Trance progressivo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Trance progressivo
Origens estilísticas Trance psicodélico, House progressivo, House music, Trance, Techno, Música ambiente
Contexto cultural Final de 1990s, Reino Unido, Estados Unidos, Europa
Instrumentos típicos Sintetizador, Caixa de ritmos, Sequenciador, Sampler, teclado eletrônico, computador pessoal
Popularidade Prog
Subgêneros
Trance progressivo comum, Trance progressivo psycodélico, Trance progressivo offbeat

O trance progressivo(em inglês progressive trance ou progressive psytrance ), é uma vertente mais calma e com menos elementos que o trance psicodélico. É um estilo mais lento, melódico e também grooveado, com BPM em torno de 130 a 140. O trance progressivo, como já diz o nome, tem como sua característica principal, o fato de que, com o passar dos compassos, a música irá progredindo, ou seja, irão sendo adicionados mais elementos. A música também é mais marcada e com um swing mais linear que o trance normal.

Atualmente, muitos artistas do gênero Psy Trance e Full on Morning, como Astrix, estão se voltando para o "Progressive Trance".

O estilo musical do qual falamos é mais tocado em festas conhecidas como "raves" e festivais de música eletrônica, em que o intuito principal é se conectar ao mundo psicodélico através da música. Exemplos de vertentes semelhantes são o psy trance, full on, progressive house, progressive psytrance, progressive dark. Todos eles são misturas e derivados que se formaram a partir da criatividade dos artistas produtores que se apresentaram ao longos dos anos.

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.