Richmond (Colúmbia Britânica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Richmond
Richmond-Cityhall2.jpg
Richmond, British Columbia Location.png

Localização na província de Colúmbia Britânica
Província Colúmbia Britânica
Distrito Regional do Grande Vancouver
Incorporado em 1879 (municipalidade)
1990 (cidade)
Prefeito Malcolm Brodie
Órgão governante Conselho Municipal de Richmond
Código postal V6V a V6Y, V7A a V7E
Área  
 - Cidade 129,666 km²
Altitude 0 a 12 m
Fuso horário UTC -8
População (2006)  
 - Cidade 174.461
 - Densidade 1.403,16 hab/km²
Website: www.richmond.ca

Richmond é uma cidade da província canadense de Colúmbia Britânica, e parte da zona metropolitana de Vancouver. Localizada ao sul de Vancouver e Burnaby, a oeste de New Westminster, ao norte de Delta e a leste do Estreito de Geórgia, Richmond possui uma população de 174.461 habitantes (2006).

Geografia[editar | editar código-fonte]

A cidade contém a maioria das ilhas do delta do rio Fraser. A maior delas é a ilha Lulu, seguida da ilha do Mar, onde está localizado o Aeroporto Internacional de Vancouver. Além das duas, outras treze ilhas menores formam a área terrena de Richmond. Estando localizada em ilhas dum delta de rio, a cidade possui um solo rico para a agricultura, sendo uma das primeiras áreas da Colúmbia Britânica a conter fazendas, ainda no século XIX. Em contrapartida, por estar muito próxima ao nível do mar, a probabilidade de enchentes é grande, principalmente nas épocas de maré alta. Por consequência, todas as grandes ilhas estão atualmente cercadas por um sistema de diques. Há a possibilidade dum terremoto ocasionar a ruptura dos diques, e outro risco é uma cheia demasiada do rio Fraser.

Clima[editar | editar código-fonte]

Richmond possui um clima temperado, com 30% menos chuva que a vizinha Vancouver, por não estar tão perto das montanhas. Raramente neva no inverno, mas nos meses mais frios é comum o aparecimento de neblina.

Demografia[editar | editar código-fonte]

De acordo com dados de 2006, a cidade possui 174.461 habitantes, fazendo parte do Distrito Regional do Grande Vancouver.

Mais da metade da população é descendente de asiáticos, que imigraram no começo da década de 1990, de regiões como Hong Kong, Taiwan e China continental. Richmond possui dois dos maiores templos budistas da América do Norte.

De acordo com a Statistics Canada, os habitantes da cidade possuem a maior expectativa de vida do Canadá, com 83,4 anos, e as menores taxas de obesidade e fumo.

Economia[editar | editar código-fonte]

Estima-se em torno de cem mil empregos na cidade, em áreas como serviços, varejo, turismo, serviços de aeroporto e aviação, agricultura, pescaria e governo.[1] Richmond também um centro de tecnologia de ponta, incluindo empresas como MacDonald Dettwiler e a Nintendo do Canadá. Em setembro de 2007, a Microsoft abriu um escritório na cidade para o desenvolvimento de software, empregando trabalhadores de alto nível de todo o mundo.

Transporte[editar | editar código-fonte]

Um ônibus do sistema de transporte de Richmond

Richmond é conectada por um sistema de pontes e túneis a Vancouver e Delta, e através do subúrbio de Queensborough à parte principal de New Westminster.

Três pontes conectam a ilha Lulu à ilha do Mar e ao Aeroporto Internacional de Vancouver; uma delas conecta a ilha do Mar e o aeroporto a Vancounver; as outras duas conecta a ilha Lulu a Vancouver. Outra ponte conecta Queensborough a New Westminster; uma ponte conecta Queensborough à ilha Annacis em Delta; uma ponte conecta Richmond à ilha Annacis; e um túnel subaquático conecta Richmond a Delta.

Richmond é servida por duas autoestradas: a Highway 99, que conecta Vancouver aos Estados Unidos, e a Highway 91, que conecta Delta, New Westminster e Richmond.

Referências

  1. BC Statistic Factsheet (pdf) (em inglês).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Richmond (Colúmbia Britânica)
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Canadá é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.