Rock alternativo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Rock alternativo
Origens estilísticas Punk rock, pós-punk, hardcore punk, new wave
Contexto cultural início da década de 1980 nos Estados Unidos e Reino Unido
Instrumentos típicos guitarra, bateria e baixo, Vocal
Popularidade limitada antes do sucesso do grunge e do Britpop, na década de 1990
Ampla desde então
Subgêneros
britpop - college rock - dream pop - rock gótico - grunge - indie pop - indie rock - post rock
Gêneros de fusão
metal alternativo - gothabilly - rock industrial - riot grrrl - power pop
Formas regionais
MassachusettsSeattle, Washington, EUA – Illinois, EUA – Manchester, Inglaterra - Curitiba - Goiânia, Goiás, Brasil - Brasília, Distrito Federal, Brasil.
Outros tópicos
Lollapalooza

Rock alternativo é um gênero de rock surgido na década de 1980 que se tornou bastante popular na década de 1990. Consiste de vários subgêneros oriundos da cena musical independente como grunge e britpop, que estão relacionados por sua influência em diversas escalas com o punk rock e que não se encaixavam em classificação alguma conhecida na época. Às vezes era usado para rotular artistas undergrounds dos anos 1980 e bandas de rock and roll dos anos 1990. Mais especificamente, englobava a maioria dos gêneros que surgiram nos anos 1980 e que tornaram-se conhecidos nos anos 1990, como o indie rock, post-punk, rock gótico e college rock. Apesar do gênero ter a estrutura de rock, muitas bandas são influenciadas pela música de seus respectivos países, sendo a influencia de folk, reggae, eletrônico e jazz facilmente encontrada. Portanto, duas bandas de rock alternativo não têm necessariamente o mesmo ritmo, sendo o termo usado para qualquer rock que se aproxime do rock clássico, mas que, não se encaixou em nenhuma de suas vertentes.

Rock alternativo é um termo que pode identificar todo o rock não proveniente do mainstream/major labels que não pôde ser classificado com um dos rótulos dados pela mídia em geral, mas não significa necessariamente que as bandas que se encaixam neste contexto não estejam sendo patrocinadas por meio de contratos com gravadoras. Assim, nem toda banda independente pode ser classificada como rock alternativo, e vice-versa.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o
Portal do Rock.


Ícone de esboço Este artigo sobre Rock é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]