Gran Enciclopedia Aragonesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gran Enciclopedia Aragonesa
Título original Espanha
País Espanha
Tema Aragão
Gênero enciclopédia

A Gran Enciclopedia Aragonesa, a miúdo abreviada como GEA, é uma enciclopédia temática sobre Aragão.

História[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

O precedente da GEA é a obra Los aragoneses,[1] publicada em 1977 pela editora Istmo, entre cujos autores se encontra Eloy Fernández Clemente.

Edições impressas[editar | editar código-fonte]

Em 1978, José Mª Sáiz fundador da editorial União Aragonesa do Livro (UNALI) propõe a Eloy Fernández Clemente dirigir uma enciclopédia sobre Aragão,[2] que verá a luz entre 1980-1981. Esta primeira edição da Gran Enciclopedia Aragonesa publicou-se em 12 tomos e teve uma grande acolhida.

Entre 1983 e 2007, publicaram-se os Apêndices I a V. Foram diretores dos apêndices: Eloy Fernández Clemente (I, III e IV), Manuel Martín Bueno (II) e Wifredo Rincón García (V).

Em 1999, a editora do jornal El Periódico de Aragón adquiriu os direitos da enciclopédia e actualizou-a, publicando no ano seguinte uma nova edição da que se venderam mais de 8000 exemplares.[2] Esta nova edição é popularmente conhecida como GEA 2000.

GEA 2000 reordenou todas as vozes e incluiu numa mesma ordem alfabética as de todos os apêndices publicados até então, Apêndice I (1983), Apêndice II (1987) e Apêndice III (1997), pelo que essa nova edição consta de 16 tomos.

GEA OnLine[editar | editar código-fonte]

A enciclopédia começou a digitalizar-se em 2002, e em setembro de 2003 atirou-se a versão 1.0 da Gran Enciclopedia Aragonesa On-Line, que será conhecida como GEA OnLine. O Governo de Aragão apoiou a revisão e atualização dos contidos da enciclopédia em linha para adaptá-los ao currículo aragonês e fomentar assim a sua utilização didáctica, à vez que o seu acesso livre através de internet.[3]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]