Portal:Tuvalu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Tuvalu
Flag of Tuvalu
Tuvalu

Tuvalu (pronúncia em português[tuvaˈlu]; pronúncia em inglês[tuːˈvɑːluː, ˈtuːvəluː]) é um Estado da Polinésia formado por um grupo de nove atóis, antigamente chamado Ilhas Ellice. Tem fronteiras marítimas com o Kiribati, a norte e a nordeste, com o território neozelandês de Tokelau, a leste, com Samoa, a sudeste, com o território francês de Wallis e Futuna a sul e com Fiji, também a sul, e fica estrategicamente localizado no sul da Oceania. A oeste o vizinho mais próximo é as Ilhas Salomão, mas a distância entre os dois grupos de ilhas é bastante grande (cerca de 900 quilômetros quadrados).

O atol de Funafuti, principal centro do arquipélago, é formado por mais de 30 ilhas. 92% da população é tuvaluana, já 8% é formada por outros grupos polinésios, principalmente os que vêm de Kiribati. Tuvalu divide-se administrativamente em nove ilhas. O nome "Tuvalu" significa "grupo de oito", na língua tuvaluana, e simboliza suas oito ilhas que originalmente eram habitadas.

Em 1568 o navegador espanhol Álvaro de Mendaña foi o primeiro europeu a navegar pelo arquipélago. Em 1568 durante sua primeira viagem avistou Nui e durante sua segunda viagem em 1595 navegou passando Niulakita. Em 1819, a ilha de Funafuti foi nomeada Ilha Ellice; o nome Ellice seria aplicado a todas as nove ilhas. As ilhas foram declaradas um protetorado britânico pelo Capitão Gibson do HMS Curacoa em 1892; então administrado como parte dos Territórios Britânicos do Pacífico Ocidental; e de 1916 a 1974 como parte da colônia das Ilhas Gilbert e Ellice.

Como resultado do referendo de autodeterminação das Ilhas Ellice em 1974 a colônia das Ilhas Gilbert e Ellice deixou de existir em 1 de janeiro de 1976 e as colônias britânicas separadas de Kiribati e Tuvalu surgiram. Tuvalu tornou-se totalmente independente dentro da Commonwealth em 1 de outubro de 1978. Em 17 de setembro de 2000, Tuvalu tornou-se o 189º membro das Nações Unidas.


 ver · editar Artigo em destaque
 ver · editar Você sabia…
DYK Question Mark Right

... que o cristianismo chegou a Tuvalu em 1861, quando Elekana, diácono de uma Igreja Congregacional em Manihiki nas Ilhas Cook, foi apanhado numa tempestade e se afastou por oito semanas antes de desembarcar em Nukulaelae em 10 de maio de 1861?

... que o Ciclone Bebe, que passou sobre Funafuti em 21 e 22 de outubro de 1972, derrubou 90% das casas e árvores e causou danos extensos ao Princess Margaret Hospital e outros edifícios públicos?

... que entre 10 e 11 de março de 2015, maré ciclônicas estimadas em 3-5 m, causadas pelo Ciclone Pam, provocaram o pior desastre natural na história de Vanuatu?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem selecionada
View from Hotel room.jpg

Vista do Vaiaku Lagi Hotel, Funafuti.


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

 ver · editar Tópicos
Flag of Tuvalu.svg Tuvalu
História • Política • Subdivisões • Geografia • Economia • Demografia • Cultura • Turismo • Portal • Imagens


 ver · editar Associados Wikimedia
Wikimedia-logo.svg
Tuvalu no Commons Tuvalu no Commons
Imagens e mídia
Tuvalu no Wikcionário Tuvalu no Wikcionário
Definições
Tuvalu no Wikilivros Tuvalu no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Tuvalu no Wikinotícias Tuvalu no Wikinotícias
Notícias
Tuvalu no Wikiquote Tuvalu no Wikiquote
Citações
Tuvalu no Wikisource Tuvalu no Wikisource
Biblioteca
Tuvalu na Wikiversidade Tuvalu na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar