O Irão (português europeu) ou Irã (português brasileiro), oficialmente República Islâmica do Irão (em farsi: جمهوری اسلامی ايران, transliteração: Jomhūrī-ye Eslāmī-ye Īrān), é um país asiático do Médio Oriente que limita a norte com a Arménia, o Azerbaijão, o Turquemenistão e o Mar Cáspio, a leste com o Afeganistão e o Paquistão, a oeste com o Iraque e a Turquia, a sul com o Golfo de Omã e com o Golfo Pérsico. A sua capital é Teerão, a sua língua oficial é o persa, e a sua moeda é o rial. O Islã xiita é a religião oficial do Estado.
O Irã tem uma das mais antigas histórias do mundo, estendendo-se cerca de 6.000 anos, e ao longo da história, o Irã tem sido de importância geoestratégica. Conhecido no Ocidente até 1935 como Pérsia, passou desde então a ser conhecido como Iran (transliterado em Portugal como Irão e no Brasil como Irã), palavra que significa literalmente "terra dos arianos" (no sentido étnico do termo e não no seu sentido religioso, ligado ao arianismo). Em 1979, com a Revolução Islâmica promovida pelo aiatolá Khomeini, o país adoptou a sua actual designação oficial de República Islâmica do Irão. Os seus nacionais se chamam iranianos, embora o termo persas seja ainda utilizado.
O Irã como potência regional ocupa uma posição importante na economia mundial devido às suas importantes reservas de petróleo e gás natural, e tem considerável influência regional no Sul e Sudoeste da Ásia. O Irã é também um dos poucos estados que compõem o berço da civilização.
Durante a história, o território do país tem tido grande importância geográfica, visto a sua posição entre o Oriente Médio, Cáucaso, Ásia Central e o Golfo Pérsico, além da proximidade entre o Leste Europeu e o subcontinente Indiano.
A Guerra Irã-Iraque (português brasileiro) ou Guerra Irão-Iraque (português europeu) foi um conflito militar entre o Irã e o Iraque entre 1980 e 1988, resultado de disputas políticas e territoriais entre ambos os países.
O Iraque esperava uma guerra rápida, pois contava com um moderno exército equipado pela ex-URSS. Outros países muçulmanos, como o Kuwait e a Arábia Saudita, também lhe davam apoio financeiro, na esperança de enfraquecer o regime de Teerã. O Irã estava isolado internacionalmente, pois considerava os EUA e a ex-URSS igualmente como inimigos. Como vantagem, o Irã contava apenas com uma população bem superior. O exército iraquiano engajou-se em uma escaramuça de fronteira numa região disputada, porém não muito importante, efetuando posteriormente um assalto armado dentro da região produtora de petróleo iraniana. A ofensiva iraquiana encontrou forte resistência e o Irã recapturou o território.
Graças ao contrabando de armas (escândalo Irã-Contras), o Irã conseguiu recuperar boa parte dos territórios ocupados pelas forças iraquianas.
O conflito começou a efetivamente preocupar as potências quando atingiu o fluxo regular de petróleo, na medida em que os beligerantes passaram a afundar navios e instalações petrolíferas, prejudicando grandes fornecedores como o Kuwait. A partir disso, começaram as pressões mundiais pela paz. No princípio de 1988, o Conselho de Segurança da ONU exigiu um cessar-fogo. O Iraque aceitou, mas o Irã, não. Em Agosto de 1988, hábeis negociações levadas a cabo pelo secretário-geral da ONU, Perez de Cuéllar, e a economia caótica do Irã levaram a que o país aceitasse que a Organização das Nações Unidas (ONU) fosse mediadora do cessar-fogo. O armistício veio em julho e a paz foi restabelecida em 15 de agosto.
... que a palavra Irã significa "terra dos arianos" ?
... que o Irã se tornou nono país no mundo a colocar seu próprio satélite em órbita usando um lançador nacional e o sexto a enviar animais no espaço ?
... que os mais antigos vestígios de vinho encontrados no Irã datam a mais de 7000 anos atrás ?
... que a língua persa é uma das mais antigas línguas em uso contínuo ?
... que a invasão anglo-soviética da Pérsia foi lançada para assegurar petróleo para a Grã-Bretanha e fornecer uma rota para os suprimentos Lend-Lease desesperadamente necessários pela União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial ?
... que diversas religiões - como o zoroastrismo, o mitraísmo, o maniqueísmo, a Fé Bahá'í, o mazdaquismo, o babismo e o ismaelismo - originam-se no Irã ?
... que o Irã tem a maior população xiita do mundo, com quase 65 milhões de seguidores ?
... que o sorvete foi inventado provavelmente no Irã ?
... que o Irã tem a segunda maior reserva de petróleo e a segunda maior reserva de gás natural no mundo e é potencialmente uma superpotência energética ?
... que o Irã é o maior fabricante de automóveis do Oriente Médio ?
... que o espinafre, o pistache, a romã, o pêssego e a berinjela são provenientes do Irã ?
... que 60% dos alunos matriculados em universidades iranianas são mulheres ?
... que o Irã possui uma das maiores mobilizações de tropas do mundo, com quase 1 milhão em serviço ativo ?
... que a aliança franco-persa foi concluída por Napoleão em 1807 como um passo para ajudá-lo a realizar seu objetivo de atacar a Índia britânica ?
- Séries
- Esboços
- Ligações
- Outros
Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Irã na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.
- Ajude a manter este portal atualizado.
- Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
- Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
- Adicione novas imagens na galeria.
Arg-é Bam, o maior edifício adobe no mundo. A cidadela foi quase que completamente destruída em 26 de dezembro de 2003 por um terremoto.

Abbas Kiarostami (1940) é um diretor de cinema, roteirista, fotógrafo e produtor de cinema iraniano internacionalmente aclamado. Cineasta ativo desde 1970, Kiarostami esteve envolvido em mais de quarenta filmes, incluindo curtas e documentários. Kiarostami alcançou a aclamação da crítica por dirigir a Trilogia de Koker (1987-1994), T'am e Guilass (1997) e Bad ma ra khahad bord (1999). Kiarostami trabalhou extensivamente como roteirista, editor de cinema, diretor de arte e produtor e projetou títulos de crédito e material de divulgação. Também é poeta, fotógrafo, pintor, ilustrador e designer gráfico. Kiarostami é parte de uma geração de cineastas da New Wave Iraniana, um movimento do cinema persa, que começou no final de 1960 e inclui diretores pioneiros como Forough Farrokhzad, Sohrab Shahid Saless, Mohsen Makhmalbaf, Bahram Beizai e Parviz Kimiavi. Esses cineastas compartilham muitas técnicas em comuns, incluindo o uso de diálogos poéticos e uma narrativa alegórica lidando com questões políticas e filosóficas. Kiarostami tem a reputação de usar crianças como protagonistas, por filmes narrativos no estilo de documentário, por histórias que acontecem em aldeias rurais e pelas conversas que se desdobram dentro de carros.
Etnias e religiões no Irã.
|
Você está convidado a participar do WikiProjeto Ásia, um WikiProjeto dedicado a desenvolver e melhorar artigos sobre o Irã.
|

|
|
|
|
|