Portal:Mariah Carey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Mariah Carey
Mariah Carey (Huntington, 27 de Março de 1970) é uma cantora, compositora, atriz, escritora, diretora, produtora musical, arranjadora vocal e filantrópica norte-americana. Nascida e criada em Long Island, Nova Iorque, Carey ganhou proeminência logo após ter lançado o seu álbum de estreia homónimo em 1990; ele vendeu mais de 18 milhões de cópias em todo o mundo e gerou quatro êxitos consecutivos nos EUA na tabela musical Billboard Hot 100. Sob a gerência de Tommy Mottola, o executivo da editora discográfica Columbia Records e mais tarde seu esposo, ela continuou a gerar sucessos com os sucessores Emotions (1991), Music Box (1993), e Merry Christmas (1994), que estabeleceram Carey como a artista que mais vendeu da Columbia Records. Daydream (1995) fez história na música quando o seu segundo single, "One Sweet Day", um dueto com Boyz II Men, ocupou o primeiro posto da Hot 100 por 16 semanas consecutivas, e continua até hoje a ser a canção que por mais tempo permaneceu na primeira posição da tabela. Durante as gravações do álbum, Carey começou a desviar o seu som de R&B e pop e lentamente começou a adoptar o hip hop. Esta mudança musical tornou-se evidente com o lançamento de Butterfly (1997), quando a artista já havia se separado de Mottola.

Carey deixou a Columbia em 2000, tendo logo assinado um contrato de USD 100 milhões com a Virgin Records. Antes do lançamento do seu primeiro filme, Glitter (2001), ela sofreu um desequilíbrio emocional e físico e foi hospitalizada devido à severa exaustão. Acompanhando a recepção fraca ao filme, ela foi abandonada pela Virgin, tendo ficado apenas com metade do dinheiro do contrato, o que causou um declínio na sua carreira. A cantora assinou um contrato multimilionário com a Island Records em 2002, e após um período sem sucessos, retornou ao topo das tabelas musicais com The Emancipation of Mimi (2005). O seu segundo single, "We Belong Together", tornou-se no seu single mais bem sucedido da década de 2000, e foi mais tarde nomeado "Canção da Década" pela revista Billboard. Carey mais uma vez aventurou-se no cinema com um papel secundário bastante aclamado pela crítica no filme Precious: Based on the Novel "Push" by Sapphire (2009); ela recebeu um prémio no Palm Springs International Film Festival e um NAACP Image Award.

Em uma carreira com mais de duas décadas, Carey já vendeu mais de 265 milhões de discos em todo o mundo, o que faz dela uma das artistas mais bem sucedidas de todos os tempos. Em 1998, ela foi homenageada como a artista mais bem sucedida do mundo da década de 1990 no World Music Awards. Ela foi também nomeada de artista feminina mais bem sucedida do milénio em 2000. De acordo com a Recording Industry Association of America, ela é a terceira artista mais bem sucedida dos Estados Unidos, com 63.5 milhões de álbum certificados. Com o lançamento de "Touch My Body" (2008), Carey conseguiu o seu décimo oitavo single número um nos EUA, mais do que qualquer outro artista a solo. Em 2012, a cantora foi posicionada em segundo lugar na lista da VH1 das "100 Melhores e Importantes Mulheres na Música". Além de feitos comerciais, Carey já venceu cinco Grammy Awards, 20 World Music Awards, 23 American Music Awards, e 32 Billboard Music Awards.


Morpho menelaus.png Álbum em destaque

Rainbow é o sétimo álbum de estúdio pela cantora americana Mariah Carey, lançado em 2 de Novembro de 1999 pela editora discográfica Columbia Records. O álbum seguiu o mesmo padrão do álbum anterior de Carey, Butterfly, em que ela começou sua transição para o mercado R&B. Rainbow contém uma mistura de hip-hop com influências de congestionamentos de R&B, bem como uma variedade de baladas lentas. No álbum, Carey trabalhou com David Foster e Diane Warren, que substituíram Walter Afanasieff, o principal criador de baladas com quem Carey trabalhou em toda a década de 90. Como resultado da separação de seu marido, Tommy Mottola, Carey teve mais controle sobre o estilo musical deste álbum, pelo qual ela colaborou com vários músicos como Jay-Z, Usher e Snoop Dogg.


No álbum anterior de Carey, ela começou a incorporar vários outros géneros, incluindo o R&B e o hip-hop em seu repertório musical. A fim de empurrá-la ainda mais para novos horizontes musicais, Carey fez uma participação com Jay-Z no primeiro single do álbum. Essa foi a primeira vez em sua carreira que outro artista foi destaque em um dos seus singles. Carey escreveu baladas que estavam mais perto de R&B do que para o pop para este álbum, e trabalhou com Usher e Snoop Dogg em canções como "Crybaby" e "How Much", ambos caracterizadas por fortes batidas de R&B e grooves. Várias das baladas que Carey escreveu durante este período, incluindo "Thank God I Found You", com a colaboração de Terry Lewis, e "After Tonight" com a colaboração de Diane Warren, espelham sentimentos que Carey experimentou em sua vida pessoal.

Morpho menelaus.png Canção em destaque

"Heartbreaker" é uma canção pela cantora e compositora americana Mariah Carey. Foi lançado em 21 de Setembro de 1999 pela Columbia Records como o primeiro single do sétimo álbum de estúdio de Carey, Rainbow. A canção foi escrita por Carey e Jay-Z e produzida pelo último e DJ Clue. Escritores adicionais são creditados, desde que o gancho da canção é construído em torno de uma amostra de "Attack of the Game Name" de Stacy Lattisaw. "Heartbreaker" empurrou Carey ainda mais para o mercado R&B e hip-hop, tornando-se no seu primeiro single comercial a apresentar um artista de hip-hop. Liricamente, a canção fala de um relacionamento a partir da perspectiva feminina, e como o protagonista incessantemente retorna a sua amante, apesar de ele continuamente a trair e quebrar o seu coração.


Recebeu críticas mistas pelos críticos de música, muitos dos quais sentiram que não era original ou inovadora em termos de um passo criativo para a frente. Além disso, foi fortemente comparada a canção anterior de Carey "Fantasy", que também construiu o seu gancho a partir de uma batida resultante de uma amostra. "Heartbreaker" experimentou sucesso mundial forte, atingindo o topo das paradas no Canadá e na Billboard Hot 100, tornando-se no décimo quarto de Carey por lá. Em toda a Europa e Australásia, a música alcançou posições altas, chegando no topo das paradas na Nova Zelândia e Espanha, e se posicionando no top cinco na França e no Reino Unido.

Morpho menelaus.png Imagem em destaque

Mariah Carey in August 2006 2.jpg

Mariah Carey se apresentando em Tampa, Flórida durante a digressão The Adventures of Mimi Tour.

Morpho menelaus.png Sabia que...?

  • Carey foi a primeira artista a posicionar cinco singles de estreia no top 5 da Billboard Hot 100
  • Carey é a segunda artista com mais números #1's na Hot 100 americana (18)
  • Carey foi a jurada mais bem paga recebendo 18 milhões em uma única temporada
  • Carey é a cantora mais bem paga em Las Vegas com sua residência de shows, a artista recebe U$500,000
  • Carey é a única artista a receber duas vezes o prêmio de Canção da década pela Billboard
  • O alter-ego de Carey é Bianca
  • Carey foi a primeira e única artista a ter três singles estreando na primeira posição da Hot 100 americana
  • A perna de Carey vale mais que 1 bilhão de doláres
  • Carey tem o prêmio de pernas dos deuses (perna mais bela do mundo da música)
  • As cores favoritas de Carey são o Rosa, Preto e Dourado

Morpho menelaus.png Categorias

Morpho menelaus.png Tópicos sobre Mariah Carey


Morpho menelaus.png Portais relacionados

Morpho menelaus.png Coisas a fazer

Nuvola apps korganizer.png
Tarefas a serem realizadas:
  • Expansão: Artigos sobre canções, álbuns, digressões, página da cantora, esboços
  • Reciclagem: Artigos com má tradução, Artigos não desenvolvidos
  • Aprofundar: Páginas contidas na categoria Mariah Carey
  • Esboço: Diminuir o número de esboços
  • Artigos: Azular as ligações vermelhas sobre a cantora
  • Verificar: Verificar e adicionar fontes nos artigos
  • Desambiguar: Desambiguar artigos Yes check.svg Feito

Morpho menelaus.png Wikimedia

Mariah Carey no Wikinotícias     Mariah Carey no Wikiquote     Mariah Carey no Wikilivros     Mariah Carey no Wikisource     Mariah Carey no Wikcionário     Mariah Carey na Wikiversidade     Mariah Carey no Wikivoyage     Mariah Carey no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Mariah_CareyWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Mariah_CareyWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Mariah_CareyWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Mariah_CareyWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Mariah_CareyWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Mariah_CareyWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Mariah_CareyWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Mariah_CareyCommons-logo.svg


Purgar cache do servidor