Portal:Feminismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Política: Anarquismo · Comunismo · Ambientalismo · Fascismo · Feminismo · Libertarismo · Socialismo

Portal Feminismo

Feminismo

Dia Internacional da Mulher em Daca, Bangladesh, organizado pelo Sindicato Comercial Nacional das Trabalhadoras, em 8 de março de 2005.
Feminismo é um discurso intelectual, filosófico e político que tem como meta os direitos iguais e a proteção legal das mulheres. Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias, todas preocupadas com as questões relacionadas com as diferenças entre os gêneros. Advogam a igualdade para homens e mulheres e a campanha pelos direitos das mulheres e seus interesses.
Foto
Dia Internacional da Mulher em Daca, Bangladesh, organizado pelo Sindicato Comercial Nacional das Trabalhadoras, em 8 de março de 2005.
Saiba mais...

Artigo destacado

Carta às Mulheres
Carta às Mulheres é uma carta aberta que o Papa João Paulo II publicou dirigida às mulheres do mundo inteiro, por ocasião da IV Conferência Mundial sobre a Mulher em Pequim, em 29 de junho de 1995. Neste documento o papa felicita a ONU pela iniciativa e afirma que a Igreja também se propõe oferecer a sua contribuição para a defesa da dignidade e dos direitos das mulheres, não só através da colaboração da Delegação da Santa Sé nos trabalhos da conferência, como também falando diretamente ao coração e às mentes de todas as mulheres.

Imagem destacada

Menina Zuni
Crédito: en:Edward S. Curtis

A imagem de uma menina Zuni, com um vaso na cabeça, de 1903. Os Zuni (ou Zuñi, ou Ashiwi) são uma tribo nativa norte-americana, e um dos chamados Povos pueblo.

Neste mês...

Agosto:

Jo Freeman
  • Em 24 de agosto de 1982, o Brasil teve a primeira mulher ministra de Estado, foi Esther de Figueiredo Ferraz, ocupando a pasta da Educação e Cultura.
Nasceram neste mês...
Morreram neste mês...

Biografia destacada

em 1979
Rosa Parks, (1913 - 2005), foi uma costureira negranorte-americana, símbolo do Movimento dos Direitos Civis. Ficou famosa, em 1955, por ter-se recusado frontalmente a ceder o seu lugar no ônibus/autocarro a um branco, tornando-se o estopim do movimento que foi denominado Boicote aos ônibus de Montgomery, que posteriormente viria a marcar o início da luta anti-segregacionista.

Você sabia...

...que Maria de Lurdes Pintassilgo foi a única mulher que desempenhou o cargo de primeiro-ministro em Portugal e a segunda mulher primeiro-ministro em toda a Europa, a seguir a Margaret Thatcher?

Categorias

WikiProjetos

Como colaborar!

Como colaborar!
• Crie artigos relacionados ao feminismo dando visibilidade ao assunto escolhido.

• Adicione imagens nos artigos.

• Melhore os artigos com temas relativos ao feminismo.

Artigos de interesse

Dia Internacional da MulherDireitos da mulherHistória das mulheresLista de feministasLista de livros feministasMarcha das VadiasMarcha Mundial das MulheresMulherMulher na história


Movimentos

Feminismo no BrasilFeminismo no JapãoFeminismo em PortugalFeminismo em Portugal (1933-70)Feminismo radicalMujeres LibresAnarcofeminismoEcofeminismoDeclaração de Sêneca FallsFeminismo liberal


Organizações

Aliança Internacional da MulherAssociação Portuguesa de Mulheres JuristasConselho Internacional de MulheresCentro de Referência de Mulheres da MaréFundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a mulherMovimento Democrático de MulheresOutras organizações...


Violência contra a mulher

Abuso SexualAssédio moralAssédio sexualCrime de honraEstuproMulheres de confortoMutilação genital femininaTráfico de mulheresViolência contra a mulherViolência domésticaOutras violências...


Citação destacada

Gloria Steinem at news conference, Women's Action Alliance, January 12, 1972.jpg
Esta não é uma simples reforma. É realmente uma revolução. Sexo e raça são fáceis e visíveis diferenças que têm sido as principais maneiras de organizar os seres humanos em grupos superiores e inferiores e para o trabalho barato que este sistema ainda depende. Estamos a falar de uma sociedade em que não haverá papéis diferentes dos escolhidos ou merecidos. Nós estamos realmente a falar de humanismo.

Tópicos

Wikimedia

Portais relacionados