Portal:Vaticano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal Vaticano


Portal Vaticano
Portal Vaticano
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com o menor país do mundo, o Vaticano.
Basílica de São Pedro Pontifícia Academia de Ciências Tumba de São Pedro Jardim da Pinha, Museus Vaticanos Palácio do Governo do Vaticano Biblioteca Apostólica Vaticana Jardins do Vaticano Palácio Apostólico Estação ferroviária do Vaticano


 ver · editar Vaticano
Mapa de localização.

O Vaticano, oficialmente Estado da Cidade do Vaticano, é uma cidade-estado e o menor Estado independente do mundo, encravado na zona norte de Roma. Deve a sua existência ao fato de ser a residência oficial do Papa e de ser a sede da Igreja Católica e também da Igreja Católica de Rito Latino, a maior e a mais conhecida e numerosa das 23 Igrejas sui iuris que constituem a Igreja Católica Apostólica Romana. Com aproximadamente 44 hectares (0,44 km²) e com uma população estimada de 1 000 habitantes, é a menor entidade territorial do mundo administrada por um Estado.

A Cidade do Vaticano é um Estado eclesiástico ou teocrático-monárquico, governado pelo bispo de Roma, o Papa. A maior parte dos funcionários públicos são todos os clérigos católicos de diferentes origens raciais, étnicas e nacionais. É o território soberano da Santa Sé (latim: Sancta Sedes) e o local de residência do Papa, referido como o Palácio Apostólico. A Santa Sé, ou Sé Apostólica, do ponto de vista legal, é distinta do Vaticano: este é uma cidade-Estado que existe desde 1929; a Santa Sé, contudo, remonta ao cristianismo primitivo sendo a principal sé episcopal de 1,5 bilhão de católicos romanos (latinos e orientais) de todo o mundo.



 ver · editar Artigo destacado aleatório
Detalhe em uma das fachadas dos Museus

Os Museus Vaticanos constituem um conglomerado de renomadas instituições culturais da Santa Sé, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos Pontífices romanos. Além destas instituições relativamente independentes entre si, das quais algumas possuem também sub-seções mais ou menos autônomas, os Museus Vaticanos supervisionam uma série de outros espaços dentro dos palácios da Cidade do Vaticano, como galerias e capelas, que por si mesmos guardam alto interesse arquitetônico, histórico e artístico.

Desde a Idade Média, o papado foi acumulando um significativo acervo de obras de arte, algumas remontando ao Império Romano, que eram mantidas no Patriarcado de Latrão, a antiga residência papal. Contudo, nesse período não havia uma consciência museológica, a coleção não era sistematizada e não havia um programa de aquisições. Somente ao longo do Renascimento, quando surgiu um renovado interesse pela arte e cultura clássicas da Antiguidade, e os grandes aristocratas começaram a formar importantes coleções privadas de relíquias arqueológicas e objetos de arte antigos, é que a ideia moderna de museu começou a se formar. Acompanhando essa tendência, em 1503 o papa Júlio II criou um espaço no Vaticano, o Pátio do Belvedere, construído por Bramante, para receber parte de sua coleção pessoal e de algumas obras antigas.


 ver · editar História
Os Estados Pontifícios na Península Itálica em 1796
Os Estados Pontifícios na Península Itálica em 1796

A história diplomática do Vaticano começa no século IV, porém os limites do poder do papado evoluíram ao longo do tempo e séculos. Os papas, e as suas prerrogativas de poder temporal, lideraram uma grande parte da península italiana, incluindo Roma, por um milênio.

A justificativa histórica para este poder temporal reside na Doação de Constantino, uma falsificação pelo qual o imperador Constantino I havia dado primazia ao Papa Silvestre I sobre as Igrejas Orientais e o Imperium (poder imperial) ao Ocidente. (o caráter apócrifo deste documento foi elaborado em 1442 pelo humanista Lorenzo Valla). Os territórios dos Estados Pontifícios, antecessor ao atual Vaticano, haviam sido doados em 756 por Pepino, o Breve, rei dos francos pela Doação de Pepino.

 ver · editar Imagem aleatória
 ver · editar Categorias
 ver · editar Como colaborar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Vaticano na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração:


 ver · editar Você sabia

...que o Vaticano é uma cidade-estado soberana que consiste em um enclave dentro da cidade de Roma, com 44 hectares, sendo a menor cidade, o menor estado e o menor país do mundo?

...que neste local se encontra a Santa Sé, a sede do governo Papal, ou seja, a sede principal da Igreja Católica?

...que o Vaticano é um estado eclesiástico, governado pelo Papa, livre de qualquer influência de qualquer governo, se tornando uma Monarquia absoluta eletiva teocrática não-hereditária?

...que a palavra Vaticano deriva do latim "vates" que significa "vidente, adivinho", sendo uma palavra emprestada do etrusco, e era o nome de uma das sete colinas de Roma, onde se erguia o Circo de Nero, onde São Pedro foi martirizado e sepultado para proclamar a sua devoção a Jesus Cristo?

...que a defesa do Vaticano é proporcionada pela Itália?


 ver · editar Biografia destacada


São Papa João XXIII, OFS, nascido Angelo Giuseppe Roncelli (Sotto il Monte, 25 de novembro de 1881 - Vaticano, 3 de junho de 1963) foi Papa e líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana e Soberano da Cidade do Vaticano de 28 de outubro de 1958 até a data de sua morte. Pertencia à Ordem Franciscana Secular (OFS) e escolheu como lema principal: Obediência e paz.

Devido à sua bondade, simpatia, sorriso, jovialidade e simplicidade, João XXIII era aclamado e elogiado mundialmente como o "Papa bom" ou o "Papa da bondade". Mas, mesmo assim, vários grupos minoritários de católicos tradicionalistas acusavam-no de ser maçom, radical esquerdista e herege modernista por ter convocado o Concílio Vaticano II e promovido a liberdade religiosa e o ecumenismo. Ele foi declarado Beato pelo Papa João Paulo II no dia 3 de Setembro de 2000 e santo pelo Papa Francisco no dia 27 de abril de 2014, onde também fora canonizado o Papa João Paulo II. É considerado o patrono dos delegados pontifícios e a sua festa litúrgica é celebrada no dia 11 de Outubro.

 ver · editar Predefinições
 ver · editar Wikimedia
Vaticano no Commons Vaticano no Commons
Imagens e mídia
Vaticano no Wikcionário Vaticano no Wikcionário
Definições
Vaticano no Wikilivros Vaticano no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Vaticano no Wikinotícias Vaticano no Wikinotícias
Notícias
Vaticano no Wikiquote Vaticano no Wikiquote
Citações
Vaticano no Wikisource Vaticano no Wikisource
Biblioteca
Vaticano na Wikiversidade Vaticano na Wikiversidade
Recursos de aprendizado