Portal:Feminismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Política: Anarquismo · Comunismo · Ambientalismo · Fascismo · Feminismo · Libertarismo · Socialismo

Portal Feminismo

Feminismo

Dia Internacional da Mulher em Daca, Bangladesh, organizado pelo Sindicato Comercial Nacional das Trabalhadoras, em 8 de março de 2005.
Feminismo é um discurso intelectual, filosófico e político que tem como meta os direitos iguais e a proteção legal das mulheres. Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias, todas preocupadas com as questões relacionadas com as diferenças entre os gêneros. Advogam a igualdade para homens e mulheres e a campanha pelos direitos das mulheres e seus interesses.
Foto
Dia Internacional da Mulher em Daca, Bangladesh, organizado pelo Sindicato Comercial Nacional das Trabalhadoras, em 8 de março de 2005.
Saiba mais...

Artigo destacado

Suffragettes lutando pelo seu direito de voto em 1912, Nova Iorque.
A História das mulheres é o estudo do papel que as mulheres têm desempenhado na história e os métodos necessários para fazê-lo, faz parte do estudos de mulheres. Ele inclui o estudo da história do crescimento dos direitos da mulher ao longo da história, o exame de grupos de mulheres de importância histórica individual e o sentido que os acontecimentos históricos tiveram sobre as mulheres. Inerente ao estudo da história das mulheres é a crença de que os arquivos mais tradicionais da história minimizam ou ignoram as contribuições das mulheres e o efeito que tiveram sobre as mulheres como um todo; a este respeito, a história das mulheres é muitas vezes uma forma de revisionismo histórico, buscando desafiar ou ampliar o consenso histórico tradicional.

Imagem destacada

Cartaz Soviético
Crédito: User:Mutari

Manifestação no Dia Internacional da Mulher em Barcelona, 2009. O Dia Internacional da Mulher terá sido celebrado pela primeira vez entre 1909 e 1911.

Neste mês...

Fevereiro:

Betty Friedan
  • Em 24 de fevereiro de 1932, a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais.
Nasceram neste mês...
Morreram neste mês...

Biografia destacada

Mécia Lopes de Haro.jpg
D. Mécia Lopes de Haro, ou Mencia Lopez de Haro, (Biscaia, c. 1215 - Palência, c. 1270) foi uma dama leoneso-biscainha, que pelo casamento com D. Sancho IIterá sido rainha de Portugal. A consideração no número de rainhas portuguesas é contestada, uma vez que o matrimónio com o monarca português foi anulado pelo Papa Inocêncio IV no Concílio de Lião.

Você sabia...

...que Maria de Lurdes Pintassilgo foi a única mulher que desempenhou o cargo de primeiro-ministro em Portugal e a segunda mulher primeiro-ministro em toda a Europa, a seguir a Margaret Thatcher?

Categorias

WikiProjetos

Como colaborar!

Como colaborar!
• Crie artigos relacionados ao feminismo dando visibilidade ao assunto escolhido.

• Adicione imagens nos artigos.

• Melhore os artigos com temas relativos ao feminismo.

Artigos de interesse

Dia Internacional da MulherDireitos da mulherHistória das mulheresLista de feministasLista de livros feministasMarcha das VadiasMarcha Mundial das MulheresMulherMulher na história


Movimentos

Feminismo no BrasilFeminismo no JapãoFeminismo em PortugalFeminismo em Portugal (1933-70)Feminismo radicalMujeres LibresAnarcofeminismoEcofeminismoDeclaração de Sêneca FallsFeminismo liberal


Organizações

Aliança Internacional da MulherAssociação Portuguesa de Mulheres JuristasConselho Internacional de MulheresCentro de Referência de Mulheres da MaréFundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a mulherMovimento Democrático de MulheresOutras organizações...


Violência contra a mulher

Abuso SexualAssédio moralAssédio sexualCrime de honraEstuproMulheres de confortoMutilação genital femininaTráfico de mulheresViolência contra a mulherViolência domésticaOutras violências...


Citação destacada

O amor não pode florescer numa "sociedade" baseada no dinheiro e no trabalho sem sentido; pelo contrário, para que o amor floresça exige-se liberdade econômica e pessoal, tempo disponível, oportunidade de nos deixarmos envolver em atividades emotivamente satisfatórias, que, uma vez partilhadas entre pessoas que se respeitam, podem conduzir a uma amizade profunda. Mas a "sociedade" não fornece, praticamente, nenhuma oportunidade desse gênero.

Tópicos

Wikimedia

Portais relacionados