Total Request Live

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TRL)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
TRL
TRL (PT)
Estúdios TRL em Times Square
Informação geral
Formato Programa de auditório
Duração 1 hora
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Elenco Damien Fahey, Vanessa Minnillo e Susie Castillo
Transmissão original 14 de Setembro de 1998 – Novembro 16 de 2008.

Total Request Live, também conhecido por TRL, é um programa transmitido pela MTV onde se faz uma contagem diária do Top 10 dos videoclipes mais votados pelo público e onde aparecem vulgarmente figuras internacionalmente conhecidas, desde Black Eyed Peas a Madonna,. É apresentado por três VJs, Damien Fahey, Vanessa Minnillo e Susie Castillo, nos programas transmitidos na MTV Portugal, embora nos Estados Unidos da América possua uma equipa mais vasta de apresentadores visto que lá os programas são mais recentes. É também conhecido por lançar novos talentos no mundo musical, tendo colocado na ribalta artistas consagrados, como é o caso de Britney Spears e Christina Aguilera, que desde então viram a sua popularidade subir a pique.

Sempre irreverente, é visto majoritariamente por adolescentes, daí que tenham sido feitos diversos conjuntos de programas subjacentes a temas adequados a essa faixa etária, como a High School Week e a Sucker Free Week. O TRL foi cancelado e parou de ser transmitido na MTV em 16 de novembro de 2008. Apenas uma versão local do programa permaneceu ativa na MTV Itália.

Em 2017, porém, a MTV confirmou o retorno do programa.

História[editar | editar código-fonte]

As origens do TRL remetem para o ano de 1997, quando a MTV começou a produzir um programa denominado MTV Live a partir dos estúdios de Times Square em Manhattan, Nova Iorque. Na altura, os videoclipes não eram o foco do programa, predominando entrevistas a celebridades, actuações musicais e a divulgação de notícias. Durante o mesmo período, a MTV lançou uma pequena contagem dos vídeos musicais chamada simplesmente Total Request. Essa contagem começou a ganhar popularidade, de tal forma que era um dos programas mais vistos durante o Verão.

Apercebendo-se deste sucesso, em 1998 a MTV decidiu unir o MTV Live com o Total Request, nascendo o Total Request Live, que fez a sua primeira aparição nos estúdios de Times Square a 14 de Setembro de 1998.

Em Fevereiro de 1999, o acrónimo TRL foi adoptado como o título oficial do programa, dado que os VJs Carson Daly e Dave Holmes se referiam ao programa dessa forma enquanto o apresentavam.

Desde então o programa tem sido um dos ícones da MTV, com uma grande taxa de audiências e com uma enorme participação do público na votação do Top 10 dos vídeos musicais. No ano de 2000 chegou inclusive a haver uma edição de fim de semana do TRL, conhecida como TRL Weekend, que contava com os dez melhores vídeos de toda a semana.

Conteúdos[editar | editar código-fonte]

Para além de apresentar o Top 10 dos videoclipes mais pedidos e de falar com famosos, o TRL é também o programa onde muitos videoclipes são emitidos pela primeira vez, e onde muitas vezes são reveladas pequenas partes de vídeos musicais, momento conhecido por Sneak Peak.

Ao longo dos anos em que tem vindo a ser transmitido, o TRL tem sido alvo de algumas melhorias, possuindo já um bloco noticioso mais completo, onde um jornalista transmite algumas notícias relativas a celebridades, a acções dignas de destaque, e/ou ao meio ambiente, numa tentativa de incentivar a população jovem a começar desde cedo a pensar no seu planeta e nos problemas ambientais que este ultrapassa ou que pode vir a ultrapassar.

Também transmite por vezes novas actividades, principalmente quando é gravado no período em que decorre alguma semana temática, desde pedir a Rihanna que ensine novos passos de dança a alunos,pedir a pessoas internacionalmente conhecidas para executarem actuações, até entrevistas com artistas falando sobre estreias de seus filmes, videoclipes e álbuns como aconteceu recentemente com Beyoncé. Britney Spears chegou até a cantar em plena Times Square, com um público que enchia todas as variantes do famoso cruzamento de Manhattan. Drake Bell também ja fez uma participação no TRL, em 2009.

Limites[editar | editar código-fonte]

De forma a assegurar que a contagem dos videoclipes conta com músicas recentes, estabeleceu-se uma regra na votação dos melhores vídeos, que consiste na eliminação do videoclipe do programa após este ter estado cinquenta vezes no Top 10. Dos vídeos retirados podem-se destacar "Baby One More Time" e "Toxic" de Britney Spears, "Irreplaceable" e "Crazy in Love" de Beyoncé, "Ain't No Other Man" e "Beautiful" de Christina Aguilera, "Hung Up" de Madonna, "Because of You" (um grande sucesso que estreou já em primeiro lugar, e ficou no topo por mais ou menos 1 mês) e "Walk Away" ambos de Kelly Clarkson.

TRL no Mundo[editar | editar código-fonte]

Desde que foi criado, o TRL tem inspirado muitos outros programas, também eles da MTV. No entanto, aquando da sua criação, já existiam outros de formato idêntico em alguns países.

  • AlemanhaTRL Germany, com estúdios em Berlim, apresentado por Joko and Mirjam e transmitido no seu país das 16:00 às 17:00
  • América LatinaLos 10+ Pedidos’, apresentado de forma diferenciada conforme o país onde é gravado e transmitido das 15:00 às 16:30. Originou a criação de outros programas: Los 10+ Rock, Los 10+ Pop e Los 10+ Metal
  • Austrália – apresentado por Maz Compton, Lyndsey Rodrigues, Nathan Sapsford e Jason Robert Dundas e transmitido no seu país apenas às sextas-feiras
  • BrasilTop 10 MTV, substituto do Disk MTV, exibe os 10 clipes mais votados pelo público, o programa Acesso MTV junto ao Top 10 MTV formam a combinação que é conhecida nos Estados Unidos como TRL, pois enquanto um exibe notícias e entrevistas, o outro exibe os 10 clipes mais votados.
  • CanadáMTV Live, programa muitas vezes comparado ao TRL, mas com conteúdo musical limitado devido à licença para transmissão de conteúdos da MTV Canadá ser um pouco diferente
  • ItáliaTRL Italy, iniciado a 2 de Novembro de 1999, apresentado por Marco Maccarini, Giorgia Surina, Federico Russo, Alessandro Cattelan e Carolina Di Domenico e transmitido no seu país das 15:00 às 16:00
  • PolóniaTRL Poland, iniciado a 11 de Julho de 2005, apresentado por Kasia, Paulina e Adam e transmitido no seu país das 17:00 às 18:00
  • Reino UnidoTRL UK, com estúdios em Londres e apresentado por Dave Berry, Alex Zane, Jo Good, e Maxine Akhtar (terminado em fins de 2005, embora os estúdios ainda sejam utilizados para outros programas)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]