Papa Félix III

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Félix III
48º papa
Nome de nascimento Felix
Nascimento Roma,
440
Eleição 13 de Março de 483
Fim do pontificado 1 de março de 491 (7 anos)
Morte 1 de março de 491 (51 anos)
Antecessor Simplício
Sucessor Gelásio I
Listas dos papas: cronológica · alfabética

Félix III (em latim: Felix) foi papa (483-492) nascido em Roma, eleito em 13 de março de 483, descendente da nobre família Anicia de senadores de Roma, também é chamado de Félix II na lista de papas que exclui o Antipapa Félix II.

Eleito por proposta de Odoacro - rei dos hérulos e responsável pelo fim do Império Romano do Ocidente - e consagrado no trono, tratou de estabelecer a paz no Oriente e empenhou-se na luta para purificar a doutrina cristã da heresia de Eutiques, o monofisismo, doutrina daqueles que admitiam em Jesus Cristo uma só natureza (a divina), que somente terminaria no século seguinte (518).

Um ano antes de sua posse, o imperador do Oriente, Zenão I, promulgara o Henótico, documento cujos termos pareciam favorecer o monofisismo, que o Concílio de Calcedônia condenara (451). Enviou embaixadores a Constantinopla para que procurassem entrar em acordo com Acácio, patriarca daquela cidade, que foi o grande inspirador do documento. Sob a proteção imperial, Acácio não abdicou de seus ideais e tentou corromper os legados pontifícios e, por isso, foi excomungado.

Iniciava-se, assim, as desavenças com o patriarcado de Constantinopla, originando o cisma da Igreja oriental, também chamado de Cisma de Acácio. Zenão incentivou Teodorico, rei dos ostrogodos, a lutar contra Odoacro, amigo e protetor do papa.

Teodorico venceu e se tornou rei da Itália, porém tanto o imperador como o papa já haviam morrido. Teve filhos, um dos quais foi o pai do famoso São Gregório Magno. Foi considerado, erroneamente, um santo mártir, mas aparentemente morreu naturalmente em 492. É o único papa que está enterrado na basílica de São Paulo Extramuros.


Precedido por
Simplício
Emblem of the Papacy SE.svg
Papa

48.º
Sucedido por
Gelásio I


Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Papa Félix III