Portal:Mariah Carey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Mariah Carey
Mariah Carey
Mariah Carey (Huntington, 27 de Março de 1970) é uma cantora, compositora, atriz, escritora, diretora, produtora musical, arranjadora vocal e filantrópica norte-americana. Nascida e criada em Long Island, Nova Iorque, Carey ganhou proeminência logo após ter lançado o seu álbum de estreia homónimo em 1990; ele vendeu mais de 18 milhões de cópias em todo o mundo e gerou quatro êxitos consecutivos nos EUA na tabela musical Billboard Hot 100. Sob a gerência de Tommy Mottola, o executivo da editora discográfica Columbia Records e mais tarde seu esposo, ela continuou a gerar sucessos com os sucessores Emotions (1991), Music Box (1993), e Merry Christmas (1994), que estabeleceram Carey como a artista que mais vendeu da Columbia Records. Daydream (1995) fez história na música quando o seu segundo single, "One Sweet Day", um dueto com Boyz II Men, ocupou o primeiro posto da Hot 100 por 16 semanas consecutivas, e continua até hoje a ser a canção que por mais tempo permaneceu na primeira posição da tabela. Durante as gravações do álbum, Carey começou a desviar o seu som de R&B e pop e lentamente começou a adoptar o hip hop. Esta mudança musical tornou-se evidente com o lançamento de Butterfly (1997), quando a artista já havia se separado de Mottola.

Carey deixou a Columbia em 2000, tendo logo assinado um contrato de USD 100 milhões com a Virgin Records. Antes do lançamento do seu primeiro filme, Glitter (2001), ela sofreu um desequilíbrio emocional e físico e foi hospitalizada devido à severa exaustão. Acompanhando a recepção fraca ao filme, ela foi abandonada pela Virgin, tendo ficado apenas com metade do dinheiro do contrato, o que causou um declínio na sua carreira. A cantora assinou um contrato multimilionário com a Island Records em 2002, e após um período sem sucessos, retornou ao topo das tabelas musicais com The Emancipation of Mimi (2005). O seu segundo single, "We Belong Together", tornou-se no seu single mais bem sucedido da década de 2000, e foi mais tarde nomeado "Canção da Década" pela revista Billboard. Carey mais uma vez aventurou-se no cinema com um papel secundário bastante aclamado pela crítica no filme Precious: Based on the Novel "Push" by Sapphire (2009); ela recebeu um prémio no Palm Springs International Film Festival e um NAACP Image Award.

Em uma carreira com mais de duas décadas, Carey já vendeu mais de 265 milhões de discos em todo o mundo, o que faz dela uma das artistas mais bem sucedidas de todos os tempos. Em 1998, ela foi homenageada como a artista mais bem sucedida do mundo da década de 1990 no World Music Awards. Ela foi também nomeada de artista feminina mais bem sucedida do milénio em 2000. De acordo com a Recording Industry Association of America, ela é a terceira artista mais bem sucedida dos Estados Unidos, com 70 milhões de álbum certificados. Com o lançamento de "Touch My Body" (2008), Carey conseguiu o seu décimo oitavo single número um nos EUA, mais do que qualquer outro artista a solo. Em 2012, a cantora foi posicionada em segundo lugar na lista da VH1 das "100 Melhores e Importantes Mulheres na Música". Além de feitos comerciais, Carey já venceu 5 Grammy Awards, 21 World Music Awards, 10 American Music Awards, e 40 Billboard Music Awards.


 ver · editar  Álbum em destaque


The Remixes é o décimo terceiro álbum e o terceiro álbum de compilação da cantora e compositora norte-americana Mariah Carey. Consiste em uma coletânea de versões remixadas dos maiores sucessos da cantora. Este álbum foi lançado primeiramente no Japão, em Julho de 2003, e só no mês de Outubro do mesmo ano foi lançado nos demais países. The Remixes é um CD duplo. O primeiro disco traz músicas remixadas no género dance music; o segundo disco contém versões em estilo R&B e hip-hop.


Assim como a compilação Greatest Hits, lançada no fim de 2001, The Remixes não recebeu tanta publicidade. Mesmo assim, ele conseguiu permanecer na primeira posição da Billboard Top Electronic Albums por oito semanas. Já na Billboard 200, The Remixes conseguiu permanecer por cinco semanas, mas sua posição mais alta foi a vigésima sexta. Na primeira semana de seu lançamento nos EUA, o disco vendeu 40.697 cópias. Até 2006, mais de um milhão de cópias do álbum já foram vendidas em todo o mundo, de acordo com Nielsen SoundScan. Entretanto, The Remixes foi o primeiro álbum de Mariah Carey a receber nenhum certificado da Recording Industry Association of America (RIAA).
 ver · editar  Canção em destaque


"Hero" é uma canção da cantora americana Mariah Carey. Foi lançado em 19 de Outubro de 1993 pela Columbia Records como o segundo single do seu terceiro álbum de estúdio, Music Box. Originalmente destinada a Gloria Estefan, a canção foi escrita e produzida por Carey e Walter Afanasieff. Enquanto escrevia a música, Carey não se conectava ao seu estilo musical ou som, portanto, não enviaram-na para a banda sonora do filme de mesmo nome. No entanto, depois de ser convencida a mantê-la, ela foi personalizada, dando-lhe uma melodia mais pop e R&B, também alterando algumas partes da letras, de forma que coubesse em sua personalidade. Liricamente, a canção é considerada uma das baladas mais inspiradoras e pessoais de Carey, com seu protagonista declarando que embora possamos nos sentir desencorajados ou para baixo, às vezes, na realidade, somos "heróis" se olharmos para dentro de nós mesmos e vermos a nossa própria força interior; o tempo, irá nos ajudar a "encontrar o caminho".


A canção recebeu opiniões mistas por críticos de música contemporânea por seu conteúdo lírico, também pelo desempenho vocal de Carey. Além de suas letras, "Hero" derivou seu gancho e som de vários instrumentos musicais como a guitarra, o piano e o órgão. A canção experimentou um sucesso forte em vários mercados internacionais, e também se tornou no oitavo número um de Carey na Billboard Hot 100. Além disso, foi classificado em número onze no fim de ano da Billboard, e no número 53 no fim da década. Fora dos Estados Unidos, "Hero" desfrutava de posições fortes nos gráficos, atingindo o top cinco no Canadá, na França, na Irlanda, na Nova Zelândia e na Noruega e o top dez na Austrália e no Reino Unido. Devido à sua popularidade estendida, "Hero" foi abrangida pelos finalistas do reality show The X Factor no Reino Unido em 2008 e lançada como single, ficando no topo das paradas da Irlanda e do Reino Unido e se tornando numa das canções mais vendidas da história britânica.
 ver · editar  Imagem em destaque



Mariah Carey com Jennifer Su na inauguração do One & Only Cape Town.
 ver · editar  Sabia que...?


  • Carey foi a primeira artista a posicionar cinco singles de estreia no top 5 da Billboard Hot 100
  • Carey é a segunda artista com mais números #1's na Hot 100 americana (19)
  • Carey foi a jurada mais bem paga recebendo 18 milhões em uma única temporada
  • Carey é a cantora mais bem paga em Las Vegas com sua residência de shows, a artista recebe U$500,000
  • Carey é a única artista a receber duas vezes o prêmio de Canção da década pela Billboard
  • O alter-ego de Carey é Bianca
  • Carey foi a primeira e única artista a ter três singles estreando na primeira posição da Hot 100 americana
  • A perna de Carey vale mais que 1 bilhão de doláres
  • Carey tem o prêmio de pernas dos deuses (perna mais bela do mundo da música)
  • As cores favoritas de Carey são o Rosa, Preto e Dourado
 ver · editar  Categorias
 ver · editar  Tópicos sobre Mariah Carey



 ver · editar  Portais relacionados
 ver · editar  Coisas a fazer


Tarefas a serem realizadas:
  • Expansão: Artigos sobre canções, álbuns, digressões, página da cantora, esboços
  • Reciclagem: Artigos com má tradução, Artigos não desenvolvidos
  • Aprofundar: Páginas contidas na categoria Mariah Carey
  • Esboço: Diminuir o número de esboços
  • Artigos: Azular as ligações vermelhas sobre a cantora
  • Verificar: Verificar e adicionar fontes nos artigos
  • Desambiguar: Desambiguar artigos Feito
 ver · editar  Wikimedia


Purgar cache do servidor