Portal:Chile

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal do Chile

Bandeira do Chile
Brasão de armas do Chile

O Chile (cujo nome oficial é República do Chile) é um país localizado no sudoeste da América do Sul, limitado a norte pelo Peru, a leste pela Bolívia e pela Argentina, a sul pelo Estreito de Drake e a oeste pelo Oceano Pacífico. Além do território continental e das muitas ilhas a ele próximas, em especial no sul do país, o Chile inclui também algumas ilhas oceânicas: a Ilha de Páscoa, a ilha Sala y Gómez, o Arquipélago Juan Fernández e as Ilhas Desventuradas. É ainda no Chile que se localiza a ponta sul da América do Sul: o Cabo Horn, que é simultaneamente o ponto mais próximo da Antárctida. Também no Chile está o que é considerado o lugar mais seco do planeta: o Deserto do Atacama, de 200 km de extensão, localizado em San Pedro do Atacama.

Leia mais sobre o Chile


Artigo em destaque

Diego de Almagro, pioneiro na exploração do território chileno

A História do Chile divide-se comumente em doze períodos históricos que cobrem o intervalo de tempo compreendido entre o começo do povoamento humano no atual território chileno (c. 10500 a.C.) até os dias atuais. De acordo com a teoria da passagem do Homem pelo Estreito de Bering através da ponte de Beríngia, durante a última glaciação conhecida com o nome de Würm pelos europeus e Wisconsin pelos americanos, o Chile – localizado na parte mais meridional da América do Sul e na zona ocidental da mesma, sobre o oceano Pacífico – foi a última região da América a ser ocupada. A glaciação Wurm-Wisconsin durou cerca de cinquenta mil anos. Segundo os cientistas, a Ponte Terrestre de Bering teve condições de ser transitada durante quatro mil anos na primeira fase e quinze mil anos na segunda. A partir de então, o homem foi andando para o sul, até chegar ao atual território chileno.

Leia mais sobre este artigo


Imagem em Destaque

Casa Central da Universidade do Chile


Biografia[Nao Editar]

Pablo Neruda em 1966.

Pablo Neruda (nome de batismo: Neftalí Ricardo Reyes Basoalto) (Parral, 12 de Julho de 1904Santiago, 23 de Setembro de 1973) foi um poeta chileno premiado com o Nobel de Literatura de 1971, um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX e cônsul do Chile na Espanha (1934-1938) e no México.

Neruda era filho de José del Carmen Reyes Morales, operário ferroviário, e de Rosa Basoalto Opazo, professora primária, morta quando Neruda tinha um mês de vida.

Em 1906 o pai se transferiu para Temuco, onde se casou com Trinidad Candia Marverde, que o poeta menciona em diversos textos, como "Confesso que vivi" e "Memorial de Ilha Negra", como o nome de Mamadre. Estudou no Liceu de Homens dessa cidade, e ali publicou seus primeiros poemas no periódico regional "A Manhã". Em 1919 obteve o terceiro lugar nos Jogos Florais de Maule com o poema Noturno Ideal.

Leia mais sobre este artigo...


Como colaborarEditar

Pedidos:


Reciclar:


Expandir:


Revisar:


Sem imagem:



Você sabia que...

Editar

Você sabia que...

  • ... o Chile é o quinto maior exportador de vinhos do mundo.
  • ... que Ojos del Salado é a montanha mais alta no Chile eo vulcão mais alto do mundo?
  • ...que as múmias Chinchorro são os exemplos mais antigos de restos humanos mumificados, que datam de milhares de anos antes das múmias egípcias?
Portais relacionados à América do Sul

Argentina

Bolívia

Brasil

Chile

Colômbia

Equador

Guiana

Paraguai

Peru

Suriname

Uruguai

Venezuela