Portal:Império Otomano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Portal do Império Otomano

Ottoman flag.svg Osmanli-nisani.svg
Expansão do Império Otomano até 1683.

O Império Otomano (em árabe: دولت عالیه عثمانیه, transl. Devlet-i Âliye-yi Osmâniyye em turco otomano) foi um Estado imperial que existiu entre 1299 e 1922 e que no seu auge compreendia a Anatólia, o Médio Oriente, parte do norte de África e do sudeste europeu. Foi estabelecido por uma tribo de turcos oguzes no oeste da Anatólia e era governado pela dinastia Otomana.

Em círculos diplomáticos, muitas vezes, fazia-se-lhe referência como "Sublime Porta" ou simplesmente como "A Porta", devido à cerimônia de acolhimento com que o sultão agraciava os embaixadores, à entrada do palácio.

Fundado por Osmã I (em árabe Otomão, de onde deriva o nome "otomano"), nos séculos XVI e XVII o império constava entre as principais potências políticas da Europa e vários países europeus temiam os avanços otomanos nos Balcãs. No seu auge, no século XVII, o território otomano compreendia uma área de 5 000 000 km² e estendia-se desde o estreito de Gibraltar, a oeste, até o mar Cáspio e o golfo Pérsico, a leste, e desde a fronteira com as atuais Áustria e Eslovênia, no norte, até os atuais Sudão e Iêmen, no sul.

Sua capital era a cidade de Constantinopla, tomada ao Império Bizantino em 1453. O Império Otomano foi a única potência muçulmana a desafiar o crescente poderio da Europa Ocidental entre os séculos XV e XIX. Declinou marcadamente ao longo do século XIX e terminou por ser dissolvido após sua derrota na Primeira Guerra Mundial. Ao final do conflito, o governo otomano desmoronou e o seu território foi partilhado. O cerne político-geográfico do império transformou-se na República da Turquia, após a guerra de independência turca.



Artigos selecionados

Batalha de Viena

A Batalha de Viena (alemão: Schlacht am Kahlenberg, polonês: Bitwa pod Wiedniem ou Odsiecz Wiedeńska, turco: İkinci Viyana Kuşatması), ucraniano: Віденська відсіч (Viděns'ka Vidsič) aconteceu em 12 de setembro de 1683 depois de Viena estar sendo sitiada por tropas do Império Otomano por dois meses. A batalha impediu o avanço do Império Otomano na Europa, e marcou a hegemonia política da dinastia dos Habsburgos na Europa central.

A batalha em larga escala foi vencida pelas forças polaco-austro-alemãs lideradas pelo Rei da Polônia Jan III Sobieski contra o exército do Império Otomano comandado pelo Grão-vizir Merzifonlu Kara Mustafa Paşa.

O cerco propriamente dito começou em 14 de julho de 1683, pelo exército otomano de aproximadamente 90.000 homens (participando diretamento do cerco: 15-20.000 homens; dando cobertura às tropas do cerco e executando incursões rápidas no território imimigo: c. 70.000 homens).

(Ler Mais...)


Biografias selecionadas

Ahmed Vefik Pasha.jpg

Ahmet Vefik Paxá (Constantinopla, 3 de julho de 1823 - Constantinopla, 2 de abril de 1891), foi um estadista, diplomata, dramaturgo e tradutor otomano do período Tanzimat. Foi comissionado nas mais altas funções governamentais, inclusive presidindo o primeiro parlamento turco. Tornou-se também grão-vizir por dois breves períodos. Vefik também fundou o primeiro teatro otomano, apresentou as primeiras peças teatrais no estilo ocidental em Bursa e traduziu as principais obras de Molière.

Ler Mais ...


Imagem selecionada

An Ottoman Mamluk

Um mameluco otomano - entre 1810 por Carle Vernet.

Sabia que?

... que a tughra é um monograma característico utilizado por cada sultão otomano?

... que Stari Most, a emblemática ponte de Mostar na Bósnia e Herzegovina, construída em 1565, é obra do arquiteto otomano Mimar Hajrudin?

... que o Ertuğrul é uma fragata otomana afundada por um tufão em 1890, quando regressava de uma visita de cortesia ao Japão?


Categorias

Wikimedia

Império Otomano no Wikinotícias     Império Otomano no Wikiquote     Império Otomano no Wikilivros     Império Otomano no Wikisource     Império Otomano no Wikcionário     Império Otomano na Wikiversidade     Império Otomano no Wikivoyage     Império Otomano no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Imp%C3%A9rio_OtomanoCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor