Arcade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vg icon.svg
Jogos eletrônicos
Donkey Kong arcade.jpg

Arcade, arcada, ou fliperama, como é tradicionalmente conhecido no Brasil, é um videogame profissional usado em estabelecimentos de entretenimento. Este videogame é composto por um gabinete (caixa de madeira ou material plástico), tubo de imagem (CRT), monitor (componentes para geração da imagem, como fly-back, resistores, capacitores etc), fonte de alimentação, e sistema de jogo. Este último varia de acordo com o fabricante do jogo, sendo alguns compostos por uma única placa (PCB), ou conjuntos como placa-mãe e cartuchos (ex: SNK Neo-Geo e a Capcom CPS-2 e 3).

Há também os arcades dedicados (com jogos que não podem ou são de difícil substituição. Ex; simuladores de corrida de carros, motos e outros).

Emulação[editar | editar código-fonte]

Existem muitos emuladores para rodar jogos de arcade (fliperama) no PC, os mais conhecidos sendo Final Burn, MAME (Multiple Arcade Machine Emulator) e Winkawaks. Alguns destes emuladores possuem opções para melhorar o jogo tanto na parte gráfica quanto sonora, e ainda disponibilizam opções de jogos on-line.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Arcade
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.