Chiptune

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chiptune
Um chiptune instalado na configuração de um Game Boy.
Origens estilísticas Synthpop, VGM, música eletrônica, música de computador
Contexto cultural Final da década de 1970, começo da década de 1980, no Japão
Instrumentos típicos Chips de som, tracker, sintetizador, máquina de ritmos, Computador pessoal, linguagem de programação em audio
Popularidade underground
década de 80
século XXI
Subgêneros
BitpopGame Boy music
Gêneros de fusão
ComplextroElectroclashGlitch
NintendocoreSkweeeSynthwave

Chiptune, Chipmusic ou Música 8-bit, é um gênero de música eletrônica sintetizada, produzido por chips de som de antigos computadores, consoles de videogame e máquinas de arcade e também com a emulação.[1]

No início de 1980, os preços dos computadores pessoais tornaram-se mais acessíveis. Em alguns deles, como o Commodore Amiga, era possível produzir (sequenciar) música eletrônica baseada em samples. Tornando o computador pessoal uma alternativa aos músicos que não possuíam verba ou acesso a estúdios e aos caros sintetizadores e drum machines. Essa demanda levou a uma proliferação de computadores desatualizados e consoles de jogos abandonados, quando os consumidores se atualizavam para máquinas mais novas.

O chiptune é relativamente fácil de ser encontrado, o que o torna um método altamente acessível e barato de criar som. Embora tenha sido um gênero predominantemente underground, o chiptune teve períodos de popularidade moderado nos anos 90 e principalmente no começo do século, através de selos como o 8bitpeoples e festivais como o Blip Festival New York.

Os chiptunes são fortemente relacionados à música de vídeo games. Seu auge foi nos anos 80 e 90, quando estes sons característicos sintetizados eram os únicos disponíveis para a criação de música em computadores. Os compositores possuíam grande flexibilidade em sintetizar os som dos instrumentos, mas os chiptunes tinham somente geradores de tons e geradores de ruído, impondo limitações na complexidade e no aspecto das músicas. Parecendo ásperos, estranhos e repetitivos, característicos dos vídeo game antigos.

O termo, é normalmente usado para representar a música formada por sons de sintetizadores com valores artísticos limitados por hardware. Com o advento da modernidade, um dos desafios dos compositores de chiptunes é conseguir produzir os timbres ásperos característicos utilizando o recurso tecnológico atual, visto que a característica principal do chiptune é a limitação dos recursos. Geralmente é utilizado programas virtuais denominados Trackers para conversão dos sons após a composição, recriando os timbres.

Existem vários músicos que classificam o Chiptune como princípal estilo musical. As características deste gênero também são amplamente utilizadas como pequenos complementos sonoros em músicas pop e em músicas eletrônicas tocadas nas festas raves e academias, como techno, trance, entre outros sub-gêneros, como por exemplo:

Sub-Gêneros[editar | editar código-fonte]

Clássica:[editar | editar código-fonte]

São as composições originais criados por chips reais, feitos para computadores como o Commodore 64 e para videogames de 8 bits, como por exemplo, o NES e Game Boy. Algumas ficaram eternizadas, como a música-tema do jogo Super Mario Bros.

Neo-Clássica:[editar | editar código-fonte]

São as músicas criadas atualmente, imitando o padrão dos sons gerados pelos videogames de 8 bits. É emulado através de sintetizadores, sejam eles analógicos ou virtuais (programas trackers). A produção geralmente é distribuída através da internet, gerando um apoio mútuo entre os compositores. Essa metodologia é a que define o termo "chiptune".

Electro/Electropop[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Electro

Gênero musical que mistura o pop com os sons do chiptune original. Os efeitos característicos do chiptune são misturados com batidas de techno, guitarras, vozes, entre outras combinações. Muito usado por grupos eletrônicos, bandas de indie rock, cantores pop, etc.

O Electropop que tem uma influência realmente grande do chiptune recebe o nome de Bit-pop. Já no Japão há uma versão deste gênero chamado Pico-pop, que apresentam músicas bem alegres e festivas por serem influenciados pelo j-pop.

Nintendocore[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Nintendocore

Uma vertente do chiptune que busca um ritmo e uma desenvoltura extremamente rápida e intensa, misturado com os instrumentos e a voz do metalcore ou do hardcore. O nome "Nintendocore" foi inventado inicialmente como uma piada à empresa Nintendo, desenvolvedora de videogames 8 bits, mas aos poucos acabou sendo oficialmente adotado como nome do estilo.

Gamewave[editar | editar código-fonte]

Inspirados na geração new wave, este é um movimento com a intenção de criar músicas de video-games, através de diversas experimentações com outros tipos de música eletrônica.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Existem artistas brasileiros desse gênero. O primeiro festival aconteceu do dia 9 ao 12 de Julho de 2009 em São Paulo. Por enquanto, o único selo/coletivo existente no Brasil e atuante é o Chippanze, que promove desde 2009 oficinas e shows para a expansão da chipmusic no país. Dentre os artistas no Brasil, destacam-se Droid-on (Brasília), SSB (Belo Horizonte) e Pulselooper (São Paulo, que já tocou na Alemanha, Reino Unido, Uruguai e representou a América do Sul no Blip Festival New York de 2012). O artista gráfico baseado em São Paulo, Escaphandro, dedica-se a produção e design de pixel art.

Formatos Comuns[editar | editar código-fonte]

  • .XM
  • .MOD
  • .MP3
  • .IT
  • .S3M

Tocadores[editar | editar código-fonte]

Alguns sistemas com sonoridade Chiptune[editar | editar código-fonte]

Estações de Rádio[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Friedman, Ian. «Top 5 Chiptune Artists». DJZ.com. Consultado em 13 de março de 2012. 

Veja Também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

  • PixelMusic - Site sobre Chiptune (português).
  • Chippanze - Selo brasileiro de Chipmusic (português).
  • Chip-on - Arquivo chiptune (inglês)
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.