é um ser humano adulto do sexo feminino. Na infância, é denominada em português como menina; na adolescência e juventude, como moça, na fase adulta, simplesmente como mulher ou senhora; na velhice, além dos dois termos anteriores, pode ser chamada anciã. Em 2018, as mulheres correspondiam a aproximadamente 49,6% da população humana mundial, sendo que o termo mulher é usado para indicar distinções biológicas.


O Dia Internacional das Mulheres é celebrado, anualmente, no dia 8 de março e tem a finalidade de lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independentemente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

 ver · editar Atualidades


 ver · editar Mulheres por tema
Mulheres na arte
Mulheres no esporte
Mulheres na história
Mulheres na religião
Mulheres na sociedade
 ver · editar Biografia selecionada

Dilma Vana Rousseff (Belo Horizonte, 14 de dezembro de 1947) é uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), e antiga presidente da República Federativa do Brasil. Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia, e posteriormente, da Casa Civil. Em 2010, foi escolhida pelo PT para se candidatar à Presidência da República na eleição presidencial, sendo que o resultado de segundo turno, em 31 de outubro, tornou Dilma a primeira mulher a ser eleita para o posto de chefe de Estado e de governo, por consequência, a primeira a mulher a sofrer impeachment em toda a história do Brasil. Nascida em família de classe média alta, interessou-se pelos ideais socialistas durante a juventude, logo após o Golpe Militar de 1964. Passou quase três anos presa entre 1970 e 1972.

 ver · editar Sabia que
Dilma Rousseff
Dilma Rousseff
  • … o único Grande Prêmio de Fórmula 1 em que mais de uma mulher piloto esteve inscrita foi o GP da Grã-Bretanha de 1976?
  • … em Portugal, o decreto-lei 19.694 de 5 de Maio de 1931 permitiu pela primeira vez na história política do país que as mulheres fossem consideradas como eleitoras?
  • … no Brasil, através do Decreto nº. 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, é instituído o Código Eleitoral Brasileiro, e o artigo 2 disciplinava que era eleitor o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo, alistado na forma do código?
  • Dilma Rousseff (na imagem) foi a primeira mulher a sofrer impeachment no Brasil?
 ver · editar Imagens selecionadas
Arquivo →
 ver · editar Conteúdo selecionado
 ver · editar Citação selecionada

Os animais do mundo existem para seus próprios propósitos. Não foram feitos para os seres humanos, do mesmo modo que os negros não foram feitos para os brancos, nem as mulheres para os homens.

Alice Walker

 ver · editar Artigo selecionado

Marcha Mundial das Mulheres (MMM) é um movimento social feminista internacional. As principais bandeiras do movimento é a luta contra a pobreza e a violência sexista, elas incorporam também a luta contra mercantilização do corpo da mulher, pela legalização do aborto e outros.

O movimento se inspirou na marcha que em junho de 1995 cerca de 850 mulheres percorreram 200 quilômetros entre Quebec e Montreal no Canadá. Elas marchavam contra a pobreza, a conquista desta manifestação foi o aumento do salário mínimo, em uma economia de preços estáveis e pressionada pelo mercado comum com os Estados Unidos, além de mais direitos para as mulheres imigrantes e apoio à economia solidária. Elas foram recebidas por mais de 15 mil pessoas em Montreal, o lema da Marcha era "Pão e Rosas".

 ver · editar Wikimedia