Keira Knightley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Keira Knightley
Keira Knightley
Knightley em março de 2011.
Nome completo Keira Christina Knightley
Nascimento 26 de março de 1985 (38 anos)
Teddington, Londres, Reino Unido
Nacionalidade britânica
Ocupação Atriz e modelo
Atividade 1993–presente
Progenitores Mãe: Sharman MacDonald
Pai: Will Knightley
Cônjuge James Righton (c. 2013)
Filho(a)(s) 2

Keira Christina Knightley O.B.E. (AFI[ˌkɪərəˈnaɪtlɪ];[1] Londres, 26 de março de 1985) é uma atriz e modelo britânica.[2] Por seu extenso trabalho nas indústrias cinematográficas britânica e americana, ganhou um prêmio Empire e várias indicações para a Academia Britânica, aos Globos de Ouro e ao Oscar. Knightley foi a atriz britânica mais bem paga da Forbes Celebrity 100 em 2008. Além de atuar em filmes, também atuou nas produções da Broadway assim como no teatro West End.

Knightley começou a atuar como uma criança na televisão e fez sua estreia no cinema em 1995; ela se aventurou em papéis coadjuvantes como Sabé em Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999) e Frankie Smith no filme de terror psicológico The Hole (2001). Ela estrelou o filme Bend It Like Beckham (2002), e alcançou fama internacional em 2003, depois de interpretar Elizabeth Swann na série de filmes Piratas do Caribe (4,5 bilhões de dólares). O filme de romance Pride & Prejudice (2005) marcou um ponto de virada significativo em sua carreira, uma vez que sua interpretação como Elizabeth Bennet foi aclamada pela crítica e lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Mais tarde, ela ficou conhecida por seus papéis como heroínas de outros dramas do período, como as produções de 2007, Atonement e Silk, e Anna Karenina (2012).

A transição de Knightley para papéis em filmes independentes, incluindo os dramas A Duquesa (2009) e Nunca Me Deixe Ir (2010), foi bem recebida; ambas as produções lhe renderam indicações no British Independent Film Awards. Em 2014, Knightley foi indicada ao prêmio Atriz Britânica do Ano do London Film Critics 'Circle por suas atuações como aspirante cantora e compositora na comédia romântica musical Begin Again, uma jovem frágil no drama cômico Laggies e na criptologista inglesa Joan Clarke no drama histórico O Jogo da Imitação. Pelo último, recebeu indicações para o Globo de Ouro e ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, entre outros elogios.

Sua estreia no West End com a produção The Misanthrope (2009), de Martin Crimp, foi bem recebida e lhe rendeu uma indicação para o Laurence Olivier Award. Ela também estrelou como a heroína de mesmo nome na produção da Broadway de 2015 da peça naturalista de 1873 Thérèse Raquin. Knightley é um endossante de celebridades e tem sido associada a marcas como Asprey e Chanel. Ela também é filantropa e apoia várias organizações de caridade. Knightley é casada com o músico James Righton desde 2013. Knightley foi nomeada oficial superior da Ordem do Império Britânico (OBE) nas Honras do Aniversário de 2018 por serviços de artes e caridade pela rainha Elizabeth II.[3][4]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Knightley nasceu no sul de Londres, nos subúrbios de Teddington, em Richmond. É filha do ator Will Knightley e da atriz que se tornou escritora Sharman MacDonald. O seu nome, “Keira”, deveria, na verdade, ser “Kiera”. A sua mãe soletrou de forma errada o nome pretendido, originando o seu atual nome.[5]

O seu irmão mais velho, Caleb, nasceu em 1979. Keira conta que aos três anos de idade, quando viu o agente de seus pais sair de sua casa, decidiu pedir também um agente para si, mas como Keira era apenas uma criança os pais recusaram. Três anos mais tarde descobriu-se que tinha um problema em ler e escrever, embora não fosse oficial que ela sofria de dislexia.

Keira esforçou-se muito para ultrapassar o problema e com a ajuda da sua família conseguiu. Como recompensa do seu esforço os pais decidiram contratar um agente para a pequena Keira. Aos sete anos teve o seu primeiro papel na televisão no episódio "Royal Celebration" (1993) da série Screen One.

Em 4 de abril de 2013, Keira Knightley casou-se com o noivo, o cantor James Righton, em Mazan, no sudeste de França na presença de apenas 11 convidados.[6]

Em agosto de 2016, a atriz admitiu que usa perucas nos filmes desde 2011 para não prejudicar seus cabelos, pois teve problemas de queda de cabelos após constantes tingimentos, que eram necessários para desempenhar seus personagens. [7][8]

Carreira[editar | editar código-fonte]

1993–2002: Começo de carreira[editar | editar código-fonte]

Depois de conseguir um agente aos seis anos, Keira trabalhou principalmente em comerciais e pequenos papéis na TV. Seu primeiro papel foi "Little Girl" em Royal Celebration, um filme de TV em 1993. Um ano depois, ela teve um pequeno papel no filme A Village Affair. Ela mais tarde estrelou em Inocentes Mentiras em 1995 e 1998's Coming Home. Ela era uma princesa no filme de 1996 The Treasure Seekers. Mais tarde em 1999, ela apareceu como Rose em Oliver Twist.

Knightley apareceu em vários filmes de televisão em meados dos anos 90, bem como no The Bill de ITV1, antes de ser interpretar Sabé, o chamariz de Padmé Amidala, no blockbuster de ficção científica de 1999 Star Wars: Episode I - The Phantom Menace. O diálogo de Sabé foi dobrado com a voz de Natalie Portman. Isso foi para esconder o fato de que a donzela Padmé (interpretado por Portman) foi realmente a verdadeira Rainha Amidala no final do filme. Knightley subistituiu o papel por causa de sua semelhança física com Natalie. O primeiro papel principal de Knightley foi em 2001, quando ela interpretou a filha de Robin Hood no drama de Walt Disney Productions intitulado Princess of Thieves. Ela treinou durante várias semanas em tiro com arco, esgrima e equitação. Durante este tempo, Knightley também apareceu em The Hole, um thriller que recebeu um lançamento direto como vídeo nos Estados Unidos. Seu diretor Nick Hamm descreveu-a como "uma versão nova de Julie Christie".

Apareceu na adaptação da mini serie do doutor Zhivago como Lara, ao lado do ator escocês Hans Matheson, que arejou primeiramente em 2002 às revisões boas e às avaliações elevadas. No mesmo ano, ela também se apresentou no filme Pure, no qual retrata uma adolescente grávida que é viciada em heroína e teve um filho tomado pelos serviços sociais. O papel decisivo de Knightley foi no filme sobre o futebol, Bend It Like Beckham, que foi um sucesso em seu lançamento no Reino Unido em agosto de 2002, faturando US $18 milhões e em seu lançamento em março de 2003, somando US$32 milhões de dólares.

2003–2007: Reconhecimento internacional[editar | editar código-fonte]

Após o lançamento de Bend It Like Beckham no Reino Unido a atriz foi escalada no filme de ação de grande orçamento, a franquia Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra, junto com Orlando Bloom e Johnny Depp. Produzido por Jerry Bruckheimer, o filme recebeu críticas positivas e faturou cerca de $654 milhões, transformando-se a estreia mais famosa de um filme em 2003.

Knightley em 2005 no Toronto Film Festival.

Knightley teve um papel na comédia romântica britânica O Amor Acontece (2003), em novembro de 2003 como Juliet ao lado de Emma Thompson. Seu próximo filme, o Rei Arthur, foi lançado em julho de 2004. Críticas negativas: em preparação para o papel que ela levou lições de boxe, luta, tiro com arco e equitação quatro dias por semana durante três meses.No mesmo mês, Knightley foi votada pelos leitores da revista Hello! como a estrela mais promissora da indústria cinematográfica. Além disso, a revista TIME escreveu em 2004 que a atriz parecia dedicada a se desenvolver profissionalmente e não apenas como uma estrela de cinema.

Knightley em 2006.

Ela apareceu em três filmes em 2005, o primeiro foi The Jacket, ao lado de Adrien Brody, Domino de Tony Scott, um filme de ação baseado na vida do caçador de recompensas Domino Harvey. Rotten Tomatoes, em seu consenso crítico, chamou o filme de "exagerado e excessivo"; recebeu 19% de aprovação com base em 153 revisões catalogadas

Keira estreou em Orgulho e Preconceito junto de Matthew MacFadyen em 2005.[9] Keira havia dito anteriormente que tinha amado o livro desde que tinha sete anos. Ela disse sobre sua personagem: "A beleza de Elizabeth é que toda mulher que lê o livro parece reconhecer a si mesma, com todas as suas falhas e imperfeições. Se você dá a uma atriz que é até remotamente boa a chance de jogar um personagem fantástico''. A revista Variety escreveu sobre o seu retrato de Elizabeth Bennet: "Olhando cada pedaço de uma estrela, Knightley tem mostrado mais espírito do que agir até agora em sua carreira, realmente passos até aqui não são fáceis. Atuando ao lado de seu próprio ego contra Matthew Macfadyen mais clássico treinado, bem como Brenda Blethyn, Donald Sutherland, Penelope Wilton e Judi Dench com uma força luminosa que lembra uma jovem Audrey Hepburn. Mais do que a mais velha Jennifer Ehle na série de TV, ela capta a esquisitice essencial de Elizabeth e seu fanfarrão juvenil, fazendo sua conversão final ainda mais emocionante." O filme arrecadou mais de US$100 milhões em todo o mundo, e Knightley ganhou uma indicação ao Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar como Melhor Atriz perdendo para Reese Witherspoon.[10] A nomeação para o Oscar fez com que ela fosse a terceira mais jovem intérprete nomeada. A decisão do BAFTA de não nomeá-la atraiu críticas do produtor Tim Bevan.

Em 2006, Knightley foi convidada para se juntar à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Seu maior sucesso financeiro até agora, Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest, foi lançado em julho de 2006.

Knightley estrelou três grandes filmes em 2007: Silk, uma adaptação do romance de Alessandro Baricco, Atonement, adaptação cinematográfica do romance co-estrelado por James McAvoy, Vanessa Redgrave e Brenda Blethyn. Pirates Do Caribe: No Fim do Mundo, que foi lançado em maio de 2007. Por sua atuação em Atonement, Knightley foi indicada para um Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz Dramática pelo papel e um Prêmio BAFTA.

2008–2013: Filmes independentes[editar | editar código-fonte]

Em 2008, Knightley apareceu ao lado de Sienna Miller, Cillian Murphy e Matthew Rhys em The Edge of Love de John Maybury, um drama de ficção sobre o poeta galês Dylan Thomas. Penetrado pela mãe de Knightley, Sharman Macdonald, o dramaturgo inicialmente criou o roteiro com Knightley. Uma vez que sua filha concordou em retratar Williams, MacDonald ampliou o personagem, tornando-a uma cantora.

Knightley, que assistiu Marlene Dietrich para a preparação, estava esperando para mimetizar a sua voz pré-gravada, mas foi informada por Maybury para cantar ao vivo na frente da tripulação durante o tiro. "Eu estava tremendo", comentou Knightley mais tarde, "eu pensei que meus joelhos estavam rompendo-se. No primeiro par de músicas, eu parecia um menino pubescente, era tão embaraçoso." Quando a actriz recebeu revisões positivas para seu papel, o filme transformou-se um crítico moderado e o sucesso comercial do arthouse.

Knightley no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2011.

Ela filmou A Duquesa (2008)[11] de Saul Dibb, com base na biografia mais vendida de Georgiana, Duquesa de Devonshire por Amanda Foreman, na qual interpretou a aristocrata inglesa do século 18. Georgiana Cavendish, duquesa de Devonshire, em frente a Ralph Fiennes.No ano seguinte, ela foi nomeada para um BIFA Award de Melhor Atriz por seu desempenho. Em 2009, uma adaptação de filme do Rei Lear ajustou-se à estrela Knightley e Anthony Hopkins foi cancelado devido à retirada. Em dezembro de 2009, Knightley fez sua estreia no West End na versão de Martin Crimp da comédia de Molière, The Misanthrope, no Comedy Theatre, em Londres, ao lado de Damian Lewis,Tara Fitzgerald e Dominic Rowan. As avaliações para seu retrato de Jennifer no jogo eram geralmente positivas. O Daily Telegraph descreveu seu desempenho como revelador de "poder e purulência" e The Independent chamou seu desempenho "não apenas surpreendentemente convincente, mas, às vezes, bastante emocionante." The Guardian, no entanto, observou que, devido à natureza de o papel "pode-se dizer que ela não está indevidamente esticada." Em reconhecimento de sua estreia no teatro, Knightley foi nomeada para o Laurence Olivier Award de Melhor Atriz em um Papel de Apoio na peça. Knightley também recebeu uma indicação ao Evening Standard Award (longa lista) para o Prêmio Natasha Richardson de Melhor Atriz.

Em 2010, Knightley apareceu no drama romântico Apenas Uma Noite de Massy Tadjedin, no qual estrelou com Eva Mendes, Sam Worthington e Guillaume Canet. No mesmo ano, Knightley concluiu o trabalho sobre uma adaptação do romance distópico de Kazuo Ishiguro, Não Me Abandone Jamais[12] com Andrew Garfield e Carey Mulligan. As filmagens foram feitas em Norfolk, Clevedon e Somerset. Também em 2010, estrelou em London Boulevard com Colin Farrell.

Em janeiro de 2011, Knightley estrelou uma adaptação cinematográfica de The Children's Hour de Lillian Hellman no Teatro Comedy de Londres. O único filme de Knightley de 2011 foi o drama histórico de David Cronenberg, Um Método Perigoso co-estrelado por Viggo Mortensen, Michael Fassbender e Vincent Cassel.[13] Baseado na obra de teatro do escritor Christopher Hampton em 2002, The Talking Cure e ambientado na véspera da Primeira Guerra Mundial, o filme retrata as turbulentas relações entre o jovem psiquiatra Carl Jung, seu mentor Sigmund Freud e Sabina Spielrein. Spielrein, o perturbado mas belo jovem psicanalista que se encontra entre Jung e Freud, é interpretado por Knightley. O filme de fantasia estreou no 68º Festival Internacional de Cinema de Veneza para uma recepção positiva, enquanto Knightley ganhou críticas geralmente favoráveis por críticos, Andrew O'Hehir notando sua "verdadeira estrela deste filme".

Em 2012, ela estrelou junto de Steve Carell no filme de comédia Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo.[14] No mesmo ano, ela se reuniu com o diretor Joe Wright para filmar sua terceira produção juntos, Anna Karenina,[15] em que ela estrelou como personagem principal. Ela nomeou sua colaboração com Wright como a mais importante de sua carreira. Knightley obteve críticas positivas por seu desempenho, levando o zumbido precoce do Oscar. Em maio de 2012, Knightley foi escolhida para substituir Scarlett Johansson no filme de John Carney, Mesmo se Nada der Certo, depois que Johansson se retirou por motivos pessoais.[16] O filme foi estreado no Toronto International Film Festival em setembro de 2013 e lançado em teatros em julho de 2014.

2014–presente: Novos filmes e Broadway[editar | editar código-fonte]

O primeiro filme de Knightley de 2014 estreou no Festival de Cinema de Sundance, antes de sua abertura geral dos EUA em 24 de outubro. Titled Laggies (retitulado Say When no Reino Unido), o filme também estreia Chloë Grace Moretz e Sam Rockwell, e é dirigido por Lynn Shelton. Pouco depois, a estreia de Jack Ryan: Shadow Recruit, em que Knightley interpreta Cathy Muller ao lado de Chris Pine, foi realizada no final de janeiro. Ao lado de Mark Ruffalo estrelou em Mesmo Se Nada Der Certo,[17] e embora ela interprete uma cantora e aprendeu a tocar guitarra para o papel, ela revelou que música não combina para ela, e ela é mais interessada em livros e drama. Knightley também se referiu ao final de um capítulo de sua carreira, que o Guardião descreveu como "atolado em papéis neuróticos". Ela apareceu novamente com Benedict Cumberbatch no filme The Imitation Game (2014), interpretando Joan Clarke e por sua atuação, recebeu uma segunda nomeação ao Oscar para Melhor Atriz Coadjuvante.

Keira em 2015.

Knightley apareceu como parte de um elenco no filme de desastre Everest (2015). Em outubro de 2015, Knightley fez sua estreia na Broadway interpretando o papel protagonista na adaptação de Helen Edmundson de Thérèse Raquin, de Émile Zola, no Studio 54. Seu desempenho recebeu revisões misturadas. Alexis Soloski, do The Guardian, escreveu que Knightley "parece estranhamente plana". Enquanto Alexandra Villarreal, do The Huffington Post, escreveu: "Keira Knightley encarna brilhantemente este monstro atormentado...Durante os primeiros 30 minutos, Knightley mal fala...mas seu desempenho é mais imediato do que qualquer palavra".

Knightley, em seguida, estrelou o filme de drama Beleza Oculta ao lado de Will Smith, Edward Norton, Helen Mirren e Kate Winslet, lançado em dezembro de 2016. O filme recebeu críticas esmagadoramente negativas. Apesar de ter declarado anteriormente em [18]várias ocasiões que ela nunca mais retornaria à série de filmes dos Piratas do Caribe, Knightley retomou seu papel de Elizabeth Swann com uma aparição em Piratas do Caribe de 2017: Dead Men Tell No Tales.[19]

Knightley produzirá e estrelará uma adaptação de The Other Typist por Suzanne Rindell. Ela também interpretará a protagonista em uma biografia da autora francesa Colette, dirigida por Wash Westmoreland, e estrelada em uma biografia de Catarina, a Grande, dirigida por Barbara Streisand. Em 2016, foi anunciado que Knightley interpretará a Fada Açucarada em uma adaptação de O Quebra-Nozes intitulada O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos cujas gravações deverão começar em 2018.[20] Knightley está definida para estrelar ao lado de Alexander Skarsgård em The Aftermath, uma adaptação cinematográfica do romance de Rhidian Brook.

Vida pessoal e trabalhos voluntários[editar | editar código-fonte]

Knightley começou a namorar o ator Del Synnott em 2001, depois de conhecê-lo durante a filmagem da Princess of Thieves. O casal se separou em 2003, e Knightley namorou o modelo e ator Jamie Dornan de 2003 a 2005 e seu Pride & Prejudice co-star Rupert Friend de 2005 até dezembro de 2010. Knightley tem estado em um relacionamento com o músico James Righton, da banda inglesa Klaxons, desde fevereiro de 2011. Casaram-se em 4 de maio de 2013, em Mazan, Vaucluse. O casal tem uma filha chamada Edie, que nasceu em Londres em 26 de maio de 2015.

Keira na pré estreia do filme o Desejo e Separação em 2007.

Knightley passou um ano sabático em 2006, sugerindo que queria demorar algum tempo para agir e se concentrar em sua vida pessoal. Falando à imprensa em julho de 2014, ela explicou que sentiu que tinha chegado ao final do primeiro estágio de sua carreira, e o filme de 2014 Begin Again foi como "estar começando de novo". Knightley identifica-se como atéia. Em 2007, Knightley processou o Daily Mail por publicar um artigo sobre sua anorexia ou outro transtorno alimentar. Knightley ganhou o processo, e foi premiada com £ 3.000 ($ 6.000) em danos. Ela adicionou a esse valor e doou um total de £6.000 ($12.000) para Beat, uma instituição de caridade para aqueles que sofrem de doenças mentais e distúrbios alimentares.

Um homem de 41 anos foi acusado de assédio em fevereiro de 2010 depois de tentar entrar em contato com a atriz em várias ocasiões fora do Comedy Theatre em Londres, onde ela apareceu no filme The Misanthrope. O julgamento subsequente foi adiado depois que a atriz não estava disponível para testemunhar no tribunal. Outro homem foi condenado a oito semanas de prisão depois de assediar Knightley fora de sua casa e persegui-la em dezembro de 2016.

Knightley é o rosto de uma campanha da Amnistia Internacional para apoiar os direitos humanos, marcando o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas. Em 2004, ela viajou para a Etiópia junto a Richard Curtis, Sanjeev Bhaskar e Julian Metcalfe em nome da Caridade Comic Relief. Ela colocou fotos para WaterAid em 2005 e também para a campanha "Read" da American Library Association (um cartaz promocional de Pride & Prejudice). O vestido que usava para o Oscar em 2006 foi doado para a organização benfeitor Oxfam, onde ele arrecadou £4,300.

Em abril de 2009, Knightley apareceu em um vídeo para aumentar a conscientização sobre o abuso doméstico intitulado Cut Shot for Women's Aid. O vídeo criou controvérsias, com algumas fontes chamando também misógino, enquanto outros grupos suportam o vídeo por mostrar uma representação realista da violência doméstica. Em novembro de 2010, Knightley tornou-se patrono da SMA Trust, uma instituição de caridade britânica que financia pesquisas médicas sobre a doença da atrofia muscular espinhal.

Para o Dia Internacional da Mulher 2014, Knightley foi um dos signatários da carta da Amnistia Internacional ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, em que a organização fez campanha pelos direitos das mulheres no Afeganistão. Em julho de 2014, Knightley viajou para o Sudão do Sul em nome da Oxfam para se encontrar com refugiados da Guerra Civil Sudanesa e aumentar a conscientização sobre o conflito.

Em 12 de setembro de 2016, Knightley, bem como Cate Blanchett, Chiwetel Ejiofor, Peter Capaldi, Douglas Booth, Neil Gaiman, Jesse Eisenberg, Juliet Stevenson, Kit Harington e Stanley Tucci, apresentaram um vídeo da agência de refugiados das Nações Unidas, UNHCR, para ajudar a aumentar a conscientização para a crise global dos refugiados. O vídeo, intitulado "What They Took With Them", tem os atores que lêem um poema, escrito por Jenifer Toksvig e inspirado em relatos primários de refugiados e faz parte da campanha #WithRefugees do UNHCR, que também inclui uma petição aos governos para expandir Asilo para proporcionar mais abrigo, integrando oportunidades de emprego e educação.

Em maio de 2016, Knightley assinou uma carta implorando que a Grã-Bretanha vote "permanecer" no próximo referendo da UE no Reino Unido. A carta também foi assinada por John Le Carre, Benedict Cumberbatch e Danny Boyle entre outros. Mais tarde, ela apareceu em um vídeo destinado a encorajar os jovens a votarem no referendo. Em setembro de 2016, Knightley co-organizou A Night to Remember, parte do Green Carpet Challenge, um evento de caridade que destaca a sustentabilidade dentro da indústria da moda.

Imagem na mídia[editar | editar código-fonte]

Estátua de cera da atriz no Madame Tussauds em Londres.

Knightley foi descrita pelos meios de comunicação como "famosa por ser aberta com a mídia", embora ela mesma tenha declarado o contrário: "Eu não falo sobre minha vida privada". Em uma pesquisa da BBC de 2004, Knightley foi nomeada uma das pessoas mais influentes da cultura britânica. Knightley foi listada como uma das 100 mulheres mais sensuais do mundo pela FHM em várias ocasiões. Ela fez sua primeira aparição na lista em 2004 e foi nomeada a número um em 2006.[21] Ela foi incluída em todas as publicações subsequentes até 2009. Ela fez parte das edições americana da lista de 2004 para 2006, e também foi colocada no nono na lista Hot 100 da Maxim em 2006.

Knightley era a cara da celebridade para a marca de produtos de luxo Asprey, Shiatzy Chen, bem como produtos de cabelo para lux em comerciais de televisão japoneses. Em abril de 2006, ela foi confirmada como a nova cara de celebridade do perfume de Chanel, Coco Mademoiselle, embora a primeira foto da campanha não tenha sido lançada até maio de 2007. Ela apareceu nua, juntamente com Scarlett Johansson, na capa da revista Vanity Fair em março de 2006 Question "Hollywood". Knightley apareceu em comerciais de televisão para a Chanel, dirigida por Joe Wright desde 2007 e aprovou a coleção Cocoel Crush da Chanel Fine Jewelry.

Knightley recebeu a atenção da mídia por suas perspectivas sobre o feminismo, expressado em uma entrevista para Harper's Bazaar UK, publicada na edição de fevereiro de 2014. Knightley explicou que as artistas femininas enfrentam maiores obstáculos no setor cinematográfico em comparação com os homólogos masculinos, e também revelaram que ela estava perplexa com o uso de "feministas" em um sentido depreciativo: "De alguma forma, o [feminismo] tornou-se uma palavra ilegal. Pensei que era muito estranho por um longo tempo, e acho óbvio que estamos saindo disso ". Knightley posou em topless para a edição de setembro de 2014 de Entrevista, na condição de não ser fotografada, para chamar a atenção para como "os corpos das mulheres são um campo de batalha e a fotografia é em parte culpada''.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
1995 Inocentes Mentiras Jovem Celia
1999 Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma Sabé
2001 Deflation Jogger
O Buraco Frances "Frankie" Almond Smith
2002 Emissão Impossível (Thunderpants) Estudante
Pure Louise
Driblando o Destino Juliette "Jules" Paxton
Noite de Ano Novo Leah
Seasons Alter, TheThe Seasons Alter Helena
2003 Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl Elizabeth Swann
Love Actually Juliet
2004 Rei Arthur Guinevere
2005 Camisa de Força (The jacket) Jackie
Domino: A Caçadora de Recompensas Domino Harvey
Orgulho e Preconceito Elizabeth Bennet
2006 Piratas do Caribe: O Baú da Morte Elizabeth Swann
2007 Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
Desejo e Reparação Cecilia Tallis
Silk (filme) Hélène Joncour
2008 Amor Extremo Vera Phillips
A Duquesa Georgiana Cavendish
2009 The Continuing and Lamentable: Saga of the Suicide Brothers Fada, AA Fada
2010 Não Me Abandone Jamais Ruth C.
Maze Constance
Apenas uma Noite Joanna Reed
Steve Mulher
O Último Guarda-Costas Charlotte
2011 Um Método Perigoso Sabina Spielrein
2012 Procura-se Um Amigo para o Fim do Mundo Penelope Lockhart
Anna Karenina Anna Arkadyevna Karenina
2013 Era Uma Vez... Chanel Gabrielle Chanel Curta-metragem
Mesmo Se Nada Der Certo Gretta
2014 Operação Sombra - Jack Ryan Cathy Muller
Encalhados Megan
O Jogo da Imitação Joan Clarke
2015 Evereste Jan Hall
2016 Beleza Oculta Amy
2017 Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar Elizabeth Swann-Turner
2018 Colette Colette
Berlin, Eu Te Amo[22] Jane
O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos A Fada Açucarada
Consequências Rachael Morgan
2019 Official Secrets[23] Katharine Gun
2019 Greed Ela mesma
2020 Misbehaviour[24] Sally Alexander
2021 Silent Night[25] Nell[26]
2023 Boston Strangler Loretta McLaughlin

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
1993 Screen One Menina jovem.
1995 A Village Affair Natasha Jordan
The Bill Sheena Rose
1996 The Treasure Seekers The Princess
1998 Coming Home Judith Dunbar
1999 Oliver Twist Rose Fleming
2001 Princess of Thieves Gwyn
2002 Doctor Zhivago Lara Antipova
2007 Robbie the Reindeer in Close Encounters of the Herd Kind Em (voz)
2011 Neverland Tinker Bell (voz)
2017 Red Nose Day Actually Juliet
N/A The Other Typist[27] Odalie

Outras aparições[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
1999 Villette Polly Radio
2003 Pirates of the Caribbean Narração Video game

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Produção Teatro Papel Notas
2009–10 The Misanthrope Comedy Theatre, London Jennifer (Célimène) West End
2011 The Children's Hour Comedy Theatre, London Karen Wright [28]
2015 Thérèse Raquin Roundabout Theatre Company, New York City Thérèse Raquin Broadwayt[29]

Indicações[editar | editar código-fonte]

Knightley foi duas vezes indicada aos Oscar 2006 por Melhor Atriz em Orgulho e Preconceito em 2015 por Melhor Atriz Coadjuvante em O Jogo da Imitação.

Ano Cerimônia Categoria Trabalho Resultados
2002 Empire Awards Best Newcomer The Hole Indicado
2003 London Film Critics' Circle Best Newcomer (empatou com Martin Compston) Bend It Like Beckham Venceu
Online Film Critics Society Best Breakthrough Performance Venceu
2004 Irish Film & Television Academy Best International Actress Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl, King Arthur Venceu
Teen Choice Awards Choice Movie: Chemistry (ao lado de Orlando Bloom) Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl Venceu
Choice Movie: Liplock (shared with Orlando Bloom) Venceu
Empire Awards Best British Actress Indicado
MTV Movie Awards Best Breakthrough Performance – Female Indicado
Saturn Awards Best Supporting Actress Indicado
Visual Effects Society Awards Outstanding Performance by a Male or Female Actor in an Effects Film Indicado
Washington D.C. Area Film Critics Association Best Ensemble Love Actually Venceu
2005 Empire Awards Best British Actress King Arthur Indicado
Teen Choice Awards Choice Movie Actress: Action Indicado
British Independent Film Awards Variety Award Venceu
2006 Dallas–Fort Worth Film Critics Association Best Actress (2 lugar) Pride & Prejudice Venceu
National Society of Film Critics Best Actress (2 lugar) Venceu
Academy Awards Best Actress Indicado
Chicago Film Critics Association Best Actress Indicado
Critics' Choice Movie Awards Best Actress Indicado
Empire Awards Best Actress Indicado
Golden Globe Awards Best Actress – Motion Picture Drama Indicado
London Film Critics' Circle British Actress of the Year Indicado
Online Film Critics Society Best Actress Indicado
Satellite Awards Best Actress – Drama Indicado
Teen Choice Awards Choice Movie Actress: Action/Drama Indicado
Washington, D.C. Area Film Critics Association Best Actress Indicado
Teen Choice Awards Choice Movie: Hissy Fit Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest Venceu
Choice Movie: Liplock (shared with Orlando Bloom) Venceu
Choice Movie: Scream Venceu
Choice Movie Actress: Action/Drama Indicado
2007 People's Choice Awards Favorite On-Screen Match-Up (shared with Johnny Depp) Venceu
Kids' Choice Awards Favorite Female Movie Star Indicado
Empire Awards Best Actress Indicado
MTV Movie Awards Best Performance Indicado
Teen Choice Awards Choice Movie Actress: Action Pirates of the Caribbean: At World's End Venceu
2008 Kids' Choice Awards Favorite Movie Actress Indicado
People's Choice Awards Favorite Female Action Star Venceu
Teen Choice Awards Choice Movie Actress: Drama Atonement Venceu
Golden Globe Awards Golden Globe Award for Best Actress – Motion Picture Drama Indicado
British Academy Film Awards Best Actress in a Leading Actress Indicado
British Independent Film Awards Best Performance by an Actress in a British Independent Film The Duchess Indicado
2009 People's Choice Awards Favorite Female Movie Star Indicado
2010 British Independent Film Awards Best Supporting Actress Never Let Me Go Indicado
Saturn Awards Best Supporting Actress Indicado
Best Supporting Actress A Dangerous Method Indicado
Laurence Olivier Awards Laurence Olivier Award for Best Actress in a Supporting Role The Misanthrope Indicado
Evening Standard Theatre Awards Natasha Richardson Award for Best Actress Indicado
2011 Empire Awards Empire Hero Award Venceu
2012 Satellite Awards Best Actress – Motion Picture Anna Karenina Indicado
2013 CinEuphoria Awards Best Actress – International Competition Indicado
People's Choice Awards Favorite Dramatic Movie Actress Indicado
European Film Awards European Actress Indicado
Alliance of Women Film Journalists Best Depiction of Nudity, Sexuality, or Seduction (shared with Aaron Taylor-Johnson) Indicado
Most Egregious Age Difference Between the Leading Man and the Love Interest (shared with Steve Carell) Seeking a Friend for the End of the World Indicado
2014 Brașov International Film Festival & Market Best Actress Anna Karenina Indicado
Awards Circuit Community Awards Best Actress in a Leading Role Begin Again Indicado
International Online Cinema Awards (INOCA) Best Actress Indicado
Hollywood Film Awards Best Supporting Actress The Imitation Game Venceu
BIFA Awards Actress in a British Independent Film Indicado
Dallas–Fort Worth Film Critics Association Best Supporting Actress Indicado
Phoenix Critics Circle Best Supporting Actress Indicado
Phoenix Film Critics Society Awards Best Actress in a Supporting Role Venceu
Satellite Awards Best Supporting Actress – Motion Picture Indicado
San Diego Film Critics Society Best Ensemble Indicado
Best Supporting Actress Indicado
St. Louis Film Critics Association Best Supporting Actress Indicado
2015 Australian Film Institute Best Supporting Actress Indicado
Empire Awards Best Actress Indicado
Houston Film Critics Society Best Supporting Actress Indicado
AACTA International Awards Best Supporting Actress Indicado
North Carolina Film Critics Association Best Supporting Actress Indicado
Central Ohio Film Critics Association Best Supporting Actress Indicado
Palm Springs International Film Festival Ensemble Cast Venceu
Golden Globe Awards Best Supporting Actress – Motion Picture Indicado
Critics' Choice Movie Awards Best Acting Ensemble Indicado
Best Supporting Actress Indicado
Best Song "Lost Stars" Indicado
Screen Actors Guild Awards Outstanding Performance by a Cast in a Motion Picture The Imitation Game Indicado
Outstanding Performance by a Female Actor in a Supporting Role Indicado
British Academy Film Awards Best Actress in a Supporting Role Indicado
Academy Awards Best Supporting Actress Indicado
London Film Critics' Circle British Actress of the Year Begin Again, The Imitation Game, Laggies Indicado
Jupiter Award Best International Actress Begin Again Venceu
2016 Harper's Bazaar Women of the Year Theater Icon Award Venceu
2017 Teen Choice Awards Choice: Lip Lock (ao lado de Orlando Bloom) Pirates of the Caribbean: Dead Men Tell No Tales Indicado
2019 WFCC Award[30] Best Screen Couple (ao lado de Adam Bakri) Official Secrets Indicado
Best Female Action Hero Indicado

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Pronúncia Keira_Knightley» (em inglês). inogolo.com. Consultado em 26 de dezembro de 2011 
  2. Foley, Jack. «The Jacket – Keira Knightley Q&A». IndieLondon. Consultado em 25 de agosto de 2008 
  3. «ABOLA.PT - Reino Unido - Emma Thompson, Keira Knightley e Tom Hardy condecorados no aniversário da Rainha». Abola.pt 
  4. «Elizabeth II condecora Emma Thompson, Keira Knightley e Tom Hardy». G1 
  5. «Há um erro no nome Keira Knightley (e foi a mãe)» 
  6. «Keira Knighley casa em França diante de 11 convidados». Arquivado do original em 7 de janeiro de 2014 
  7. «Keira Knightley revela que usa perucas há cinco anos | VEJA.com». Consultado em 22 de agosto de 2016 
  8. «Keira Knightley revela que usa peruca há cinco anos». 19 de agosto de 2016. Consultado em 22 de agosto de 2016 
  9. Knightley, Keira; Riley, Talulah; Pike, Rosamund; Malone, Jena (23 de novembro de 2005), Pride & Prejudice, consultado em 25 de março de 2017 
  10. «Keira Knightley é indicada pela primeira vez ao Oscar de melhor atriz - 22/02/2006 - Efe - Diversão». cinema.uol.com.br. Consultado em 25 de março de 2017 
  11. AdoroCinema, A Duquesa, consultado em 25 de março de 2017 
  12. Bradshaw, Peter (10 de fevereiro de 2011). «Never Let Me Go - review». The Guardian (em inglês). ISSN 0261-3077 
  13. Knightley, Keira; Mortensen, Viggo; Fassbender, Michael; Cassel, Vincent (10 de novembro de 2011), A Dangerous Method, consultado em 25 de março de 2017 
  14. «'Seeking a Friend's' Steve Carell About Co-Star Keira Knightley: 'I Thought She'd Be Very Serious' (Video)». The Hollywood Reporter (em inglês) 
  15. Macfadyen, Matthew; MacLennan, Eric; Macdonald, Kelly; Morrissey, Theo (7 de setembro de 2012), Anna Karenina, consultado em 25 de março de 2017 
  16. «Epic fun ahead as Keira Knightley and Steve Carell join forces to save the World». Mail Online 
  17. Corden, James; Knightley, Keira; Ruffalo, Mark; Steinfeld, Hailee (11 de julho de 2014), Begin Again, consultado em 25 de março de 2017 
  18. «Keira Knightley vai retornar para o novo filme de "Pirates do Caribe" - Harper's Bazaar». Harper's Bazaar 
  19. «Piratas do Caribe 5: Elizabeth Swann aparece em trailer japonês». IGN Brasil. 18 de abril de 2017 
  20. AdoroCinema. «Keira Knightley será a Fada Açucarada de O Quebra-Nozes». AdoroCinema 
  21. «FHM's 100 Sexiest Women in the World». Evening Standard (em inglês) 
  22. AdoroCinema, Berlim, Eu Te Amo, consultado em 17 de outubro de 2017 
  23. «Official Secrets | Filme com Keira Knightley ganha primeiro trailer». Cinema com Rapadura. Consultado em 15 de junho de 2019 
  24. Geisinger, Gabriella (18 de outubro de 2018). «Misbehaviour release date, cast, plot, trailer: Everything we know about Misbehaviour». Express.co.uk (em inglês). Consultado em 11 de setembro de 2019 
  25. Nolla, Thiago (19 de janeiro de 2020). «'Silent Night': Keira Knightley vai estrelar nova comédia natalinaCinePOP | CinePOP». Consultado em 21 de janeiro de 2020 
  26. Wiseman, Andreas; Wiseman, Andreas (17 de janeiro de 2020). «Matthew Goode And Annabelle Wallis Join Keira Knightley And Roman Griffin Davis In Christmas Pic 'Silent Night'». Deadline (em inglês). Consultado em 24 de junho de 2022 
  27. Ramos, Francielle (20 de junho de 2020). «The Other Typist: Keira Knightley irá estrelar e produzir série do Hulu». SpinOFF.com.br. Consultado em 29 de junho de 2020 
  28. «"The Children's Hour" at Ambassador Tickets». Ambassadortickets.com. Consultado em 10 de setembro de 2012 
  29. «Academy Award®, Golden Globe® and Olivier nominee Keira Knightley will make her Broadway debut in a new adaption of Thérèse Raquin by Helen Edmunson». Roundabout Theatre Company. Consultado em 28 de outubro de 2014. Arquivado do original em 31 de outubro de 2014 
  30. «The 2019 Women Film Critics Circle (WFCC) Nominations». Next Best Picture (em inglês). Consultado em 29 de junho de 2020 

Keira Knightley (em inglês) em TV.com

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons