Portal:Império Otomano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Portal do Império Otomano

Ottoman flag.svg Osmanli-nisani.svg
Expansão e declinio do Império Otomano.

O Império Otomano (em árabe: دولت عالیه عثمانیه, transl. Devlet-i Âliye-yi Osmâniyye em turco otomano) foi um Estado imperial que existiu entre 1299 e 1922 e que no seu auge compreendia a Anatólia, o Médio Oriente, parte do norte de África e do sudeste europeu. Foi estabelecido por uma tribo de turcos oguzes no oeste da Anatólia e era governado pela dinastia Otomana.

Em círculos diplomáticos, muitas vezes, fazia-se-lhe referência como "Sublime Porta" ou simplesmente como "A Porta", devido à cerimônia de acolhimento com que o sultão agraciava os embaixadores, à entrada do palácio.

Fundado por Osmã I (em árabe Otomão, de onde deriva o nome "otomano"), nos séculos XVI e XVII o império constava entre as principais potências políticas da Europa e vários países europeus temiam os avanços otomanos nos Balcãs. No seu auge, no século XVII, o território otomano compreendia uma área de 5 000 000 km² e estendia-se desde o estreito de Gibraltar, a oeste, até o mar Cáspio e o golfo Pérsico, a leste, e desde a fronteira com as atuais Áustria e Eslovênia, no norte, até os atuais Sudão e Iêmen, no sul.

Sua capital era a cidade de Constantinopla, tomada ao Império Bizantino em 1453. O Império Otomano foi a única potência muçulmana a desafiar o crescente poderio da Europa Ocidental entre os séculos XV e XIX. Declinou marcadamente ao longo do século XIX e terminou por ser dissolvido após sua derrota na Primeira Guerra Mundial. Ao final do conflito, o governo otomano desmoronou e o seu território foi partilhado. O cerne político-geográfico do império transformou-se na República da Turquia, após a guerra de independência turca.



Artigos selecionados

A Questão Oriental (ou Questão do Oriente) pode ser definida como o conjunto de problemas políticos e diplomáticos causados pela decadência do Império Otomano e dos interesses das grandes potências em algumas de suas regiões. A expressão não se aplica a qualquer problema particular, mas inclui uma variedade de questões levantadas durante os séculos XVIII, XIX e XX, incluindo a instabilidade no território europeu governado pelo império dos sultões. A Questão gerou incertezas sobre o futuro do decadente Império Otomano (o "velho doente da Europa") e os problemas internacionais gerados por sua desintegração, como as disputas entre as grandes potências europeias pelos territórios turcos no Oriente Médio, no Norte da África, nos Bálcãs e no Cáucaso.

A Questão é normalmente datada em 1774, quando a Guerra Russo-Turca de 1768-1774 terminou em derrota para os otomanos. A partir do momento em que a dissolução do Império Otomano passou a ser considerada iminente, as potências europeias passaram a se envolver em uma luta para salvaguardar o seu poder militar, estratégico e interesses comerciais nos domínios otomanos. A Rússia Imperial tentava beneficiar da queda otomana expandindo-se pelos Bálcãs e pelo Cáucaso e procurando ter acesso às "águas quentes" do Mediterrâneo; por outro lado, a Áustria e o Reino Unido consideravam que a preservação do Império era do seu interesse, para impedir a expansão russa e, no caso da Áustria, para impedir a sublevação dos eslavos do sul que viviam sob o seu domínio, enquanto a posição da França mudou várias vezes ao longo dos séculos. Por fim, a Alemanha tinha como objetivo controlar economicamente o Império Otomano e se expandir para a Ásia Ocidental, no âmbito da política Drang nach Osten. A Questão do Oriente foi encerrada logo após a Primeira Guerra Mundial, que resultou no colapso do Império Otomano.

Ler Mais ...


Biografias selecionadas

Suleyman I of the Ottoman Empire.jpg

Solimão I, Sua Majestade Grande Sultão Imperial, Comandante dos Fiéis e Sucessor do Profeta do Senhor do Universo (em turco otomano: سليمان, transl. Sulaymān; em turco moderno: Süleyman; quase sempre Kanuni Sultan Süleyman; 6 de novembro de 1494  – 5/6/7 de setembro de 1566), também conhecido como Suleimão I, Salomão I, Sulimão I ou Solimão Paxá, foi o décimo sultão do Império Otomano e o de mais longo reinado, que iniciou em 1520 até sua morte em 1566. Ele é conhecido no Ocidente como Solimão, o Magnífico e no Oriente como o legislador (em turco Kanuni; em árabe: القانونى, al‐Qānūnī), devido à sua reconstrução completa do sistema jurídico otomano. Solimão tornou-se um monarca proeminente da Europa do século XVI, que preside o ápice do poder do império Otomano, militar, político e econômico. Liderou pessoalmente o exército otomano na conquista das fortalezas cristãs de Belgrado, Rodes e a maioria da Hungria, antes de suas conquistas serem restringidas no Cerco de Viena em 1529. Ele anexou a maioria do Oriente Médio em seu conflito com os persas e grandes porções da África do Norte a oeste até a Argélia. Sob seu governo, a frota otomana dominava os mares do Mediterrâneo ao Mar Vermelho e o Golfo Pérsico.

Ler Mais ...


Imagem selecionada

Ottoman military band

Banda militar otomana - (Mehterhane, Military Band, 1839)


Sabia que?

... que a tughra é um monograma característico utilizado por cada sultão otomano?

... que Stari Most, a emblemática ponte de Mostar na Bósnia e Herzegovina, construída em 1565, é obra do arquiteto otomano Mimar Hajrudin?

... que o Ertuğrul é uma fragata otomana afundada por um tufão em 1890, quando regressava de uma visita de cortesia ao Japão?


Categorias

Wikimedia

Império Otomano no Wikinotícias     Império Otomano no Wikiquote     Império Otomano no Wikilivros     Império Otomano no Wikisource     Império Otomano no Wikcionário     Império Otomano na Wikiversidade     Império Otomano no Wikivoyage     Império Otomano no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Imp%C3%A9rio_OtomanoCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor