Papa Silvestre I

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Silvestre I
33º papa
Nascimento Roma, 285
Eleição 31 de janeiro de 314
Fim do pontificado 31 de dezembro de 335 (22 anos)
Morte 31 de dezembro de 335 (50 anos)
Antecessor Melquíades
Sucessor Marcos
Listas dos papas: cronológica · alfabética

São Silvestre I foi Papa entre 31 de janeiro de 314 até 31 de dezembro de 335, durante o reinado do imperador romano Constantino I, que determinou o fim da perseguição aos cristãos, iniciando-se a Paz na Igreja. Silvestre I foi um dos primeiros santos canonizados sem ter sofrido o martírio. Festa em 31 de Dezembro.

Vida[editar | editar código-fonte]

Silvestre I enviou emissários para presidirem ao sínodo de Arles (314) e ao Primeiro Concílio de Niceia (325), convocados por Constantino, a sua ausência é motivo de debate, provavelmente deve-se ao seu estado de saúde. Durante o seu pontificado a autoridade da Igreja foi estabelecida e se construíram alguns dos primeiros monumentos cristãos, como a Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém, e as primitivas basílicas de Roma (São João de Latrão e São Pedro), bem como das igrejas dos Santos Apóstolos em Constantinopla.

Atribui-se em geral a conversão de Constantino a uma visão que terá tido antes da batalha da ponte de Milvius (312). Mas a tradição medieval, também teria dito que o imperador teria lepra incurável, e logo que Silvestre o batizou por imersão numa piscina ficou imediatamente curado. Esta versão porém não tem fundamento, pois sabe-se que Constantino foi batizado ao fim de sua vida, com a intenção de perdoar seus pecados,[1] por Eusébio, bispo de Nicomédia[2].

Entre seu legado está a comemoração da morte do judaísmo, que incluía atividades anti judaicas, dentre elas a queima de livros e sinagogas, torturas públicas e assassinatos de judeus. Ele também incentivou a proibição de judeus residirem em Jerusalém dentre outras leis anti-semitas junto a Constantino[2].

Referências

  1. César. Constantino I. Série de Documentários da TV Escola sobre os imperadores romanos. 2008.
  2. a b Cohen, Ariel (31 de Dezembro de 2014). "Celebrando um papa anti-semita". Jerusalem Post. Arquivado do original em 31 de dezembro de 2014. Recuperado em 31 de dezembro de 2014.


Precedido por
Melquíades
Emblem of the Papacy SE.svg
Papa

33.º
Sucedido por
Marcos


Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.