Portal:Ossétia do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Ossétia do Sul
Armoiries de l'Ossétie du Sud.
Localisation de l'Ossétie du Sud.
A República da Ossétia do Sul (em osseta: Республикӕ Хуссар Ирыстон, Respublikæ Xussar Iryston; em russo: Республика Южная Осетия, Respoublika Ioujnaïa Ossetiïa; em georgiano: სამხრეთი ოსეთი, Samkhreti Osseti) é uma região separatista espremida entre a Geórgia e a Rússia no Cáucaso. A Ossétia do Sul se separou da Geórgia após a dissolução da União Soviética em 1992.

Sua capital é Tskhinval(i) e seu presidente é Eduard Kokoity (desde 18 de dezembro de 2001).

Na sequência de um conflito armado entre a Rússia e a Geórgia em agosto de 2008, Moscou reconheceu a independência da Ossétia do Sul em 26 de agosto de 2008, seguida por Nicarágua, Venezuela e Nauru.


 ver · editar Artigo destacado
Mapa da Ossétia do Sul depois da guerra, mostrando aldeias georgianas sob controle da Ossétia do Sul.

A Guerra na Ossétia do Sul (1991-1992) foi parte do conflito georgiano-osseta entre 1991 e 1992 pelas forças governamentais georgianas e milícias de étnia georgiana de um lado, e de outro, as forças da Ossétia do Sul e os seus aliados (Ossétia do Norte), houve também o envolvimento ocasional de unidades militares russas. A guerra foi mediada pela Rússia através de um cessar fogo que se estabeleceu uma força conjunta da Ossétia do Sul e para a esquerda dividida entre as autoridades rivais.

South-Osset-geo-stub.PNG Leia mais ...


 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem seleccionada
Dmitry Medvedev in South Ossetia 13 July 2009-8.jpg

O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev com o presidente da Ossétia do Sul, Eduard Kokoity, em Tskhinval perto do monumento às vítimas do conflito militar na Ossétia.


 ver · editar Sabia que?

... na Ossétia do Sul encontra-se o maior lago do Cáucaso - Ertso?

... antes do conflito georgiano-osseta de 2008, a população osseta na Ossétia do Sul consistia de cerca de dois terços dos ossetas e de 25-30% de georgianos? A composição atual da população é desconhecida, algumas estimativas falam de 45 mil ossetas e 17.500 georgianos na Ossétia do Sul em 2007.


 ver · editar Portais relacionados

Purgar cache do servidor