Esperança de vida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Expectativa de vida)
Ir para: navegação, pesquisa
Flag of Brazil.svgGnome-globe.svg
Esta página ou seção está redigida sob uma perspectiva principalmente brasileira e pode não representar uma visão mundial do assunto.
Por favor aperfeiçoe este artigo ou discuta este caso na página de discussão.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2016).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A expectativa de vida ou esperança de vida à nascença é o número aproximado de anos que um grupo de indivíduos nascidos no mesmo ano irá viver, se mantidas as mesmas condições desde o seu nascimento. Para saber a expectativa de vida de um determinado local, deve-se fazer uma media aritmética das idades que as pessoas de lá morreram.

A expectativa de vida no nascimento é também um indicador de qualidade de vida de um país, região ou localidade. Pode também ser utilizada para aferir o retorno de investimentos feitos na melhoria das condições de vida e para compor vários índices, tais como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A esperança de vida ao nascer pode ser estratificada segundo a classe de renda, o acesso a serviços de saúde, saneamento, educação, cultura e lazer, bem como os índices de violência, criminalidade e poluição do local onde vive a população. Desta forma, é possível calcular diferenças na expectativa de vida de determinados setores da população, por exemplo entre ricos e pobres. Esta é uma medida prática para analisar os níveis de equidade em saúde da área sendo estudada.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Mapa brasileiro da esperança de vida (2015).
  78+
  76+
  74+
  72+
  70+
  68+

Segundo dados do IBGE, no Brasil em 2016 a expectativa de vida ao nascer era de 75,5 anos, um aumento de 0,3 ano em relação a 2015.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Expectativa de vida dos brasileiros sobe para 75,5 anos, diz IBGE». G1. 1 de dezembro de 2016. Consultado em 9 de dezembro de 2016 
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Esperança de vida
Ícone de esboço Este artigo sobre demografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.