Noise rock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Noise rock
Origens estilísticas Punk rock
Avant-garde
Noise music
No wave
Rock psicodélico
Avant-garde jazz
Contexto cultural Final da década de 1970 nos Estados Unidos, Austrália, Inglaterra e Japão
Instrumentos típicos Guitarra elétrica, baixo elétrico, bateria, instrumentos de Música eletrônica
Popularidade Totalmente underground, encontrou sucesso comercial no início da década de 1990.
Gêneros de fusão
Noise pop - Noisecore
Outros tópicos
Lista de bandas de noise rock

Noise rock é um gênero musical desenvolvido a partir do final dos anos 70 como uma variação experimental do punk rock, numa fusão com o gênero do noise. No caso de bandas eletrônicas, o estilo é chamado rock industrial.

Historia[editar | editar código-fonte]

Entre o punk e o minimalismo[editar | editar código-fonte]

Um dos pais do punk rock, o The Stooges, utilzava nas suas primeiras apresentações liquidificadores com pedais de fuzz e percussão em tóneis gigantes. Outro pai do punk, Lou Reed, lançou em 1975 o LP dúplo Metal Machine Music, que é um exemplo famoso de noise antigo. Um comparsa dos tempos do The Velvet Underground, John Cale, compartilhava no Eternal Dream Theatre (junto com Tony Conrad e LaMonte Young), em meados da década de 1960, uma música que também poderia ser citada com uma possível precursora do noise. (Veja a versão em CD do Inside the Dream Syndicate Volume 1: Day of Niagra).

Muito tempo depois, nos anos 90, o grupo musical Nirvana também teria uma considerável influência noise através da distorção de guitarras sem propositos musicais, principalmente em apresentações de músicas como por exemplo, Endless Nameless, uma composição experimental criada por acaso em um dos ensaios da banda.

O noise rock mistura rock and roll com noise, numa música com instrumentos convencionais de rock, mas com grande distorção e uso de efeitos eletrônicos, e diferentes graus de atonalismo, improvisação e "ruído branco". Vários bandas já foram estampadas com esse rótulo, indo de Boredoms até Sonic Youth (no começo) e My Bloody Valentine. Comparado ao noise, este estilo é muito mais tradicional, e, de vez em quando, tem algumas similaridades com o grindcore. O nome "noisecore" também é usado para referenciar bandas de "techno hardcore" (sendo que o noisecore já é mais puxado para o lado do gabba) ou rock influenciadas pelo noise.

Cronologia[editar | editar código-fonte]

Wolf Eyes (banda) Black Dice (banda) Liars Lightning Bolt The Locust Neptune (banda) Deerhoof (banda) Melt Banana Shellac Nirvana Fugazi The Jesus Lizard Sonic Youth Swans Big Black The Birthday Party Merzbow Einsturzende Neubauten The Ex (banda) Public Image Ltd. Half Japanese Glenn Branca Throbbing Gristle Lou Reed The Velvet Underground

Portal A Wikipédia possui o
Portal do Rock.



Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.