Dubwise

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde junho de 2011).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.


Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Dubwise é uma vertente dentro do drum and bass que tem sob suas influências as técnicas usadas no Dub para sua produção. Podendo ser produzido por próprias criações, é nas versões que ele se destaca mais. Com o uso de filtros de ressonância, delay e reverbs o produtor de dubwise consegue usar um riddim, ou um reggae ,como base para um "remix" ou um "bootleg". Usa-se muito lasers e sirenes também, características dos sound systems que trabalham com dub. O baixo ou bassline, é forte com baixa frequência, ritimado as influencias do reggae. Ao contrário do ragga-jungle que tem uma sintetização da bateria sem um marcação fixa, usando ruffos e snares semelhantes a levadas de jazz com o amembreak, o dubwise tem uma marcação mais concetrada em 2steps, proporcionando um som mais limpo. O Dubwise preserva a forma original da criação do jungle, como os break sampleados das faixas de soulmusic. Mas em vez de usar os samples, na maioria das vezes os produtores o recriam usando os mesmos timbres contidos em banco de dados dos software de produção. Muitos Junglist afirmam que o Dubwise é a verdadeira e original forma do drum and bass, fato que visto na real influencia da criação do estilo, sendo o reggae o ragga e o dub.

O Dubwise para muitos é uma especie de Jungle evoluído, mais trabalho, centrado em técnicas que os engenheiros jamaicanos usam em seus estúdios para produção do dub.

Alguns artistas: Rcola, Marcus visionary, J bostron, Dj Amadeus, Ed Solo, Deekline, Benny Page, Badweed entre outros. www.amadj.com, www.ragga-jungle.de, www.ragga-jungle.com

Assim como em tudo que se chama reggae, a influência rastafari se faz presente.