Fall Out Boy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fall Out Boy
[[1]]
Fall Out Boy
Informação geral
Origem Chicago, Illinois
País  Estados Unidos
Gênero(s) Pop punk, rock alternativo, pop rock
Período em atividade 2001 - 2009 (em hiato)
2013 - atualmente
Gravadora(s) Uprising Records (2002-2003)
Fueled by Ramen (2003-atual)
Island (2004-atual)
Decaydance (2005-atual)
Afiliação(ões) Motion City Soundtrack, Big Sean, Blink-182, 2 Chainz, Elton John
Página oficial www.falloutboy.com
Integrantes Patrick Stump
Pete Wentz
Joe Trohman
Andy Hurley
Ex-integrantes T.J. Raccine
Mike

Fall Out Boy é uma banda de pop punk formada em 2001 na cidade de Chicago, Illinois. A banda consiste em Patrick Stump, (vocal principal e guitarra), Pete Wentz (baixo, vocal secundário, e compositor principal), Andy Hurley (bateria) e Joe Trohman (guitarra).

A banda ganhou vários prêmios por seu álbum From Under the Cork Tree. Lançado em 2005, o álbum ganhou duas vezes o certificado de platina depois de vender 2,7 milhões de álbuns nos Estados Unidos.

Em fevereiro de 2007, a banda lançou Infinity on High para maior sucesso nas paradas musicais, alcançando #1 na Billboard 200 e vendendo 260.000 cópias na primeira semana. O primeiro single, "This Ain't a Scene, It's an Arms Race", alcançou #1 no Pop 100 e #2 no Billboard Hot 100. Para promover o álbum, a banda se apresentou em concertos do Live Earth em 7 de Julho, intitulados Honda Civic Tour no meio de 2007, e se apresentou no MTV Video Music Awards em 9 de Setembro. A banda já passou por diversas tours, como Young Wild Things Tour com Plain White T's, Gym Class Heroes e Cute Is What We Aim For.

Em 16 de Dezembro de 2008, a banda lançou seu quinto álbum de estúdio, Folie à Deux. O primeiro single do álbum, "I Don't Care" foi lançado em 3 de Setembro de 2008 e está atualmente nas paradas musicais. O clip deste mesmo single ganhou um prêmio de melhor clip do ano de 2008, no MTV Video Music Awards da Austrália.

Em outubro de 2009, lançaram o álbum de "Greatest Hits" intitulado Believers Never Die, composto por todos os singles da banda e mais quatro faixas inéditas, tendo a faixa Alpha Dog como single, em comemoração ao layout da página do site da banda que foi alterado como tinha que ser na época do lançamento do Take This to Your Grave.

A banda entrou em hiato em 2009, mas eles voltaram em 2013 com o álbum Save Rock and Roll.

Em 2015, eles lançaram o álbum American Beauty/American Psycho, com os singles Centuries, que ganhou 4x certificado de platina e Uma Thurman, 2x platina, chegando a 22ª posição no Hot 100. American Beauty/American Psycho ganhou um certificado de ouro, chegou ao 1º lugar, sendo o terceiro álbum do grupo a atingir tal posição, e é o quinto álbum a ficar no top. 10.

Apesar do gênero musical de Fall Out Boy ser descrito como pop punk e pop rock, a banda era vista como parte da "explosão" emo pop. Take This To Your Grave foi muitas vezes citado como influência para música pop punk no começo dos anos 2000.

História[editar | editar código-fonte]

A banda é formada por Patrick Stump, (vocal principal e guitarra), Pete Wentz (baixo, vocal secundário, e compositor principal), Andy Hurley (Bateria) e Joe Trohman (guitarra).

Fall Out Boy tem uma inconvencional divisão de responsabilidades por composição entre seus membros. Enquanto o vocalista principal e guitarrista principal Patrick Stump compõe a música da banda, o baixista da banda Pete Wentz escreve as letras das canções. Devido à sua posição como baixista, Wentz é considerado o porta-voz da banda e várias vezes é convidado para tirar fotos pelos grupos de fotógrafos.

Ganharam um prêmio nos VMA (Video Music Awards) de 2007 como Melhor Banda. Nessa noite, a festa que deram com os Gym Class Heroes foi a melhor da noite.

Fall Out Boy em uma apresentação em 2006

Primeira Geração[editar | editar código-fonte]

Período: 2001-02

Fall Out Boy era um projeto paralelo da banda de Metalcore Arma Angelus, de Pete Wentz. No começo, o Fall Out Boy era um Power Trio, com uma formação bastante diferente de hoje. Da Arma Angelus, estava presente no Fall Out Boy apenas Pete (ressaltando que Stump e Trohman participaram do último show do Arma Angelus como convidados). Não há nenhuma música gravada com a banda em Power Trio. Decidiram terminar com a Arma Angelus e continuar com Fall Out Boy. O nome "Fall Out Boy" foi escolhido quando a banda perguntou ao público em seu segundo show qual nome deveria ser dado a eles, então um dos espectadores disse Fall Out Boy, que é o nome do parceiro do super-herói, Homem Radioativo (conhecido também como "Caidaço Boy" ou "Garoto Centelha"), do show animado de TV Os Simpsons. A banda não foi avisada da referência com Os Simpsons até um tempo depois. Quando os criadores de Os Simpsons souberam da história do nome Fall Out Boy, os rapazes da banda acharam que seriam processados; mas apesar disso, nenhuma ação legal sobre o nome foi realizada. Joe Trohman e Pete Wentz se conheceram num evento de punk e hardcore em Chicago. Os dois decidiram criar uma banda diferente do Punk/Hardcore e parecida com bandas que eles escutavam como Green Day e Saves the Day. Em 2001, Trohman conheceu Patrick Stump em uma livraria, e depois o apresentou a Wentz. Stump originalmente começou sendo o baterista da banda, mas depois se tornou o cantor, pois embora não tivesse nenhuma experiência com isso. Embora Pete Wentz quisesse seu amigo Andy Hurley como baterista, Hurley parecia muito ocupado e não mostrava interesse na banda.

Segunda Geração[editar | editar código-fonte]

Período: De alguns meses após a formação até o lançamento do álbum Fall Out Boy's Evening Out with Your Girlfriend.

Fall Out Boy cresceu e chegou a 5 membros. Os 3 originais e mais 2, com uma diferença: Stump nos vocais em vez de na bateria (seu antigo lugar). Nessa geração, foi gravada a primeira EP, chamada Split, em conjunto com o Project Rocket, uma banda hoje falida que durou muito pouco. A EP continha 3 músicas de cada banda. O Project Rocket, de certa forma, tinha ligações com a banda, pois Andy Hurley, na época baterista do PR, já havia tocado com Pete em outras bandas de tempo meteórico que serviram apenas como projeto paralelo. O lançamento de Fall Out Boy's Evening Out with Your Girlfriend não prosperou, tanto que fez Mike (bateria) e Raccine (Guitarra base) deixarem o FOB. Pete Wentz disse que esse seria, sem dúvida, um dos piores álbuns da década. Nenhum single foi lançado.

Infinity On High - Folie à Deux[editar | editar código-fonte]

Período: 2007-09

Houve muitas mudanças: as principais são que o FOB diminiu o jeito emo e Indie de suas composições, incluindo o "amadurecimento" da voz de Stump. Take This to Your Grave não rendeu muitas vendas, porém o Single Grand Theft Autumn/Where Is Your Boy rendeu um enorme sucesso, bem maior do que o de outros singles, como Dead on Arrival e Saturday.[carece de fontes?]
O álbum From Under The Cork Tree lançou 3 singles, incluindo os maiores sucessos da banda, Sugar, We're Goin Down e Dance, Dance. O Álbum Infinity On High lançou 5 singles. Folie à Deux foi lançado em 16 de Dezembro de 2008, ainda que seus singles já houvessem vazado na Internet. Porém, a banda não anunciou que iria fazer uma EP a fim de "despistar" isso, como fizeram com Infinity On High que vazou na Internet, assim lançando o EP Leaked In London. Depois disso, a banda entrou em hiato.

Retorno e o quinto álbum de estúdio[editar | editar código-fonte]

Após praticamente três anos de hiato, a banda voltou no dia 4 de Fevereiro de 2013. Em seu site oficial, anunciaram o lançamento de um novo álbum, intitulado Save Rock And Roll, lançado em 12 de Abril de 2013.[1] Save Rock And Roll vendeu 154.000 cópias nos EUA. A banda lançou um vídeo para cada música do álbum em uma série chamada The Young Blood Chronicles e o single My Songs Know What You Did In The Dark (Light 'Em Up) ficou em 13º lugar na Billboard, vendeu 3 milhões de cópias nos EUA e ganhou 3x platina. Eles anunciaram uma turnê nos EUA e em alguns lugares da Europa e Austrália e fizeram apresentações em diversos festivais de música por um ano e meio. FOB também co-liderou a turnê Monumentour com a banda Paramore para encerrar a era SRAR, e lançaram "Centuries" uma semana depois.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Cronologia[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde dezembro de 2009).
  • Bonecos dos quatro membros da banda foram criados.
  • O título da canção Nobody Puts Baby in the Corner é uma referência ao filme Dirty Dancing.
  • "2007" foi o ano em que, Fall Out Boy passou pela primeira vez na Austrália em turnê.
  • Eles tocaram em vários shows disfarçados com o nome de, "Saved Latin".
  • O grupo estaria no Guinness Book por ser a primeira banda do mundo a tocar em todos os continentes, mas o clima no último continente que restava para a quebra do recorde, a Antártida, não estava favorável, e fez com que a banda cancelasse esse projeto.
  • A banda finalmente conseguiu entrar para o livro dos recordes, pois os integrantes Patrick Stump e Pete Wentz concederam cerca de 74 entrevistas para emissoras de rádio em menos de 24 horas para a divulgação do álbum Folie á Deux.[2]
  • O nono episódio da vigésima temporada de Os Simpsons, intitulado de Lisa the Drama Queen (Lisa, a Rainha do Drama), acaba com uma referência musical a banda.
  • A banda, em 2009, realizou uma turnê com o rapper 50 Cent e a banda Blink 182.
  • Pete Wentz raspou seu cabelo em pleno show, dizendo que seria o fim do emo, onde ele considera a banda fora da moda emocore.


  • Pete Wentz foi o apresentador virtual do Europe Music Awards. O baixista da banda já apresentou muitos prêmios organizados pela MTV. A banda tem o prêmio de "Revelação do Ano de 2005", "Banda de Rock de 2007" e "Clipe de Rock de 2009", pelo clipe I Don't Care no Australia Music Awards.
  • No mesmo clipe citado acima, Patrick pesca três itens: O chifre usado no clipe de Sugar, We're Goin Down, o paletó usado no clipe Dance Dance e uma parte da bateria de Andy Hurley, logo em seguida, aparecem as iniciais da banda, usadas no clipe Thnks Fr Th Mmrs flutuando no mar.
  • No clipe This Ain't A Scene, It's An Arms Race, na parte do funeral de Pete Wentz, aparecem um dos dançarinos do clipe Dance, Dance, o casal do clipe Sugar, We're Goin Down se beijando e o vampiro de A Little Less Sixteen Candles, A Little More "Touch Me".
  • No clipe Dance, Dance, o dançarino de Hip-Hop é o cantor Travie McCoy, da banda Gym Class Heroes, o mesmo que aparece no clipe This Ain't A Scene, It's An Arms Race.
  • Patrick Stump fez participação no começo do clipe Cupid's Chokehold, da banda Gym Class Heroes, que também aparece a cantora Katy Perry.
  • Pete Wentz aparece no clipe Clothes Off!!, também da banda de Travie, onde Patrick Stump canta o refrão da música.
  • O título do CD "Infinity on High", de 2007, foi retirado de uma carta escrita por Vincent Van Gogh para seu irmão, Theo.
  • Pete Wentz aparece nos vídeo clips Weightless e Dear Maria, Count Me In da banda All Time Low junto com Mark Hoppus da banda Blink-182.
  • Pete Wentz apareceu no video clip All I Want, da banda A Day To Remember, com vários outros artistas amigos da banda.
  • A música Immortals toca no filme Big Hero 6 .
  • Pete Wentz apareceu no vídeo clip Holla, do cantor MAX.
  • Pete Wentz apareceu num Photoshoot da Wallmart junto de Corbin Bleu.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Fall Out Boy