I'm a Slave 4 U

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, consulte I'm a Slave 4 U (inglês) e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
"I'm A Slave 4 U"
Single de Britney Spears
do álbum Britney
Lado B "Intimidated"
Lançamento Estados Unidos 24 de setembro de 2001
Brasil 3 de Outubro de 2001
Formato(s) CD Single, 12" Single
Gravação 2001
Gênero(s) Pop Urbano, R&B
Duração 3:24
Gravadora(s) Jive
Zomba
Composição Pharrel Williams, Chad Hugo
Produção The Neptunes
Informações sobre o vídeo musical
Gravação 1  – 2 de Setembro de 2001
Lançamento Estados Unidos 24 de Setembro de 2001
(Através do Making the Video)
Brasil Outubro de 2001
Diretor(es) Francis Lawrence
Duração 3:23
Cronologia de singles de Britney Spears
"Don't Let Me Be The Last To Know"
(2001)
"Overprotected"
(2002)

"I'm a Slave 4 U" é uma canção da artista musical estadunidense Britney Spears, contida em seu terceiro álbum de estúdio Britney (2001). Este single foi considerado um grande marco na carreira da cantora, que deixava de lado a imagem de "virgem santa" adquirida com seus dois álbuns anteriores. Inicialmente, o primeiro single do álbum seria a canção que por fim se tornou faixa bônus do disco Britney, "Before The Goodbye", porém a gravadora achou melhor que fosse "I'm A Slave 4 U", pois apostava que esta teria um impacto maior nos charts. A canção foi produzida pela dupla The Neptunes, chegando a oferecê-la para a musa do R&B, Janet Jackson, que recusou, pois os achou que seus vocais não ficariam apropriados à melodia. Em sequência, a dupla ofereceu para Britney, que de imediato aceitou, afirmando que a canção seria um "marco" em sua carreira. É ao lado de "...Baby One More Time", "Oops!... I Did It Again", "Toxic", "Gimme More", "Piece of Me", uma das canções - assinaturas da carreira da cantora.

"I'm A Slave 4 U" recebeu revisões mistas da mídia especializada, em que alguns críticos afirmaram que era a música mais madura de Spears até o momento, enquanto outros notaram a tentativa de deixar pra trás a imagem de "garota santa" adotada por Spears, nos seus álbuns anteriores, e que seus vocais foram antinaturais. "I'm a Slave 4 U" obteve êxito comercial em vários países. No entanto, a canção alcançou a posição de número 27 na Billboard Hot 100 e número 85 na Billboard R&B/Hip-Hop Songs, sendo ambos as menores posições nas paradas do single em todo o mundo.

O vídeo musical correspondente foi dirigido por Francis Lawrence, foi lançado juntamente com o single. Mostra Spears dançando em uma sauna. Como forma de divulgação, Spears apresentou a canção em diversos momentos, como no MTV Video Music Awards de 2001, onde Spears usou uma cobra albina em seu pescoço. A apresentação foi muito criticada pelo People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), pela inclusão do animal. Spears apresentou a música em todas as turnês desde o lançamento do single.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

Dirigido por Francis Lawrence no estúdio Universal City na Califórnia, o vídeo de I'm A Slave 4 U foi o mais audacioso até o momento da cantora. Estreou em #1 no programa TRL da MTV e foi um grande estouro no resto do mundo. Em 2002, concorreu ao prêmio VMA nas categorias de "Melhor Vídeo Feminino", "Melhor Vídeo Dançante" e "Melhor Coreografia". A coreografia foi feita pelo dançarino e coreógrafo Wade Robson. O vídeo se passa em uma sauna onde Britney se insinua para seus bailarinos. Eles estão completamente suados e o vídeo nos passa a aparência de calor. Britney dança muito neste clipe com seu biquíni rosa e calças de ganga (porém em sua turnê, para promover o seu novo álbum, Britney, ela tenha usado o biquíni verde e mini-saia). Este video é considerado pela maioria dos cantores o 2º melhor video de Britney Spears. Aparecem prédios velhos num cenário pos apocalíptico onde a água parece ser um recurso natural escasso e o aquecimento global tomou conta do planeta desértico e decadente.

Apresentações ao vivo[editar | editar código-fonte]

Britney Spears já ficou conhecida por suas super produções em suas performances de palco, sendo comparada a Michael Jackson, Janet Jackson e Madonna. Na premiação do VMA 2001, a cantora sobe ao palco enjaulada com um tigre, com uma sensual roupa verde e o palco, simulando uma floresta. Foi a primeira vez que o grande público ouviu a canção, Depois, ela coloca uma cobra albina sobre seu pescoço e continua a performance. Esta é considerada uma das performances mais arriscadas de sua carreira.

Faixas e formatos[editar | editar código-fonte]

CD Single de Remixes dos Estados Unidos
  1. "I'm a Slave 4 U" [Thunderpuss Radio Mix] — 3:18
  2. "I'm a Slave 4 U" [Miguel Migs Petalpusher Vocal Edit] — 3:33
  3. "I'm a Slave 4 U" — 3:23
  4. "I'm a Slave 4 U" [Thunderpuss Club Mix] — 8:45
  5. "I'm a Slave 4 U" [Miguel Migs Petalpusher Vocal] — 5:30
CD Single da Inglaterra
  1. "I'm a Slave 4 U" — 3:23
  2. "Intimidated" — 3:17
  3. "I'm a Slave 4 U" [Instrumental] — 3:23
CD Single da Europa e Austrália
  1. "I'm a Slave 4 U" — 3:23
  2. "I'm a Slave 4 U" [Instrumental] — 3:23
  3. "Intimidated" — 3:17
  4. "Britney... Interview"

Desempenho nas Paradas[editar | editar código-fonte]

Este single é um dos mais populares no Brasil, onde ficou como a música mais tocada do país por um período de 5 semanas. Ao redor do mundo, seu desempenho foi bom, não foi melhor devido a mudança repentina de estilo da cantora. Esta canção foi a primeira de Britney a entrar para a parada R&B dos Estados Unidos, atingindo o pico de #73. Também o primeiro hit "dance" da cantora, atingindo o pico de #4 na parada dance.

Performance nas paradas[editar | editar código-fonte]

Top (2001) Melhor
posição
Certificação
Alemanha - German Singles Chart 1 (1)
Austrália - Australia ARIA Singles Chart 3 Ouro
Áustria - Austrian Singles Chart 3
Brasil - Hot 100 Singles 1 (5)
Canadá - Canadian Singles Chart 5
Estados Unidos - Billboard Hot 100 27
Estados Unidos - Billboard Dance Club Play 4
Estados Unidos - Billboard Hot R&B/Hip Hop Songs 85
Estados Unidos - Billboard Top 40 Mainstream 15
França - French Singles Chart 4 Prata
Inglaterra - UK Singles Chart 4
Japão - Tokyo Hot 100 1 (2)
Noruega - Norwegian Singles Chart 3 Ouro
Suécia - Swedish Singles Chart 5 Ouro
Mundo - United World Chart 5 Platina

Vendas[editar | editar código-fonte]

País Vendas
América
 Brasil 200,000+
 Estados Unidos 4,310,000+
Europa
 França 315,000+
 Noruega 30,000+
 Suécia 90,000+
Oceania
 Austrália 70,000+
Mundo
Mundo 4,080,000+
TOTAL: 10,320,000
Ícone de esboço Este artigo sobre um single de Britney Spears é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.