Portal:Mariah Carey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

MariahCareylogo.png

Morpho menelaus.png Mariah Carey

Mariah Carey
Mariah Carey (Huntington, 27 de Março de 1970) é uma cantora, compositora, atriz, escritora, diretora, produtora musical, arranjadora vocal e filantrópica norte-americana. Nascida e criada em Long Island, Nova Iorque, Carey ganhou proeminência logo após ter lançado o seu álbum de estreia homónimo em 1990; ele vendeu mais de 18 milhões de cópias em todo o mundo e gerou quatro êxitos consecutivos nos EUA na tabela musical Billboard Hot 100. Sob a gerência de Tommy Mottola, o executivo da editora discográfica Columbia Records e mais tarde seu esposo, ela continuou a gerar sucessos com os sucessores Emotions (1991), Music Box (1993), e Merry Christmas (1994), que estabeleceram Carey como a artista que mais vendeu da Columbia Records. Daydream (1995) fez história na música quando o seu segundo single, "One Sweet Day", um dueto com Boyz II Men, ocupou o primeiro posto da Hot 100 por 16 semanas consecutivas, e continua até hoje a ser a canção que por mais tempo permaneceu na primeira posição da tabela. Durante as gravações do álbum, Carey começou a desviar o seu som de R&B e pop e lentamente começou a adoptar o hip hop. Esta mudança musical tornou-se evidente com o lançamento de Butterfly (1997), quando a artista já havia se separado de Mottola.

Carey deixou a Columbia em 2000, tendo logo assinado um contrato de USD 100 milhões com a Virgin Records. Antes do lançamento do seu primeiro filme, Glitter (2001), ela sofreu um desequilíbrio emocional e físico e foi hospitalizada devido à severa exaustão. Acompanhando a recepção fraca ao filme, ela foi abandonada pela Virgin, tendo ficado apenas com metade do dinheiro do contrato, o que causou um declínio na sua carreira. A cantora assinou um contrato multimilionário com a Island Records em 2002, e após um período sem sucessos, retornou ao topo das tabelas musicais com The Emancipation of Mimi (2005). O seu segundo single, "We Belong Together", tornou-se no seu single mais bem sucedido da década de 2000, e foi mais tarde nomeado "Canção da Década" pela revista Billboard. Carey mais uma vez aventurou-se no cinema com um papel secundário bastante aclamado pela crítica no filme Precious: Based on the Novel "Push" by Sapphire (2009); ela recebeu um prémio no Palm Springs International Film Festival e um NAACP Image Award.

Em uma carreira com mais de duas décadas, Carey já vendeu mais de 265 milhões de discos em todo o mundo, o que faz dela uma das artistas mais bem sucedidas de todos os tempos. Em 1998, ela foi homenageada como a artista mais bem sucedida do mundo da década de 1990 no World Music Awards. Ela foi também nomeada de artista feminina mais bem sucedida do milénio em 2000. De acordo com a Recording Industry Association of America, ela é a terceira artista mais bem sucedida dos Estados Unidos, com 63.5 milhões de álbum certificados. Com o lançamento de "Touch My Body" (2008), Carey conseguiu o seu décimo oitavo single número um nos EUA, mais do que qualquer outro artista a solo. Em 2012, a cantora foi posicionada em segundo lugar na lista da VH1 das "100 Melhores e Importantes Mulheres na Música". Além de feitos comerciais, Carey já venceu cinco Grammy Awards, 20 World Music Awards, 23 American Music Awards, e 32 Billboard Music Awards.


Morpho menelaus.png Álbum em destaque

MTV Unplugged é o primeiro extended play (EP) e álbum ao vivo da cantora e compositora norte-americana Mariah Carey, lançado nos Estados Unidos em 2 de junho de 1992 pela Columbia Records. Após o sucesso dos dois álbuns anteriores de Carey, os críticos comentavam cada vez mais sobre sua falta de turnês e insubstância de apresentações televisivas, a Sony BMG organizou um concerto no Astoria Studios Kaufman, Nova Iorque, em 16 de março de 1992. O show, intitulado MTV Unplugged, foi exibido na MTV para ajudar a promover o projeto em qual a cantora estava trabalhando, Emotions, bem como para ajudar a evitar que os críticos a considerassem uma possível artista de estúdio. No entanto, após seu sucesso, o concerto foi lançado para o público em um extended play, acompanhado por um VHS intitulado MTV Unplugged +3. Após seu lançamento, o EP recebeu opiniões positivas de críticos musicais, que elogiaram os vocais de Carey. Comercialmente, o disco foi bem sucedido, atingindo a terceira posição na Billboard 200, uma parada musical americana voltada à álbuns, e recebeu o certificado de disco de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA), vendendo mais de três milhões de cópias nos Estados Unidos. Além disso, o EP foi um forte sucesso em vários mercados internacionais, como Holanda e Nova Zelândia, onde alcançou a primeira posição nestes dois países e foi certificado como disco de platina duplo. MTV Unplugged ficou entre os cinco álbuns mais vendidos do Reino Unido neste ano, e entre os dez primeiros na Austrália e no Canadá.

Morpho menelaus.png Canção em destaque

"One Sweet Day" é uma canção gravada pela cantora e compositora Mariah Carey e o grupo de R&B Boyz II Men, ambos norte-americanos. Foi composta por Carey, Walter Afanasieff e pelos membros do conjunto: Wanya Morris, Shawn Stockman, Nathan Morris e Michael McCary. Carey e Afanasieff produziram-a para o quinto álbum de estúdio da cantora, Daydream (1995), sendo lançada como o segundo single do disco a 14 de Novembro de 1995 pela editora discográfica Columbia Records. A letra da obra trata sobre a perda de um ente querido, e sobre um dia vê-lo mais uma vez no céu, e como o protagonista perde cada vez mais entes a cada dia que passa. Ambos Carey e Boyz II Men escreveram a faixa tendo em conta pessoas específicas em suas vidas, entretanto, também dedicando-a à epidemia da síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA) que se manifestava globalmente no ano de lançamento. Geralmente, "One Sweet Day" foi recebida com opiniões positivas pelos críticos especialistas em música contemporânea que elogiaram o conteúdo da letra e os vocais dos artistas, bem como notando a faixa como um destaque em Daydream. A música alcançou um enorme sucesso nos Estados Unidos, onde ocupou por dezasseis semanas consecutivas o primeiro posto da tabela Billboard Hot 100, sendo que até aos dias de hoje, detém o recorde de canção com mais tempo de permanência na liderança da tabela. Também alcançou semelhante êxito em todo o mundo, classificando-se no topo das listas do Canadá e da Nova Zelândia, e dentro das dez melhores colocações da Austrália, Bélgica, França, Irlanda, Noruega e Reino Unido. Além disso, "One Sweet Day" foi considerada pela revista Rolling Stone como a "Melhor Colaboração de Todos os Tempos".

Morpho menelaus.png Imagem em destaque

Mariah Carey and Robert De Niro by David Shankbone.jpg

Mariah Carey com Robert De Niro na estreia do filne Tennessee em 2008.

Morpho menelaus.png Sabia que...?

  • Carey foi a primeira artista a posicionar cinco singles de estreia no top 5 da Billboard Hot 100
  • Carey é a segunda artista com mais números #1's na Hot 100 americana (18)
  • Carey foi a jurada mais bem paga recebendo 18 milhões em uma única temporada
  • Carey é a cantora mais bem paga em Las Vegas com sua residência de shows, a artista recebe U$500,000
  • Carey é a única artista a receber duas vezes o prêmio de Canção da década pela Billboard
  • O alter-ego de Carey é Bianca
  • Carey foi a primeira e única artista a ter três singles estreando na primeira posição da Hot 100 americana
  • A perna de Carey vale mais que 1 bilhão de doláres
  • Carey tem o prêmio de pernas dos deuses (perna mais bela do mundo da música)
  • As cores favoritas de Carey são o Rosa, Preto e Dourado

Morpho menelaus.png Categorias

Morpho menelaus.png Tópicos sobre Mariah Carey


Morpho menelaus.png Portais relacionados

Morpho menelaus.png Coisas a fazer

Nuvola apps korganizer.png
Tarefas a serem realizadas:
  • Expansão: Artigos sobre canções, álbuns, digressões, página da cantora, esboços
  • Reciclagem: Artigos com má tradução, Artigos não desenvolvidos
  • Aprofundar: Páginas contidas na categoria Mariah Carey
  • Esboço: Diminuir o número de esboços
  • Artigos: Azular as ligações vermelhas sobre a cantora
  • Verificar: Verificar e adicionar fontes nos artigos
  • Desambiguar: Desambiguar artigos Yes check.svg Feito

Morpho menelaus.png Wikimedia

Mariah Carey no Wikinotícias     Mariah Carey no Wikiquote     Mariah Carey no Wikilivros     Mariah Carey no Wikisource     Mariah Carey no Wikcionário     Mariah Carey na Wikiversidade     Mariah Carey no Wikivoyage     Mariah Carey no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Mariah_CareyWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Mariah_CareyWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Mariah_CareyWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Mariah_CareyWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Mariah_CareyWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Mariah_CareyWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Mariah_CareyWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Mariah_CareyCommons-logo.svg


Purgar cache do servidor