Vincent Cassel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde julho de 2017) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vincent Cassel
Vincent Cassel em 2011
Nome completo Vincent Crochon
Nascimento 23 de novembro de 1966 (50 anos)
Paris, Île-de-France
 França
Nacionalidade francês
Ocupação Ator
Cônjuge Monica Bellucci (1999-2013)
César
César de melhor ator
2009
Página oficial
IMDb: (inglês)

Vincent Cassel, nome artístico de Vincent Crochon, (Paris, 23 de novembro de 1966) é um ator francês, filho da jornalista Sabine Cassel-Lanfranchi e do também ator Jean-Pierre Cassel.

Biografia[editar | editar código-fonte]

É meio-irmão da atriz Cécile Cassel e irmão de Mathias, conhecido como Rockin' Squat, membro do grupo francês de rap Assassin. É conhecido por possuir grande identificação com o Brasil, sendo especialista em capoeira. Um dos filmes mais importantes da sua carreira é La Haine de Mathieu Kassovitz. O ator fala também inglês e português.[1] Foi casado com a atriz italiana Monica Bellucci, com quem contracenou várias vezes. Juntos tiveram uma filha chamada Deva, nascida em 12 de setembro de 2004 e outra chamada Léonie, nascida em 20 de maio de 2010, ambas nascidas em Roma. Desde 2011, Vincent Cassel apóia publicamente o chefe Raoni na luta contra a barragem de Belo Monte. Esta é a primeira vez que apoia publicamente uma causa. Desde 2013 o ator mora no Rio de Janeiro, inicialmente no Arpoador (com a então mulher Monica Bellucci) e, após a separação, no morro do Vidigal.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «entrevista ao jornal inglês The Guardian». Folha de S.Paulo. 8 de fevereiro de 2012. Consultado em 2 de outubro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.