The Daily Telegraph

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Daily Telegraph
The Daily Telegraph
The Daily Telegraph.jpg
Capa do The Daily Telegraph em 9 de maio de 2013
Formato Broadsheet
Sede Londres
Fundação 1855
Fundador(es) Colonel Arthur Burroughs Sleigh
Presidente Murdoch MacLennan
Editor John Bryant

The Daily Telegraph (conhecido simplesmente como The Telegraph) é um jornal britânico standard publicado em Londres pelo Telegraph Media Group e distribuído em todo o Reino Unido e internacionalmente. Foi fundado por Arthur B. Sleigh em 1855 como The Daily Telegraph and Courier. Desde 2004, ele tem sido propriedade de David e Frederick Barclay. O jornal teve uma circulação de 523.048 em março de 2014,[1] abaixo dos 1,4 milhão em 1980.[2]

Ele tem um jornal irmão, o The Sunday Telegraph, iniciado em 1961 e que teve circulação de 418.670 exemplares em março de 2014.[3] Os dois jornais são administrados separadamente, com diferentes equipes editoriais. Artigos publicados em qualquer um deles podem ser publicados no site www.telegraph.co.uk do Telegraph Media Group, sob o título de The Telegraph.

O jornal é amplamente considerado como um dos principais "jornais de referência" do país e tem sido descrito pela BBC como sendo "jornal do establishment".[4]

Entre os furos mais notáveis estão o escândalo das despesas de parlamentares britânicos que levou a uma série de demissões políticas[5] e sua investigação secreta sobre o gerente de futebol da Inglaterra, Sam Allardyce.

História editorial[editar | editar código-fonte]

O Telegraph é tradicionalmente visto como um jornal de direita no aspecto político.[6] A combinação das ligações pessoais entre a equipe editorial do jornal e as lideranças do Partido Conservador, juntamente com a influência do jornal sobre os ativistas conservadoras, resultaram com que o jornal seja frequentemente referido jocosamente como The Torygraph.

Editores[editar | editar código-fonte]

Os editores nos últimos anos foram:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «The Daily Telegraph – readership data». News Works. Consultado em 12 de abril de 2014. 
  2. United Newspapers PLC and Fleet Holdings PLC, Monopolies and Mergers Commission (1985), pp. 5–16.
  3. «The Sunday Telegraph – readership data». News Works. Consultado em 12 de abril de 2014. 
  4. «BBC NEWS | UK | The UK's 'other paper of record'». news.bbc.co.uk. Consultado em 2016-09-27. 
  5. «MPs' expenses: Full list of MPs investigated by The Telegraph». Consultado em 2016-09-27. 
  6. [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação ou jornalismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.