Papa Gregório XIV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gregório XIV
Papa da Igreja Católica
229° Papa da Igreja Católica
Atividade Eclesiástica
Diocese Diocese de Roma
Eleição 5 de dezembro de 1590
Entronização 8 de dezembro de 1590
Fim do pontificado 16 de outubro de 1591 (10 meses)
Predecessor Urbano VII
Sucessor Inocêncio IX
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 1551
Nomeação episcopal 13 de março de 1564
Ordenação episcopal abril de 1564
por Dom Carlos Cardeal Borromeu
Nomeado Patriarca 5 de dezembro de 1590
Cardinalato
Criação 12 de dezembro de 1583
por Papa Gregório XIII
Ordem Cardeal-presbítero
Título Santa Cecília
Papado
Brasão
C o a Gregorio XIV.svg
Consistório Consistórios de Gregório XIV
Dados pessoais
Nascimento 11 de fevereiro de 1535
Cremona, Itália
Morte 16 de outubro de 1591 (56 anos)
Roma, Itália
Nacionalidade italiano
Nome nascimento Niccolò Sfondrati
Progenitores Mãe: Anna Visconti
Pai: Francesco Sfondrati
Sepultura Basílica de São Pedro
dados em catholic-hierarchy.org
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de Papas

Papa Gregório XIV, nascido Niccolò Sfondrati (Cremona, 11 de fevereiro de 1535 - Roma, 16 de outubro de 1591), foi o Papa entre 5 de dezembro de 1590 até a data de sua morte.[1]

Início de carreira[editar | editar código-fonte]

Niccolò Sfondrati nasceu em Somma Lombardo , então parte do Ducado de Milão , no estrato mais alto da sociedade milanesa. Sua mãe, da Casa de Visconti, morreu no parto. Seu pai Francesco Sfondrati, senador da antiga comuna de Milão, foi criado pelo cardeal-sacerdote pelo Papa Paulo III em 1544.[2]

Em sua juventude, ele era conhecido por seu estilo de vida modesto e piedade rigorosa. Ele estudou direito em Perugia e Pádua, foi ordenado sacerdote e rapidamente nomeado bispo de Cremona, em 1560, a tempo de participar das sessões do Concílio de Trento de 1561 a 1563. O Papa Gregório XIII o tornou cardeal-sacerdote de Santa Cecília, em 12 de dezembro de 1583. Sfondrati era um seguidor próximo do cardeal Carlos Borromeu, e quando o cardeal morreu, ele celebrou a missa de réquiem para Borromeo em 7 de novembro de 1584.[3] Sfondrati era um amigo íntimo e um grande admirador de Filipe Néri, um padre italiano que morreu em 1595 e foi canonizado em 1622.

Eleição papal[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Conclave do outono de 1590

Após a morte do Papa Urbano VII, em 27 de setembro de 1590, o embaixador espanhol Olivares apresentou ao conclave uma lista dos sete cardeais que seriam aceitáveis ​​por seu mestre Filipe II de Espanha. Em 5 de dezembro de 1590, após dois meses de impasse, Sfondrati, um dos sete candidatos de Filipe II, mas que não aspirava ao cargo, foi eleito papa. O cardeal Alessandro Peretti di Montalto chegou à cela de Sfondrati para informá-lo de que o Colégio Sagrado havia concordado com sua eleição e o encontrou ajoelhado em oração diante de um crucifixo.[4]

No dia seguinte à eleição do papa, Gregório XIV começou a chorar e disse aos cardeais: "Deus te perdoe! O que você fez?"[4] Em seu touro de 21 de março de 1591, Cogit nos, proibiu sob pena de excomunhão todas as apostas relativas à eleição de um papa, à duração de um pontificado ou à criação de novos cardeais.

Papado[editar | editar código-fonte]

O breve pontificado de Gregório XIV foi marcado por uma intervenção vigorosa em favor do partido católico nas guerras religiosas francesas. Instigado pelo rei da Espanha e pelo duque de Mayenne, ele excomungou Henrique IV de França em 1 de março de 1591, reiterando a declaração de 1585 do Papa Sisto V de que, como herege (protestante), Henrique de Navarra era inelegível para suceder ao trono da Igreja Católica. França e ordenou que o clero, nobres, funcionários judiciais e o Terceiro Estado da França o renunciassem.[4]

Gregório XIV arrecadou um exército para a invasão da França e enviou seu sobrinho Ercole Sfondrati para a França à frente. Ele também enviou um subsídio mensal de 15 mil escudos a Paris para reforçar a Liga Católica. Ao cair solidamente do lado dos interesses espanhóis, em parte porque Gregório XIV foi eleito devido à influência dos cardeais espanhóis, a recente política papal de tentar manter um equilíbrio entre Espanha e França foi abandonada.

Uma medalha representando Gregório XIV.

Cardeais[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Consistórios de Gregório XIV

Gregório XIV criou cinco cardeais, entre os quais seu sobrinho Paolo Emilio Sfondrati, seu Secretário de Estado. Ele tentou convencer Filipe Néri, um amigo de longa data, a aceitar o cargo de cardeal, mas Neri recusou, dizendo que havia muitos mais merecedores da honra do que ele.

Em um decreto de 18 de abril de 1591 (Bulla Cum Sicuti), Gregório XIV ordenou que os católicos das Filipinas reparassem os nativos, que haviam sido forçados à escravidão pelos europeus, e ordenou sob pena de excomunhão dos proprietários que todos escravos nativos nas ilhas sejam libertados.

Também em 1591, Gregório XIV modificou a Constituição Apostólica Effraenatam do Papa Sisto V (1588) para que a pena pelo aborto não se aplicasse até que o feto fosse animado.

Os biógrafos mencionam que o papa Gregório XIV tinha uma tendência nervosa ao riso, que ocasionalmente se tornava irresistível e até se manifestava em sua coroação. Gregório XIV, que estava com problemas de saúde antes de sua eleição para o papado, morreu devido a um grande cálculo biliar e foi sucedido por Papa Inocêncio IX.


Precedido por
Urbano VII
Emblem of the Papacy SE.svg
Papa

229.º
Sucedido por
Inocêncio IX


Referências

  1. «Título ainda não informado (favor adicionar)». www2.fiu.edu 
  2. Terence Scully, The Opera of Bartolomeo Scappi (1570), (University of Toronto Press, 2008), vi.
  3. Miranda, "Cardinals of the Holy Roman Church"
  4. a b c Ott, Michael. "Pope Gregory XIV." The Catholic Encyclopedia Vol. 7. New York: Robert Appleton Company, 1910. 21 December 2018 Este artigo incorpora texto desta fonte, que está no domínio público.
Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.