Portal:Feminismo/Citação selecionada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal:Feminismo/Citação selecionada/1

As mulheres serviram por todos estes séculos como espelhos possuindo o mágico e delicioso poder de refleir a figura do homem com o dobro do seu tamanho natural.

O que é uma mulher? Eu lhes asseguro, eu não sei. Não acredito que vocês saibam. Não acredito que alguém possa saber até que ela tenha se expressado em todas as artes e profissões abertas à habilidade humana.

Portal:Feminismo/Citação selecionada/2

Se a mulher foi, muitas vezes, comparada à água, é entre outros motivos porque é o espelho em que o Narciso macho se contempla; debruça-se sobre ela de boa ou de má-fé. Mas o que, em todo caso, ele lhe pede é que seja fora dele tudo o que não pode apreender em si, pois a interioridade do existente não passa de nada e, para se atingir, ele precisa projetar-se em um objeto. A mulher é para ele a suprema recompensa porque é sob uma forma exterior que ele pode possuir, em sua carne, sua própria apoteose.

Portal:Feminismo/Citação selecionada/3

Esta não é uma simples reforma. É realmente uma revolução. Sexo e raça são fáceis e visíveis diferenças que têm sido as principais maneiras de organizar os seres humanos em grupos superiores e inferiores e para o trabalho barato que este sistema ainda depende. Estamos a falar de uma sociedade em que não haverá papéis diferentes dos escolhidos ou merecidos. Nós estamos realmente a falar de humanismo.

Portal:Feminismo/Citação selecionada/4

O amor não pode florescer numa "sociedade" baseada no dinheiro e no trabalho sem sentido; pelo contrário, para que o amor floresça exige-se liberdade econômica e pessoal, tempo disponível, oportunidade de nos deixarmos envolver em atividades emotivamente satisfatórias, que, uma vez partilhadas entre pessoas que se respeitam, podem conduzir a uma amizade profunda. Mas a "sociedade" não fornece, praticamente, nenhuma oportunidade desse gênero.

Portal:Feminismo/Citação selecionada/5

Busco a independência da mulher, seu direito de se apoiar; de viver por sua conta; de amar quem quer que deseje, ou quantas pessoas deseje. Eu busco a liberdade de ambos os sexos, liberdade de ação, liberdade de amor e liberdade na maternidade.