Um Método Perigoso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A Dangerous Method
Um Método Perigoso (PT/BR)
 Canadá
 Reino Unido
 Alemanha

2011 •  cor •  99 min 
Direção David Cronenberg
Roteiro Christopher Hampton
Elenco Keira Knightley, Michael Fassbender e Viggo Mortensen
Música Howard Shore
Cinematografia Peter Suschitzky
Edição Ronald Sanders
Distribuição Sony Pictures Classics
Lançamento 30 de março de 2012
Idioma Inglês
Russo
Turco
Ucraniano
Página no IMDb (em inglês)

Um Método Perigoso[1][2] (em inglês: A Dangerous Method) é um filme de gênero drama e suspense lançado em 2012, é dirigido pelo diretor David Cronenberg e tem Keira Knightley, Michael Fassbender e Viggo Mortensen no elenco.

O filme foi exibido em primeira mão no Festival de Veneza de 2011 e conquistou uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante para Mortensen.[3][4]


Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em 1907, Sigmund Freud (Viggo Mortensen) e Carl Jung (Michael Fassbender) iniciam uma parceria que iria mudar o rumo das ciências da mente assim como o das suas próprias vidas. Seis anos depois, tudo isso se altera e eles tornam-se antagónicos, tanto no que diz respeito às suas considerações científicas como no que se refere às questões de foro íntimo. Entre os dois, para além das divergências de pensamento, surge Sabina Spielrein (Keira Knightley), uma jovem russa de 18 anos internada no Hospital Psiquiátrico de Burgholzli. Com diagnóstico de psicose histérica e tratada através dos recentes métodos psicanalíticos, ela torna-se paciente e amante de Jung e, mais tarde, em colega e confidente de Freud. Isto, antes de se tornar numa psicanalista de renome.

Realizado por David Cronenberg ("eXistenZ", "Crash"), "Um Método Perigoso" é baseado na peça "The Talking Cure", do dramaturgo e argumentista inglês, nascido nos Açores, Christopher Hampton, inspirada na obra de John Kerr.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

  1. AdoroCinema (BR)
  2. CineCartaz (PT)
  3. «TIFF 2011: U2, Brad Pitt, George Clooney Films Featured At 2011 Toronto International Film Festival». The Huffington Post. 26 de julho de 2011. Consultado em 25 de agosto de 2011. 
  4. Evans, Ian (2011), «A Dangerous Method TIFF premiere photos», DigitalHit.com, consultado em 12 de março de 2012. 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.