Gaspard Ulliel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gaspard Ulliel
Nascimento 25 de novembro de 1984 (32 anos)
Boulogne-Billancourt, Hauts-de-Seine
 França
Ocupação Ator
Atividade 1999-presente
César
2005: Ator Revelação por Eterno Amor
IMDb: (inglês)

Gaspard Ulliel (Paris, 25 de novembro de 1984) é um actor francês. Ficou conhecido por interpretar o jovem Hannibal Lecter em Hannibal Rising (Hannibal - A Origem do Mal) e o estilista francês Yves Saint Laurent na cinebiografia Saint Laurent, de Bertrand Bonello. Ele também é o rosto do perfume Bleu de Chanel. Ganhou o prêmio César de Ator Revelação por Eterno Amor em 2005.

Juventude[editar | editar código-fonte]

Ulliel nasceu no subúrbio parisiense de Boulogne-Billancourt, filho de uma ascendente produtora de espectáculos e de um pai estilista. Tem uma cicatriz na bochecha, resultado de um arranhão feito por seu cachorro quando tinha seis anos de idade. Ulliel estudou na Universidade de Saint-Denis, onde estudou cinema. Ele começou a actuar enquanto ainda estava na escola, aparecendo em Femme de une en Blanc, um filme para a televisão francesa. Ele também actuou em Cours Florent, onde foi descoberto pelo realizador de Les Égarés, André Téchiné.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Começou a aparecer em filmes feitos para a televisão no final dos anos 1990. Protagonizou inúmeras produções televisivas, incluindo La Bascule, Juliette, Julien l'apprenti e Le refuge. O primeiro filme de Ulliel foi Alias, em 1999. Desde então, ele tornou-se crescentemente popular e foi indicado ao César em 2003, por Embrassez qui vous voudrez, na categoria melhor actor jovem – masculino, arrecadando esse prémio mais tarde, em 2004, por seu papel em Les égarés.

Em 2005, ganhou o prêmio César de Ator Revelação por Eterno Amor de Jean-Pierre Jeunet, no qual interpretou Manech, interesse amoroso da personagem de Audrey Tautou.

Em 2007, Ulliel interpretou o jovem Hannibal Lecter, papel-título de Hannibal Rising, que estreou em 9 de Fevereiro de 2007. Ulliel inicialmente hesitou para a audição do papel por causa da popularidade do personagem. Este é seu segundo filme de língua inglesa, e o primeiro filme onde fala inglês num papel principal.

Em 2014, ele interpretou o estilista francês Yves Saint Laurent, na cinebiografia Saint Laurent de Bertrand Bonello.[1]

Em 2016 ele aparecerá em três filmes: It's Only the End of the World de Xavier Dolan, ao lado de Marion Cotillard e Vincent Cassel;[2] no filme Les Confins du Monde de Guillaume Nicloux ao lado de Gérard Depardieu[3] e no filme The Dancer de Stephanie Di Giusto, uma biografia da dançarina americana Loie Fuller.[4]


Filmografia[editar | editar código-fonte]