Portal:Britney Spears

Este portal faz parte do WikiProje(c)to Música.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Seja bem-vindo(a) ao portal de Britney Spears. Sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.

 ver · editar Britney Spears

Britney Jean Spears (McComb, 2 de dezembro de 1981) é uma cantora, dançarina e atriz estadunidense. Iniciou sua carreira artística atuando em papeis em produções teatrais e programas de televisão na infância antes de assinar com a Jive Records, em 1997. Seus dois primeiros álbuns de estúdio, ...Baby One More Time (1999) e Oops!... I Did It Again (2000), foram êxitos internacionais e tornaram-a na artista adolescente mais bem-sucedida de todos os tempos. Referida como a "Princesa do Pop", ela foi creditada por ter influenciado o renascimento do teen pop, durante o final dos anos 1990 e início dos anos 2000.

A artista adotou temas mais maduros e provocativos para os discos sucessores, Britney (2001) e In the Zone (2003). Ela também se aventurou na atuação ao protagonizar o filme Crossroads, de 2002. No entanto, a superexposição da vida privada de Spears fez a sua carreira entrar em hiato. Mesmo sendo lançado em meios aos seus problemas pessoais, Blackout (2007) é considerado pelos críticos como seu melhor trabalho. Seu comportamento errático e as consequentes hospitalizações continuaram ao longo do ano seguinte, ao ponto em que foi colocada sob uma tutela que ainda está em andamento.

Retornou ao topo das tabelas com seus sexto e sétimo álbuns, Circus (2008) e Femme Fatale (2011). Em 2012, a Forbes informou que Spears foi a artista musical feminina mais bem paga do ano, com ganhos de US$58 milhões, tendo aparecido na liderança da mesma lista em 2002. Durante a promoção de seus oitavo e nono discos, Britney Jean (2013) e Glory (2016), a cantora iniciou os shows de sua residência de quatro anos, intitulada Britney: Piece of Me, no The AXIS, teatro localizado no Planet Hollywood Resort & Casino em Las Vegas.

Seu trabalho lhe rendeu diversos prêmios e honrarias, incluindo um Grammy Award, seis MTV Video Music Awards (incluindo o Prêmio Vanguarda), e uma estrela na Hollywood Walk of Fame. A revista Billboard classificou-a como a oitava maior artista da década de 2000. Spears já vendeu mais de 100 milhões de álbuns em todo o mundo. Nos Estados Unidos, ela é a quarta artista feminina que mais vendeu álbuns na era Nielsen SoundScan, assim como a mulher mais bem-sucedida da década de 2000.

Leia mais....
 ver · editar Álbum selecionado

Britney é o terceiro álbum de estúdio da cantora e compositora estadunidense Britney Spears, lançado em 31 de outubro de 2001 pela Jive Records. Querendo se afastar do estilo teen pop presente em seus dois primeiros álbuns, ...Baby One More Time (1999) e Oops!... I Did It Again (2000), Spears começou a explorar sons significativamente mais maduros em Britney. A sonoridade do álbum incorpora gêneros de pop e R&B com influências de de dance, e, ocasionalmente, elementos de disco, hip hop, rock, e electronica. As letras exploram temas como a chegada da idade adulta, sexualidade e relacionamentos. Na produção, a cantora trabalhou com colaboradores já conhecidos como Max Martin e Rami Yacoub, e com diversos novos produtores, como Pharrell Williams e The Neptunes, além do então namorado de Britney, Justin Timberlake, e outros. A própria Spears desempenhou um papel mais importante no álbum, escrevendo 5 das 12 faixas do disco, além de outras duas que são faixas bônus.

Leia mais....
 ver · editar Canção selecionada

"Till the World Ends" é uma canção da artista musical estadunidense Britney Spears, servindo como o segundo single de seu sétimo álbum de estúdio, Femme Fatale (2011). Foi composta por Kesha, Alexander Kronlund, Dr. Luke e Max Martin, e produzida pelos dois últimos juntamente com o Billboard. A primeira explicou que a sua principal inspiração para a escrita da faixa foi imaginar Spears ou qualquer outra cantora em turnê pelo mundo. Em 2 de março de 2011, a capa do single e um trecho da música foram publicados na internet. A versão completa da composição vazou online em 3 de março, e foi lançada oficialmente no dia seguinte.

Leia mais....
 ver · editar Imagens selecionadas
 ver · editar Artigo selecionado

A discografia de Britney Spears, cantora e compositora americana, consiste em nove álbuns de estúdio, dois de remixes, cinco compilações, um extended play e quarenta e sete singles (incluindo cinco como artista convidada). Interpreta fundamentalmente pop, apesar de misturá-lo a diversos estilos musicais diferentes, como dance, R&B e hip hop. Em 1997, Spears assinou um contrato com a gravadora Jive e lançou seu álbum de estreia, ...Baby One More Time, em janeiro de 1999. O trabalho estreou na primeira posição na Billboard 200 e foi certificado quatorze vezes platina pela RIAA, tornando-se o quinto disco mais vendido por uma artista e o 31º mais comercializado na história da música americana.

Spears vendeu mais de 100 milhões de álbuns e singles, fazendo dela uma recordista de vendas no mundo.

Leia mais....
 ver · editar Conteúdo destacado
 ver · editar Sabia que
  • ... Spears foi candidata no programa de calouros Star Search, em 1992?
  • ... o comercial da sua fragrância Curious, foi considerado o mais sexy de todos os tempos pelos leitores da revista Playboy?
  • ... Spears ficou casada durante cerca de dois anos com o dançarino Kevin Federline (na imagem)?
  • ... seu segundo filho, Jayden James Federline, nasceu apenas dois dias antes do primeiro aniversário de seu primogênito, Sean Preston Federline?
 ver · editar Categorias
 ver · editar Tópicos
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia