Fa'afafine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Fa'afafine é um terceiro gênero específico da cultura de Samoa. [1] [2] Os Fa'afafine são biologicamente homens que na infância por imposição familiar é escolhido para se tornar um fa'afafine, pela sua natureza, por assumir o papéis femininos, o que na sociedade tradicional de Samoa não é desencorajado. A palavra fa'afafine inclui o prefixo causativo "fa'a", que significa "à maneira de", e a palavra "fafine", que significa "mulher", e se assemelha com outras linguagens da Polinésia como o tonguês "fakafefine" ou "fakaleiti", o maori "whakawahine", e o havaiano "mahu". A gíria de Samoa "mala" para faafafine ou gay é de menor utilização, sendo uma abjeta derivação da bíblia samoana.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. (A. J. Samuels e) Amrita Dasgupta. «Fa'afafines: The Third Gender» (em inglês). The Culture Trip. Arquivado desde o original em 24/04/2016. Consultado em 21 de junho de 2016. 
  2. William Kremer (23/02/2014). «O quebra-cabeça evolutivo da homossexualidade». BBC. Arquivado desde o original em 23/03/2016. Consultado em 22 de junho de 2016. 


Ícone de esboço Este artigo sobre LGBT é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.