Portal:Náutico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
RMS Titanic 3.jpg
Bem vindo(a) ao Portal Náutico,
que faz parte da Wikipédia, a enciclopédia livre que todos podem editar.
Ajuda - Perguntas frequentes - Políticas da Wikipédia - Portais
Hoje é terça-feira, 23 de outubro de 2018 - 14h41min (UTC)
Náutica

Náutica é o conjunto das tecnologias de navegação no mar, a palavra "nau" significa barco.

O termo náutica é hoje empregado não somente para se referenciar a arte de navegar, mas a toda atividade ligada a embarcações aquáticas ou praticada em água do mar, rio ou lagoa. Sejam estas atividades de lazer, reparos, indústria, comércio, esportes, dentre muitas outras.

Mostrar novas seleções

Artigo selecionadoV

editar
O RMS Titanic no porto de Southampton em 10 de abril de 1912.

O RMS Titanic foi um navio de passageiros britânico operado pela White Star Line e construído pelos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast. Foi a segunda embarcação da Classe Olympic de transatlânticos depois do RMS Olympic e seguido pelo HMHS Britannic. Projetado pelos engenheiros navais Alexander Carlisle e Thomas Andrews, sua construção começou em março de 1909 e ele foi lançado ao mar em maio de 1911. O Titanic foi pensado para ser o navio mais luxuoso e mais seguro de sua época, gerando lendas que era supostamente "inafundável".

A embarcação partiu em sua viagem inaugural de Southampton para Nova Iorque em 10 de abril de 1912, no caminho passando em Cherbourg-Octeville na França e por Queenstown na Irlanda. Ele colidiu com um iceberg às 23h40min do dia 14 de abril e afundou na madrugada do dia seguinte com mais de 1 500 pessoas a bordo, sendo um dos maiores desastres marítimos em tempos de paz de toda a história. Seu naufrágio destacou vários pontos fracos de seu projeto, deficiências nos procedimentos de evacuação de emergência e falhas nas regulamentações marítimas da época. Comissões de inquérito foram instauradas nos Estados Unidos e no Reino Unido, levando a mudanças nas leis internacionais de navegação que permanecem em vigor mais de um século depois.

Os destroços do Titanic foram procurados por décadas até serem encontrados em 1985 por uma equipe liderada por Robert Ballard. Ele se encontra a 3843 m de profundidade e a 650 km ao sudeste de Terra Nova no Canadá. Sua história e naufrágio permaneceram no imaginário popular durante décadas, levando a produção de vários livros e filmes a seu respeito, mais notavelmente o filme Titanic de 1997. Até hoje o Titanic permanece como um dos navios mais famosos da história, com seus destroços atraindo várias expedições de exploração ao longo dos anos.

Colabore

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Náutica na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Project.svg Este portal faz parte do Projeto Naval

Sabia que...VE

O Costa Concordia sendo preparado para o resgate.

Categorias

Conteúdo destacadoVE

Imagem selecionadaV

editar
Fünfmastvollschiff.JPG

O navio Royal Clipper, em Clipa, na Croácia.

Últimas notíciasVE

» 23 de outubro de 2018

Neste dia 23 de outubroVE
Portal:Náutico/Datas selecionadas/23 de outubro
Mais eventos: 22 de outubro23 de outubro24 de outubro

Nós selecionadosV

editar

Nó de gancho é uma variedade de nó usada apenas para içar pesos muito extremos, e requer muita atenção, pois se desfaz rapidamente se não estiver sob tensão.

TópicosVE

Por paísHistória NavalListas de tópicos

Embarcações - Embarcações tradicionaisAiolaCanoaBalsaBarcoBoteDrómonGaléGaleaçaGaleãoJangadaJuncoLista de embarcações tradicionaisPiroga

Embarcações dos Descobrimentos - BarcaCaravelaCaravelãoCarracaGaleãoNauXaveco

Tipos de embarcações - AlmadravaAtakebuneAuxiliarAvisoAviso de InstruçãoBalizadorBarco a vaporBarcos a vapor com rodas de pásBarco torpedeiroBirremeBruloteCacilheiroCanhoneiraCatamarãChataContratorpedeiroCoracleCorvetaCouraçadoCruzadorCruzador pesadoCruzador protegidoDreadnoughtDrómonEncouraçadoFarolFaroleiroFragataGaléGaleaçaGaleãoHidroceanográficoIateLancha de ação rápidaLancha de fiscalizaçãoLiburnaLança minasMonitor encouraçadoMonocascoNarcossubmarinoNauNavioNavio-aeródromoNavio-escolaNavio de assalto anfíbioNavio de assistência hospitalarNavio de defesa de costaNavio de desembarque de docaNavio de escoltaNavio de fogoNavio de guerra TimbercladNavio de linhaNavio do tesouroNavio negreiroNavio-patrulhaNavio porta-contentoresNavio-tanqueNavios TartarugaPaquetePenteconterPorta-aviõesQuebra-geloQuelândioRebocadorShuttle tankerSuperporta-aviõesTransatlânticoTrirremeVeleiroXaveco

Batalhas navais - Por país - Por conflito - Batalhas navais da Primeira Guerra PúnicaCombate Naval de AngamosBatalha de AntivariBatalha da Boca do TigreBombardeio em ArgelBatalha do Cabo de CherchellBatalha do Cabo de PalosCerco de Cartagena das ÍndiasBatalha de CoracésioBatalha de CoronelBatalha de DjerbaBatalha das DunasBatalha Naval da GuinéBatalha do Golfo de LeyteBatalha de MionesoBatalha da ilha de SaltesBatalha de SuvaliBatalha Naval de Vila Franca

Portais relacionados e projetoVE

WikimediaVE

Transporte hidroviário no Wikinotícias     Navegadores no Wikiquote     Náutica no Wikilivros     Náutica no Wikisource     Náutica no Wikcionário     Náutica na Wikiversidade     Náutica no Commons
Notícias Citações Manuais & textos Biblioteca Definições Recursos de
aprendizado
Imagens e mídia
Wikinews-logo.svg
Wikiquote-logo.svg
Wikibooks-logo.svg
Wikisource-logo.svg
Wiktionary-logo-en.svg
Wikiversity-logo.svg
Commons-logo.svg
Diretório de portais
Todos os portais da Wikipédia