Papa João XI

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: João XI redireciona para este artigo. Para o patriarca grego ortodoxo de Constantinopla de mesmo título, veja João XI Bekkos.
João XI
125º papa
Nome de nascimento Alexandre de Tusculum
Nascimento Roma,
ca. 910
Eleição Março de 931
Fim do pontificado dezembro de 935 (4 anos)
Morte dezembro de 935 (25 anos)
Antecessor Estêvão VII
Sucessor Leão VII
Listas dos papas: cronológica · alfabética

Papa João XI (ca. 910dezembro de 935) foi Papa de março de 931 a de dezembro de 935.

Era filho do primeiro casamento de Marózia com Alberico I de Espoleto. Através de intrigas da mãe, que governava Roma, foi eleito Papa em Março de 931, ficando completamente sob a influência da Senatrix et Patricia romana. Para fortalecer o seu poder, Marózia casou com o cunhado Hugo, rei da Provença e Itália, levando a um governo tirânico em Roma.

Uma forte oposição apareceu entre os nobres, liderados por Alberico II, filho mais novo de Marózia. Esta foi presa e o marido fugiu. Alberico tornou-se o novo governante de Roma, dando ao Papa apenas o poder de exercer os seus deveres espirituais. Todas as outras jurisdições inerentes ao cargo pontifício foram exercidas por Alberico. João XI refugiou-se nos monges de Cluny e, em agradecimento concedeu à Congregação vários privilégios, tornando-a mais tarde um poderoso agente da reforma da Igreja. Amava a música e agraciou com sua proteção muitos artistas. Viveu maritalmente com a própria mãe, Marózia.


Precedido por
Estêvão VII
Emblem of the Papacy SE.svg
Papa

125.º
Sucedido por
Leão VII


Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.