Eduard Kokoity

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Eduard Kokoity
Nome nativo Кокойты Джабейы фырт Эдуард
Nascimento 31 de outubro de 1964 (53 anos)
Tskhinvali
Cidadania União Soviética, Ossétia do Sul
Alma mater Universidade Estatal da Ossétia do Sul
Ocupação político

Eduard Djabeievitch Kokoity (em osseta: Кокойты Джабейы фырт Эдуард; em russo: Эдуа́рд Джабе́евич Коко́йты; ocasionalmente russificado como Kokoyev) (Tskhinvali, 31 de outubro de 1964) é o antigo presidente da Ossétia do Sul, uma república da Ásia Central, recém-desmembrada da Geórgia cuja existência é reconhecida apenas pela Rússia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em 1964, Kokity fez parte da equipe nacional de luta livre da antiga União Soviética. Antes de 1989 ocupou o cargo de primeiro-secretário do Komsomol ("Liga Comunista Jovem") na cidade de Tskhinvali, capital da Ossétia do Sul. Mudou-se para Moscou em 1992, onde envolveu-se no mundo dos negócios, retornando ao seu país em 2001.

De volta à carreira política, foi eleito Presidente da Ossétia do Sul, com 38 anos, nas eleições realizadas em novembro e dezembro daquele ano. No primeiro turno, ocorrido em 18 de novembro de 2001 conseguiu 45% dos votos, contra 24% de Stanislav Kotchiev e 21% do então presidente, Lyudvig Tchibirov. Venceu o segundo turno, contra Kotchiev, com 53% dos votos, em 6 de dezembro, e tomou posse no dia 18 de dezembro.