Universidade de Leiden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade de Leiden
Universidade de Leiden
Selo da Universidade
Lema Libertatis Praesidium
Bastião de Liberdade
Fundação 8 de fevereiro de 1575 (449 anos)
Instituição mãe Universidade de Leiden
Tipo de instituição Pública
Localização Leiden & Haia, Países Baixos
Presidente Carel Stolker
Docentes 5.500
Total de estudantes 25.800
Página oficial http://www.leiden.edu

A Universidade de Leiden, ou, na sua forma portuguesa, de Leida[1] (em neerlandês: Universiteit Leiden), localizada na cidade de Leiden, é a mais antiga universidade dos Países Baixos.[2] A universidade foi fundada em 1575 por Guilherme I, príncipe de Orange, líder da Revolta Holandesa durante a Guerra dos Oitenta Anos. A Família Real Holandesa e a Universidade de Leiden continuam a manter uma relação próxima; as rainhas Juliana e Beatriz e o príncipe Guilherme Alexandre são antigos estudantes.

A Universidade de Leiden tem seis faculdades, mais de 50 departamentos e uma excelente reputação internacional. Em 2012, foi a universidade dos Países Baixos mais bem classificada no Times Higher Education World University Rankings, onde foi considerada a 64ª melhor universidade do mundo. O ranking Shanghai Jiao Tong University, de 2011, considerou a Universidade de Leiden a 65ª melhor universidade do mundo.[3] O Times Higher Education World University Rankings classifica recorrentemente a Universidade de Leiden como a melhor da Europa Continental na área das Artes e Humanidades. A universidade está associada a dez líderes e primeiros-ministros dos Países Baixos, incluindo o atual primeiro-ministro Mark Rutte; oito líderes estrangeiros, entre os quais o sexto presidente dos Estados Unidos John Quincy Adams; dois secretários gerais da NATO; e dezesseis recipientes do Prémio Nobel (incluindo Albert Einstein e Enrico Fermi). A universidade ganhou especial relevo durante o Século de Ouro dos Países Baixos, quando académicos de toda a Europa foram atraídos para a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos devido ao seu clima de tolerância intelectual e à reputação internacional de Leiden. Durante este período, Leiden foi a base de figuras como René Descartes, Rembrandt, Hugo Grotius e Baruch Spinoza. A universidade é membro do Grupo Coimbra, do Europaeum e da League of European Research Universities.

A Universidade de Leiden alberga mais de 40 institutos de pesquisa nacionais e internacionais.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Universidade de Leiden

Referências

  1. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda. 
  2. Tecnicamente, a Universidade de Leuven, atualmente na Bélgica mas no ano da sua fundação (1425) localizada nos Países Baixos, é a mais antiga universidade fundada nos Países Baixos; mas Leuven já não faz parte destes.
  3. ARWU 2010 Top 100 Universities Arquivado em 22 de agosto de 2010, no Wayback Machine..