Portal:Império Otomano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Império Otomano

Ottoman flag.svg Osmanli-nisani.svg
Expansão e declinio do Império Otomano.

O Império Otomano (em árabe: دولت عالیه عثمانیه, transl. Devlet-i Âliye-yi Osmâniyye em turco otomano) foi um Estado imperial que existiu entre 1299 e 1922 e que no seu auge compreendia a Anatólia, o Médio Oriente, parte do norte de África e do sudeste europeu. Foi estabelecido por uma tribo de turcos oguzes no oeste da Anatólia e era governado pela dinastia Osmanlı.

Em círculos diplomáticos, muitas vezes, fazia-se-lhe referência como "Sublime Porta" ou simplesmente como "A Porta", devido à cerimônia de acolhimento com que o sultão agraciava os embaixadores, à entrada do palácio.

Fundado por Osman I (em árabe Uthmān, de onde deriva o nome "otomano"), nos séculos XVI e XVII o império constava entre as principais potências políticas da Europa e vários países europeus temiam os avanços otomanos nos Balcãs. No seu auge, no século XVII, o território otomano compreendia uma área de 5.000.000 km² e estendia-se desde o estreito de Gibraltar, a oeste, até o mar Cáspio e o golfo Pérsico, a leste, e desde a fronteira com as atuais Áustria e Eslovênia, no norte, até os atuais Sudão e Iêmen, no sul.

Sua capital era a cidade de Constantinopla, tomada ao Império Bizantino em 1453. O Império Otomano foi a única potência muçulmana a desafiar o crescente poderio da Europa Ocidental entre os séculos XV e XIX. Declinou marcadamente ao longo do século XIX e terminou por ser dissolvido após sua derrota na Primeira Guerra Mundial. Ao final do conflito, o governo otomano desmoronou e o seu território foi partilhado. O cerne político-geográfico do império transformou-se na República da Turquia, após a guerra de independência turca.



Artigos selecionados

Camareiro do sultão Murad IV com janízaros.

Os janízaros eram compostos por unidades de infantaria que formaram as tropas domésticas e guarda-costas do sultão otomano. A força se originou no século XIV, e foi abolida pelo sultão Mahmud II em 1826 no Incidente Auspicioso.

O Sultão Murad I do nascente Império Otomano fundou as unidades em torno de 1365. Que foi inicialmente formada por Dhimmi (não-muçulmanos, originalmente isentos do serviço militar), especialmente os jovens cristãos e prisioneiros de guerra, uma reminiscência dos mamelucos. Murad também pode ter utilizado grupos futuwa como modelo.

Os Janízaros tornaram-se o primeiro exército regular otomano, substituindo as forças que compunham principalmente ghazis tribais, cuja lealdade e a moral não poderia ser sempre confiável.


Biografias selecionadas

Barbarossa Hayreddin Pasha

Barba Ruiva Hairedine Paxá (em turco: Barbaros Hayreddin Paşa ou Hızır Hayreddin Paşa; também Hızır Reis antes de ser promovido ao posto de Paxá e se tornando o Kaptan-ı Derya (Almirante da Frota) da Marinha Otomana) (c. 1478 - 4 de julho de 1546), foi um corsário turco e almirante otomano que dominou o Mediterrâneo durante décadas. Ele nasceu na ilha de Midilli (Lesbos, na Grécia atual) e morreu em Istambul.

Seu nome original era Yakupoğlu Hızır (Hizir filho de Yakup). Hayreddin ou Khair ad-Din, que significa literalmente "Bondade da Fé", era um nome honorário dado a ele pelo sultão Solimão, o Magnífico. Ficou conhecido como Barbarossa (Barba Ruiva) na Europa, um nome que herdou de seu irmão mais velho Baba Oruç (Pai Aruj) após Oruc ser morto em uma batalha com os espanhóis na Argélia. Coincidentemente, este nome soava como "Barbarossa" (Barba Ruiva) para os europeus, e ele tinha uma barba vermelha.



Imagem selecionada

Battle of Sinop

A Batalha de Sinop - (Guerra da Crimeia), por A. Bogolyubov. 1860.


Sabia que?

... que a tughra é um monograma característico utilizado por cada sultão otomano?

... que Stari Most, a emblemática ponte de Mostar na Bósnia e Herzegovina, construída em 1565, é obra do arquiteto otomano Mimar Hajrudin?

... que o Ertuğrul é uma fragata otomana afundada por um tufão em 1890, quando regressava de uma visita de cortesia ao Japão?


Categorias

Wikimedia

Império Otomano no Wikinotícias     Império Otomano no Wikiquote     Império Otomano no Wikilivros     Império Otomano no Wikisource     Império Otomano no Wikcionário     Império Otomano na Wikiversidade     Império Otomano no Wikivoyage     Império Otomano no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Imp%C3%A9rio_OtomanoWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Imp%C3%A9rio_OtomanoCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor