Portal:Canadá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal Canadá


Portal Canadá
Portal Canadá
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com o maior país da América, o Canadá.


 ver · editar Canadá

O Canadá é um país que ocupa grande parte da América do Norte e se estende desde o Oceano Atlântico, a leste, até o Oceano Pacífico, a oeste. Ao norte o país é limitado pelo Oceano Ártico. É o segundo maior país do mundo em área total, atrás apenas da Rússia, e a sua fronteira comum com os Estados Unidos, no sul e no noroeste, é a mais longa fronteira terrestre do mundo.

É uma federação composta por dez províncias e três territórios, uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional, com a rainha Elizabeth II como chefe de Estado - um símbolo dos laços históricos do Canadá com o Reino Unido — sendo o governo dirigido por um Primeiro-Ministro, cargo ocupado atualmente (2017) por Justin Trudeau. É um país bilíngue e multicultural, com o inglês e o francês como línguas oficiais. Um dos países mais altamente desenvolvidos do mundo, o Canadá tem uma economia diversificada, dependente dos seus abundantes recursos naturais e do comércio, particularmente com os Estados Unidos, país com que o Canadá tem um relacionamento longo e complexo. É um membro do G8, do G20, da OTAN, da OCDE, da OMC, da Comunidade das Nações, da Francofonia, da OEA, da APEC e das Nações Unidas.
 ver · editar Artigo destacado aleatório
Panorama do centro financeiro de Montreal.
Panorama do centro financeiro de Montreal.

Montreal (em francês: Montréal) é a maior cidade da província canadense de Quebec, a segunda mais populosa do país, e também a segunda mais populosa cidade francófona do mundo. É também uma região administrativa do Quebec. Situa-se na ilha de mesmo nome do Rio São Lourenço. É um dos principais centros industriais, comerciais e culturais da América do Norte.

Montreal possui a segunda maior população francófona do mundo, estando atrás apenas de Paris. Porém, Montreal também possui uma considerável comunidade anglófona, e um crescente número de pessoas cujo idioma materno não é nem o francês nem o inglês.

A palavra "Montreal" é a versão arcaica, escrita de forma simplificada, de Mont-Royal, um morro localizado na cidade, no centro da ilha. Montreal é um dos centros culturais mais importantes do país, sediando vários eventos nacionais e internacionais. Entre eles, estão o Juste pour Rire, um dos maiores festivais de comédia do mundo, o Festival de Jazz de Montreal, um dos maiores festivais de jazz do mundo, e o Grand Prix de Montreal. A cidade de Montreal, no total, sedia mais de 70 eventos internacionais por ano, perdendo apenas para a cidade brasileira de Rio de Janeiro. Com todos estes eventos, aliado ao seu centro antigo, a Vieux-Montréal, Montreal é considerada a cidade mais européia da América do Norte.

 ver · editar História
Mapa da Nova França, de 1612
Mapa da Nova França, de 1612
A Nova França (em francês: La Nouvelle-France) foi uma área colonizada pela França na América do Norte durante um período, que começa desde a exploração do Rio São Lourenço pelo explorador francês Jacques Cartier, em 1534, até 1763, quando a região norte da Nova França foi cedida pelos franceses ao Império Britânico - que atualmente constituem as províncias canadenses de Ontário e de Quebec; e 1803, quando Napoleão Bonaparte vendeu o resto dos territórios franceses aos americanos. No seu ápice, em 1712, o território da Nova França estendia-se desde a Terra Nova e Labrador até o Lago Superior, e da Baía de Hudson até o Golfo do México. Após 1712, o teritório foi dividido em cinco distintas colônias, cada uma com administração própria: Canadá, Acádia, Terras de Rupert, Terra Nova e Labrador - estas quatro cedidas aos britânicos em 1763 - e a Louisiana, cedida aos espanhóis e aos britânicos em 1763. A porção cedida aos espanhóis seria recuperada pela França em 1800, mas vendida aos americanos em 1803.
 ver · editar Imagem aleatória
 ver · editar Categorias
 ver · editar Você sabia
  • ...a Baía de Fundy possui as maiores variações de maré do mundo, de mais de dez metros?
  • ...Louis Riel é considerado por diversos canadenses como o "Pai do Manitoba", embora outros afirmem que ele não tenha passado de um traidor?
  • ...o atleta Terry Fox foi considerado um dos maiores heróis da história do país, tendo pecorrido diaramente o equivalente à uma maratona por dia, entre 12 de abril e 1 de setembro de 1980, buscando arrecadar fundos para pesquisas sobre câncer?
 ver · editar Biografia selecionada
Avril Lavigne.
Avril Lavigne.

Avril Ramona Lavigne (AFI[ˈævrɨl_ləˈviːn]; Belleville, 27 de setembro de 1984) é uma cantora, compositora e instrumentista canadense. Também desenvolve trabalhos paralelos na área do design de moda, da filantropia e, ocasionalmente, como atriz.

Alguns críticos a denominam como Princesa do Pop Punk. Iniciou sua carreira musical ao assinar contrato em dezembro de 2001, após uma apresentação feita pela cantora em uma feira e exposição de gado, quando despertou o interesse do produtor L. A. Reid, que trabalhava na já extinta Arista Records. Até 2011, os seus então quatro álbuns de estúdio, Let Go, Under My Skin, The Best Damn Thing e Goodbye Lullaby, já haviam vendido juntos mais de 35 milhões de cópias e 50 milhões de singles em todo o mundo, além de mais de 500 mil álbuns e 700 mil downloads pagos somente no Brasil, sendo uma das recordistas de vendas digitais no país, de acordo com a ABPD. (leia mais...)


 ver · editar Predefinições
Séries
Esboços
Ligações
Outros


 ver · editar Wikimedia
Canadá no Commons Canadá no Commons
Imagens e mídia
Canadá no Wikcionário Canadá no Wikcionário
Definições
Canadá no Wikilivros Canadá no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Canadá no Wikinotícias Canadá no Wikinotícias
Notícias
Canadá no Wikiquote Canadá no Wikiquote
Citações
Canadá no Wikisource Canadá no Wikisource
Biblioteca
Canadá na Wikiversidade Canadá na Wikiversidade
Recursos de aprendizado