Portal:Feminismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Política: Anarquismo · Comunismo · Ambientalismo · Fascismo · Feminismo · Libertarismo · Socialismo

Portal Feminismo

Feminismo

Dia Internacional da Mulher em Daca, Bangladesh, organizado pelo Sindicato Comercial Nacional das Trabalhadoras, em 8 de março de 2005.
Feminismo é um discurso intelectual, filosófico e político que tem como meta os direitos iguais e a proteção legal das mulheres. Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias, todas preocupadas com as questões relacionadas com as diferenças entre os gêneros. Advogam a igualdade para homens e mulheres e a campanha pelos direitos das mulheres e seus interesses.
Foto
Dia Internacional da Mulher em Daca, Bangladesh, organizado pelo Sindicato Comercial Nacional das Trabalhadoras, em 8 de março de 2005.
Saiba mais...

Artigo destacado

Suffragettes lutando pelo seu direito de voto em 1912, Nova Iorque.
A História das mulheres é o estudo do papel que as mulheres têm desempenhado na história e os métodos necessários para fazê-lo, faz parte do estudos de mulheres. Ele inclui o estudo da história do crescimento dos direitos da mulher ao longo da história, o exame de grupos de mulheres de importância histórica individual e o sentido que os acontecimentos históricos tiveram sobre as mulheres. Inerente ao estudo da história das mulheres é a crença de que os arquivos mais tradicionais da história minimizam ou ignoram as contribuições das mulheres e o efeito que tiveram sobre as mulheres como um todo; a este respeito, a história das mulheres é muitas vezes uma forma de revisionismo histórico, buscando desafiar ou ampliar o consenso histórico tradicional.

Imagem destacada

Rosie the Riveter
Crédito: J. Howard Miller

O famoso poster de J. Howard Miller para a Westinghouse Electric Corporation, entitulado We Can Do It!, é associado a Rosie the Riveter, um ícone cultural dos Estados Unidos.

Neste mês...

Novembro:

Naomi Wolf
  • No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Internacional de Combate a Violência contra a Mulher.
Nasceram neste mês...
Morreram neste mês...

Biografia destacada

Pintura romântica de Joana D'Arc na Batalha de Orléans
Joana d'Arc, (1412 — 1431) por vezes chamada de donzela de Orléans, é a santa padroeira da França, heroína da Guerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido pelos Armagnacs, na longa luta contra os borguinhões e seus aliados ingleses. Descendente de camponeses, gente modesta e analfabeta, foi uma mártir francesa canonizadaem 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva.

Você sabia...

...que Maria de Lurdes Pintassilgo foi a única mulher que desempenhou o cargo de primeiro-ministro em Portugal e a segunda mulher primeiro-ministro em toda a Europa, a seguir a Margaret Thatcher?

Categorias

WikiProjetos

Como colaborar!

Como colaborar!
• Crie artigos relacionados ao feminismo dando visibilidade ao assunto escolhido.

• Adicione imagens nos artigos.

• Melhore os artigos com temas relativos ao feminismo.

Artigos de interesse

Dia Internacional da MulherDireitos da mulherHistória das mulheresLista de feministasLista de livros feministasMarcha das VadiasMarcha Mundial das MulheresMulherMulher na história


Movimentos

Feminismo no BrasilFeminismo no JapãoFeminismo em PortugalFeminismo em Portugal (1933-70)Feminismo radicalMujeres LibresAnarcofeminismoEcofeminismoDeclaração de Sêneca FallsFeminismo liberal


Organizações

Aliança Internacional da MulherAssociação Portuguesa de Mulheres JuristasConselho Internacional de MulheresCentro de Referência de Mulheres da MaréFundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a mulherMovimento Democrático de MulheresOutras organizações...


Violência contra a mulher

Abuso SexualAssédio moralAssédio sexualCrime de honraEstuproMulheres de confortoMutilação genital femininaTráfico de mulheresViolência contra a mulherViolência domésticaOutras violências...


Citação destacada

Simone Beauvoir in 1960.jpg
Se a mulher foi, muitas vezes, comparada à água, é entre outros motivos porque é o espelho em que o Narciso macho se contempla; debruça-se sobre ela de boa ou de má-fé. Mas o que, em todo caso, ele lhe pede é que seja fora dele tudo o que não pode apreender em si, pois a interioridade do existente não passa de nada e, para se atingir, ele precisa projetar-se em um objeto. A mulher é para ele a suprema recompensa porque é sob uma forma exterior que ele pode possuir, em sua carne, sua própria apoteose.

Tópicos

Wikimedia

Portais relacionados