Portal:Suriname

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of Suriname
Coat of Arms for Suriname
Map of Suriname.

Suriname, oficialmente chamado de República do Suriname, é um país do nordeste da América do Sul, limitado a norte pelo oceano Atlântico, a leste pela Guiana Francesa, a sul pelo Brasil e a oeste pela Guiana.

A fronteira meridional com a Guiana Francesa é disputada junto ao Rio Maroni; enquanto uma parte da fronteira marítima disputada com a Guiana foi arbitrada pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar em 20 de setembro de 2007.

O Suriname é o menor Estado soberano em termos de área e população da América do Sul. O país é uma das únicas regiões de língua holandesa no hemisfério ocidental que não é uma parte do Reino dos Países Baixos. O Suriname também tem o maior percentual de muçulmanos, tanto na América do Norte como do Sul.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
Behn Oroonoko title page.1688.jpg

Oroonoko (leia-se Orunoko) é um curto romance feito pela escritora inglesa Aphra Behn e publicado em 1688. A obra, cujo protagonista é um africano, escravizado e levado ao Suriname durante a década de 1660, conta uma trágica relação amorosa e, aparentemente, foi inspirada nas viagens que a própria autora fez às colônias sul-americanas. Freqüentemente afirma-se que Aphra Behn foi, historicamente, a primeira escritora da literatura inglesa a basear-se em fatos reais. Embora isso não seja totalmente verdadeiro, Behn sem dúvida é a primeira inglesa que se dedicou profissionalmente à composição de romances e peças de teatro. "Oroonoko" enfileira-se entre os mais antigos romances da língua inglesa, e descreve bem o sistema escravagista da época.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    
Desi Bouterse.jpg

Desiré Delano Bouterse (13 de outubro de 1945) foi um líder golpista, líder do exército e presidente do Suriname.

O nome de Bouterse está estreitamente ligado com o regime militar que controlou o Suriname de 1980 até o início da década de 1990. Em 25 de fevereiro de 1980, o governo do recém-independente Suriname sofreu um golpe militar e Bouterse tornou-se presidente do Conselho Militar Nacional. Embora a Presidência do Suriname fosse mantida, Bouterse foi governante de facto do país até sua renúncia em 1988. Bouterse é o líder do Partido Nacional Democrático (NDP). Em 19 de julho de 2010, ele foi eleito como presidente do Suriname, com 36 dos 50 votos do parlamento.

Cartella viola.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
Sint-Petrus-en-Pauluskathedraal.jpg
Catedral de São Pedro e São Paulo.
Cartella viola.jpg
Nuvola apps remote.png
ver    

...Que a capital do Suriname é Paramaribo?

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Cartella viola.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Cartella viola.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella viola.jpg
Portal.svg
ver