Papa Gregório I

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
São Gregório I Magno O.S.B.
64º papa
Nascimento Roma, Itália,
540
Eleição 3 de Setembro de 590
Fim do pontificado 12 de Março de 604 (64 anos)
Antecessor Pelágio II
Sucessor Sabiniano
Listas dos papas: cronológica · alfabética
São Gregório I Magno O.S.B (Papa)
São Gregório Magno
Papa, Padre latino e Doutor da Igreja
Nascimento  ?540 em Roma, Itália
Morte 12 de Março de 604 em Roma
Veneração por Igreja Católica
Igrejas Orientais
Igreja Anglicana
Festa litúrgica 3 de Setembro
Gloriole.svg Portal dos Santos

Gregório I, OSB (ca. 54012 de Março de 604), dito São Gregório Magno, foi o 64º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Pontificou de 3 de Setembro de 590 até a data da sua morte. Era monge beneditino. É um Doutor da Igreja e um Padre latino[1] .

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Gregório nasceu em Roma numa família da aristocracia tradicional e principal romana, filho de Gordiaus e de Santa Sílvia, de apelido Anícia[2] . Chegou a perseguir uma carreira política que o levou ao cargo de prefeito da cidade.

Em cerca de 575, Gregório ingressa num mosteiro e assume a vida religiosa por influência dos escritos e personalidade de São Bento.

Converteu sua casa no monte Célio no mosteiro de Santo André e fundou seis outros nas terras de sua família, na Sicília.

Foi também apocrisiário em Constantinopla.

Enquanto papa, Gregório foi o responsável pelo envio dos primeiros missionários para converter os anglo-saxões nas Ilhas Britânicas (tendo enviado para lá um grupo de quarenta monges beneditinos, liderados por Agostinho de Cantuária, que seria o primeiro arcebispo de Cantuária - a chamada Missão gregoriana).

É ainda responsável pela divulgação do tipo de música que é hoje em dia conhecido como canto gregoriano.

Deixou extensa obra escrita, incluindo sermões e comentários sobre a Bíblia, como o livro Moralia, que comenta o livro de Jó, e volumes de correspondência.

Também foi responsável pela compilação dos sete pecados capitais - a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça - adaptando para o Ocidente a partir das oito tentações descritas pelo monge Evágrio do Ponto, dois séculos antes.

Durante seu pontificado, o Patriarca de Constantinopla João IV Nesteutes deu a si mesmo o título de Ekumenikós (Ecumênico), afirmando estar acima de todos os bispos do mundo. Em resposta o Papa Gregório se atribuiu o título de Servus Servorum Dei (Servo dos Servos de Deus), representando a função pastoral e colegial do papa, título esse que seus sucessores mantiveram e mantêm até hoje, visto que este é um dos títulos oficiais dos atuais Papas.

A par do Papa Leão I e do Papa Nicolau I , foi chamado pelo povo de Magno, sendo celebrado como santo pela Igreja Católica.

No Brasil é considerado padroeiro dos biólogos.

Festa litúrgica[editar | editar código-fonte]

O calendário atual da Igreja Católica desde sua revisão, com a reforma definida pelo Concílio Vaticano II, celebra São Gregório Magno no dia 3 de setembro, dia da sua consagração episcopal em 590. Anteriormente, a sua festa era comemorada em 12 de março, dia da sua morte, em 604. Este dia sempre cai no Tempo da Quaresma durante o qual, após a reforma, deixou-se de comemorar as festas litúrgicas, por ser um período de recolhimento. Por esta razão, seu dia de festa foi transferido para 3 de setembro, data também adotada pela Igreja da Inglaterra e Igreja Luterana.

A Igreja Ortodoxa Oriental e todas as igrejas que seguem o Rito bizantino continuam a comemorar São Gregório no dia 12 de março.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Gregory I". The Oxford Dictionary of the Christian Church. (2005). Ed. F.L. Cross. New York: Oxford University Press. 
  2. S. Gregório Magno, Papa, Doutor da Igreja, +604, evangelizo.org
  3. Pope Gregory I_Feast day. Wikipedia em inglês.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Papa Gregório I
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Papa Gregório I


Precedido por
Pelágio II
Emblem of the Papacy SE.svg
Papa

64.º
Sucedido por
Sabiniano



Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Papa Gregório I