Portal:Sérvia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Portserbia.jpg


Portal da Sérvia


Sérvia


Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a Sérvia.


Cartella rossa.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of Serbia.
Coat of Arms of Serbia.
Location of Serbia in the world.

A Sérvia, oficialmente a República da Sérvia (em sérvio: Република Србија or Republika Srbija), é um país europeu, cuja capital é Belgrado, localizado no sudeste da Europa, na região balcânica. Faz fronteira a sudoeste com Montenegro, país do qual se separou em 2006, a oeste com a Bósnia e Herzegovina, a noroeste com a Croácia e com a Macedônia, ao leste com a Romênia e a Bulgária e ao norte com a Hungria. A província do Kosovo, no sul, proclamou sua independência unilateralmente em 17 de Fevereiro de 2008, mas o governo sérvio não a reconhece.

A Sérvia fez parte de vários Estados eslavos do Sul, incluindo o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos (posteriormente Reino da Iugoslávia) de 1918 a 1941, da República Socialista Federativa da Iugoslávia de 1945 a 1992, da República Federal da Iugoslávia de 1992 a 2003 e da União de Sérvia e Montenegro a partir de 2003 a 2006. No dia 5 de junho do mesmo ano, a Sérvia declarou sua independência, dois dias após Montenegro ter feito o mesmo depois de um plebiscito no páis que decidiu pela separação. No entanto, a Sérvia foi reconhecida como o estado sucessor da união, que por sua vez sucedia a República Federal da Iugoslávia.



Artigos selecionados

Map of the Serbian Empire, University of Belgrade, 1922.jpg

O Império Sérvio (em sérvio: Српско Царство - Srpsko Carstvo), ou Império da Sérvia, foi um império medieval de curta duração formado na península Balcânica como sucessor do Reino da Sérvia. Ele foi fundado em 1346 pelo rei Estêvão Urosh IV Duchan da Sérvia, que expandiu significativamente o seu território. Ele também elevou a Igreja Sérvia ao status de patriarcado. Seu filho e sucessor, Estêvão, o Fraco, perdeu quase tudo o que o pai conquistou (e daí o epíteto). O Império Sérvio terminou definitivamente com a sua morte em 1371 e a desintegração do estado. Alguns dos sucessores de Estêvão em partes da Sérvia chegaram a reivindicar o título de imperador e mantiveram a alegação até 1402.


Biografia selecionada

Petkovic Ordem do Rio Branco Cropped.png

Dejan Petković, mais conhecido como Petković, ou simplesmente Pet (em sérvio: Дејан Петковић) (Majdanpek, 10 de setembro de 1972), é um ex-futebolista e atual treinador sérvio que atuava como meia e atacante. No Brasil, destacou-se defendendo o Vitória, depois em três clubes do Rio: Flamengo, Vasco da Gama e Fluminense. Pelo Flamengo, disputou seu último jogo oficial de futebol num empate em 1 a 1 com o Corinthians em 5 de junho de 2011.

Especialista em cobranças de faltas, escanteios, lançamentos, passes e chutes precisos, foi reconhecido como um dos jogadores mais técnicos atuando no Brasil nos últimos anos e um dos melhores jogadores estrangeiros que já jogaram no país. Um raro exemplo de jogador europeu a vir jogar no Brasil, virou ídolo no Vitória e destacou-se também em três rivais cariocas: Flamengo, Vasco da Gama e Fluminense.

Porém, esse sucesso não seria reconhecido pelas diversas comissões técnicas que foram se passando pelas Seleções Iugoslava, Servo-Montenegrina e Sérvia - sucesso este que, todavia, acabaria reconhecido pelo próprio governo da Sérvia em junho de 2010, quando o Ministro das Relações Exteriores de sua terra natal, Vuk Jeremić, anunciou Petković como cônsul honorário da Sérvia no Brasil.

Imagem selecionada

Sabia que?

Black raspberries in a basket, side view.jpg

... que 17 imperadores romanos nasceram em território da Sérvia, o segundo maior número depois da Itália?

... que o personagem de Ian Fleming, James Bond, foi baseado no sérvio Dusko Popov?

... que a Sérvia obteve a independência em 2006?

... que o famoso escritor John Ronald Reuel Tolkien tentou aprender a língua sérvia, mas não conseguiu?

... que Belgrado está sob alguma forma de ataque a cada 37 anos, em média, desde 1 dC?

... que Belgrado lutou em 115 guerras e foi destruído 44 vezes?

... que a Sérvia tinha a maior taxa de crescimento do PIB na Europa em 2005 e 2006?

... que na Sérvia crescem mais de um terço das framboesas do mundo (imagem), e é a maior exportadora de frutas congeladas no mundo?

... que língua sérvia é quase igual a croata e a bósnia?


Predefinições

Categorias

Mapa

Serbia ethnic02.png


Mapa étnico da Sérvia (incluindo Kosovo) de acordo com o censo de 2002.

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Sérvia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.


WikiProjetos

Portais relacionados

Associados Wikimedia

Sérvia no Wikinotícias     Sérvia no Wikiquote     Sérvia no Wikilivros     Sérvia no Wikisource     Sérvia no Wikcionário     Sérvia na Wikiversidade     Sérvia no Wikivoyage     Sérvia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/S%C3%A9rviaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/S%C3%A9rviaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/S%C3%A9rviaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/S%C3%A9rviaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/S%C3%A9rviaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/S%C3%A9rviaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/S%C3%A9rviaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:S%C3%A9rviaCommons-logo.svg

Recarregar