Portal:Turquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Istambul pela manhã

Türkiye Portaline Hoş Geldiniz    •  •  •   Bem-vindo ao Portal da Turquia

Bandeira da Turquia
Localização de Turquia no mapa da Ásia

A Turquia (em turco: Türkiye), cujo nome oficial é República da Turquia (Türkiye Cumhuriyeti), é um país euro-asiático que ocupa toda a península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estende pela Trácia Oriental (também conhecida como Rumélia), no sudeste da Europa. É um dos seis estados independentes cuja população é maioritariamente turca. Faz fronteira com oito países: a noroeste com a Bulgária, a oeste com a Grécia, a nordeste com a Geórgia, a Arménia e o enclave de Nakichevan do Azerbaijão, a leste com o Irão e a sudeste com o Iraque e a Síria. O Mar Mediterrâneo e o Chipre situam-se a sul, o Mar Egeu a sudoeste-oeste e o mar Negro a norte. O Mar de Mármara, o Bósforo e o Dardanelos (que juntos formam os Estreitos Turcos) demarcam a fronteira entre a Trácia e a Anatólia e separam a Europa da Ásia.

Os turcos começaram a migrar para a área que é atualmente a Turquia ("terra dos turcos") no século XI. O processo foi acelerado pela vitória do Império Seljúcida sobre o Império Bizantino, na Batalha de Manzikert. Os turcos seljúcidas constituíram um poderoso reino na Anatólia nos 150 anos seguintes, o Sultanato de Rum, que governou grande parte da Anatólia até às invasões mongóis, em meados do século XIII. A decadência do sultanato seljúcida deu origem à independência e expansão política e militar de uma série de beilhiques (principados muçulmanos), entre eles o dos otomanos, que viriam a absorver os restantes beilhiques e a criar o Império Otomano, que no seu auge, nos séculos XVI e XVII, se estendia desde o Sudeste da Europa ao Sudoeste da Ásia e Norte da África. Após o Império Otomano ter entrado em colapso, na sequência da derrota na Primeira Guerra Mundial, os seus territórios foram ocupados pelos aliados vitoriosos. Um grupo de jovens oficiais militares, liderados por Mustafa Kemal, organizaram uma resistência contra os Aliados, e em 1923 estabeleceram a moderna República da Turquia, com Kemal Atatürk como seu primeiro presidente.


Artigo selecionado

Turkey, Alanya, panorama view.JPG

Alanya é uma cidade costeira e distrito (em turco: ilçeler) do sul da Turquia, que faz parte da província de Antália e da região do Mediterrâneo (Akdeniz Bölgesi), situada a 120 km a leste de Antália. Segundo o censo de 2009, a população do distrito era de 241 451 habitantes numa área de 1 582 km², dos quais 131 434 na cidade de Alanya. A maior parte dos habitantes é de origem anatólia, mas calcula-se que residam na cidade aproximadamente 10 000 europeus.

Localizada numa posição estratégica, numa pequena península no Mar Mediterrâneo, no sopé meridional dos Montes Tauro, Alanya foi uma praça-forte para muitos impérios mediterrânicos, como o ptolemaico, selêucida, romano, bizantino, Sultanato de Rum, caramânida e otomano. O apogeu da cidade em termos de importância histórica deu-se no século XIII, quando foi foi a residência de inverno do sultão seljúcida de Rum Caicobado I, de quem o nome atual deriva. Algumas das numerosas construções de Caicobado encontram-se entre os principais monumentos da cidade, nomeadamente a Kızıl Kule (Torre Vermelha), a tersane (estaleiro naval), e o castelo.

O clima mediterrânico relativamente moderado, as atrações naturais, tanto na costa, como no interior, e o património histórico fazem de Alanya um destino turístico muito popular. A atividade do setor turístico da região representa 9% do total da Turquia, enquanto que as vendas de imobiliário a estrangeiros representam 30% do total nacional. O turismo cresceu a partir de 1958, tornando-se a principal atividade económica da cidade e provocando um significativo aumento da população. A cidade acolhe todos os anos diversos eventos desportivos de verão e festivais culturais.


Biografia selecionada

Ataturk1930s.jpg

Mustafa Kemal Atatürk (Salônica, 1881Istambul, 10 de novembro de 1938) foi um oficial do exército, estadista revolucionário e fundador da República da Turquia, assim como o seu primeiro presidente.

Mustafa Kemal se estabeleceu como um líder militar extremamente capaz e inteligente enquanto servia como comandante de divisão na Batalha de Galípoli. Posteriormente lutou com bravura nas frentes de batalha da Anatólia e Palestina, conquistando algum renome para si durante a Primeira Guerra Mundial. Com a derrota sofrida pelo Império Otomano nas mãos dos Aliados, e os planos subsequentes para a partilha de seu território, Mustafa Kemal liderou o Movimento Nacional Turco naquela que se se tornaria conhecida posteriormente como a Guerra de Independência Turca; após estabelecer um governo provisório em Ancara, derrotou as forças enviadas pela Tríplice Entente. Suas campanhas militares bem-sucedidas asseguraram a liberação do país e a proclamação da república no lugar do antigo governo imperial otomano.

Como primeiro presidente da Turquia, Atatürk embarcou num ambicioso programa de reformas políticas, econômicas e culturais. Um admirador do iluminismo, Atatürk procurou transformar as ruínas do Império Otomano numa nação-Estado democrática e secular. Os princípios das reformas de Atatürk costumam ser chamados de "kemalismo", e continuam a formar a fundação política do Estado turco moderno.


Você sabia?

Imagem selecionada

Categorias

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Turquia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.


Wikimedia

Turquia no Wikinotícias     Turquia no Wikiquote     Turquia no Wikilivros     Turquia no Wikisource     Turquia no Wikcionário     Turquia na Wikiversidade     Turquia no Wikivoyage     Turquia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/TurquiaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/TurquiaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/TurquiaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/TurquiaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/TurquiaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/TurquiaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/TurquiaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:TurquiaCommons-logo.svg
Cartella rossa.jpg
Portal.svg
ver    


Purgar cache do servidor